Você já tentou fazer a modelagem de um rosto em 3D? Para as pessoas que tem pouca prática com esse tipo de modelagem, essa pode ser uma tarefa muito complexa. Grandes estúdios de animação utilizam alguns artifícios tecnológicos, para agilizar o processo de modelagem e fidelidade do modelo. Geralmente é feita uma escultura do objeto desejado, por um artista especializado nesse tipo de modelagem e depois a superfície é passada em um scanner a laser. Claro que o resultado é uma malha perfeita, que demoraria muito para ser produzida por um artista usando os métodos tradicionais.

Modelagem facial

Mas e para as pessoas que não tem condições financeiras de comprar um [BP:119]scanner[/BP] 3D? Bem, nós podemos usar ferramentas como o Faceworx para nos auxiliar! A proposta dessa ferramenta é muito interessante, modelar um rosto em 3D, com base apenas em fotografias. Primeiro precisamos selecionar duas fotografias, de preferência que estejam com boa luminosidade. Uma de perfil e outra mostrando o rosto de frente.

Depois que as fotografias estiverem posicionadas, será necessário delimitar alguns contornos no rosto, como boca, nariz e orelhas. Apesar de parecer complicado, fazer esses contornos não é tão complicado assim, só precisamos tomar cuidado para marcar os melhores pontos de referência, pontos muito deslocados podem influenciar negativamente na criação do modelo 3D.

Assim que todos os pontos estiverem posicionados, podemos gerar a face em 3D! Para melhorar, os modelos 3D criados com o Faceworx podem ser salvos e exportados para o formato OBJ, assim é possível importar os modelos para praticamente qualquer ferramenta 3D, inclusive o Blender que pode importar nativamente esse formato, sem a necessidade de nenhum Script extra.

Esqueci de mencionar no início do artigo, essa ferramenta é completamente gratuita. Caso você prefira uma modelagem mais personalizada, então é realmente melhor partir para as técnicas tradicionais de modelagem.

Lembre que os modelos podem não sair totalmente perfeitos, uma boa parte do truque realizado com a ferramenta está na boa utilização da fotografia do rosto como textura. Isso acaba passando a impressão de uma modelagem bem feita, mas não é nada que não possa ser reproduzido em uma suíte 3D mais sofisticada como o [BP:215]Blender[/BP] ou o [BP:215]3ds Max[/BP].