Clicky

Tutorial de iluminação com 3ds Max e Mental Ray

Mais um tutorial de 3ds Max foi publicado no 3dm3.com, dessa vez o objetivo do tutorial é mostrar a configuração da iluminação de uma cena utilizando o Mental Ray. O objeto no caso é uma Ferrari, que por sinal é um excelente exemplo de modelagem automotiva, mas o autor (Emre Goren) não mostra em nenhum momento as fases da modelagem. O foco principal é a configuração de iluminação, posicionamento dos pontos de luz e configuração dos materiais na cena. Apesar de parecer, essa cena não utilizou nenhum artifício como imagens HDRI.

Render 3ds max e mental ray

No tutorial o autor deixa bem claro que o principal objetivo é alcançar o máximo em realismo, com os objetos emitindo sombras suaves e pouco definidas, características de uma iluminação difusa. Como ele conseguiu isso? O segredo está no tipo de iluminação utilizada:

  • Area Lights
  • Skylight

Uma coisa importante que é mencionada pelo autor quando as Area Lights do Mental Ray são utilizadas, diz respeito ao controle da escala para o modelo. Para acertar os valores corretos na intensidade da luz, precisamos fazer alguns testes para adequar os valores a escala do ambiente.

Esse tipo de teste é útil para praticamente qualquer renderizador, inclusive quando comento esse tipo de coisa com estudantes ou pessoas leigas, todos acham estranho ter que testar o render para verificar a qualidade. O que acontece é que não estamos lidando com uma ciência exata, iluminar uma cena exige mais percepção artística. Infelizmente ainda não existe ferramenta 3D ou renderizador com o botão “Criar render fotorealístico“, tudo precisa ser configurado manualmente.

No 3ds Max o segredo para criar uma boa iluminação, também está no uso correto do Exposure Control, no tutorial o autor mostra como conseguiu atingir uma configuração eficiente para essa cena. Fora isso, ele ainda reforça a idéia que não existe configuração padrão para cada cena. Todo novo trabalho vai requerer uma nova configuração. Configurar de maneira correta o Exposure Control pode fazer uma cena escura ficar mais clara, suavizando as áreas com sombras fortes.

Mesmo que você não utilize o

[BP:215]3ds Max[/BP] com o Mental Ray, vale à pena analisar os parâmetros utilizados na renderização, como intensidade e posição dos pontos de luz. Visite o 3dm3.com para conferir o tutorial.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. juliocesar 12/12/2008 em 3:38 pm

    oi, tudo bem? já fiz alguns trabalhos , todos à luz do dia. tenho até um arquivo co iluminação “padrão”. mas não encontrei nada para uma cenaà noite. por exmplo fiz um cena de uma igreja mas não sei que cor de luz para simular a noite. os pontos de luz, postes, iluminação direcionada dá até pra experimentar. a dúvida é a seguinte: de dia temos a luz do sol e a skylight. e à noite? temos a ‘falta de luz” e a luz da lua quais são as cores usadas para cada um em rgb?será que deu para entender e depois ajudar?
    agradeço desde já sua atenção e presteza julio

Deixar Um Comentário