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Blender na FJORG!

Com o fim da Siggraph estão começando a aparecer na internet vários vídeos, e material produzido pelos visitantes sobre a maior feira de computação gráfica do mundo. Apesar de ser proibido fazer filmagens dentro do pavilhão, segundo o regulamento oficial, fica difícil proibir qualquer esforço nesse sentido. Qualquer pessoa que um celular de última geração, poderia sair filmando as atrações nos stands.

O vídeo que vou mostrar a vocês não é “ilegal”, muito pelo contrário ele foi produzido pelos organizadores do evento. Ele mostra um pouco do que foi a competição chamada FJORG!, sobre a qual eu já havia escrito um artigo explicando como seria realizada a competição. Mas mesmo assim, vamos relembrar; o objetivo dessa competição é reunir equipes de animadores para criar uma animação com no mínimo 15 segundos, usando no máximo 32 horas.

No total foram quinze equipes de animadores, todos de várias nacionalidades. Antes de mais nada, assista ao vídeo produzido pela organização:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EyxZClSl9vs

Vídeo documentário do FJORG!

Você viu? Percebeu rapidamente? Sim, não foi uma miragem, tinha alguém usando Blender na FJORG!, mas infelizmente como o enquadramento estada direcionado para o monitor, não foi possível identificar a pessoa ou equipe que estava utilizando o Blender. Como o modelo 3D que estava sendo manipulado, também estava simples não foi possível identificar a equipe pela animação. Talvez alguém se manifeste em algum fórum, assumindo a autoria da proeza. Sim, escolher uma ferramenta Open Source para participar desse concurso, quanto estavam disponíveis de maneira gratuita as seguintes ferramentas:

  • [BP:215]Autodesk 3ds Max[/BP]
  • [BP:215]Autodesk Maya[/BP]
  • Adobe Flash
  • Adobe Photoshop
  • Adobe After Effects
  • Softimage XSI

Mas e os chapéus de viking? Isso faz parte da indumentária do concurso, como a equipe vencedora iria receber o título de Viking Animator, então os participantes usavam esses adereços para participar e entrar no clima.

Mas no final das contas, quem ganhou? A equipe vencedora foi o time Mocap, da Bowling Green State University. A animação deles ficou muito interessante, para apenas 32 horas de trabalho eles realmente conseguiram uma boa história. Algumas equipes até arriscaram técnicas de iluminação global ou outros artifícios visuais, mas a animação vencedora se concentrou na história. Essa foi à animação deles, chamada SWITCH:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zTqHCDZkmmM

Team Mocap – SWITCH

Quer mais um detalhe interessante em relação ao evento? Tínhamos uma equipe aqui do Brasil participando, que por sinal era a única da America Latina. Foi a equipe de animação Barros Melo.

Quer assistir as outras animações produzidas no concurso? Visite a página oficial do FJORG, para fazer o download de todas as animações e conhecer todas as equipes participantes.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Drak 10/08/2007 em 11:27 am

    aeee!! mto legal ver isso!!

    qto a animação.. 32h.. é da pra da um desconto.. a idéia focou legal mesmo

  2. Lucio Cavalcanti 11/08/2007 em 1:00 pm

    Pois é Allan, não sei se foi o pessoal da Barros Melo que utilizou o blender, sei apenas que um deles, o Pedro Augusto trabalha muito bem com o blender e acho possível que tenha utilizado. Mas não tenho certeza, pois falei com ele brevemente direto de San Diego via msn, e me disse q apesar de não terem ganho, sua animação foi muito aplaudida! De qualquer forma estão de parabéns pela ousadia de concorrerem dentre tanta gente talentosa. E tomara q nos próximos anos tenhamos mais representantes lá. Eu mesmo já estou com muita vontade de participar próximo ano.

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