Mais um tutorial de 3ds Max foi publicado no 3dm3.com, dessa vez o objetivo do tutorial é mostrar a configuração da iluminação de uma cena utilizando o Mental Ray. O objeto no caso é uma Ferrari, que por sinal é um excelente exemplo de modelagem automotiva, mas o autor (Emre Goren) não mostra em nenhum momento as fases da modelagem. O foco principal é a configuração de iluminação, posicionamento dos pontos de luz e configuração dos materiais na cena. Apesar de parecer, essa cena não utilizou nenhum artifício como imagens HDRI.

Render 3ds max e mental ray

No tutorial o autor deixa bem claro que o principal objetivo é alcançar o máximo em realismo, com os objetos emitindo sombras suaves e pouco definidas, características de uma iluminação difusa. Como ele conseguiu isso? O segredo está no tipo de iluminação utilizada:

  • Area Lights
  • Skylight

Uma coisa importante que é mencionada pelo autor quando as Area Lights do Mental Ray são utilizadas, diz respeito ao controle da escala para o modelo. Para acertar os valores corretos na intensidade da luz, precisamos fazer alguns testes para adequar os valores a escala do ambiente.

Esse tipo de teste é útil para praticamente qualquer renderizador, inclusive quando comento esse tipo de coisa com estudantes ou pessoas leigas, todos acham estranho ter que testar o render para verificar a qualidade. O que acontece é que não estamos lidando com uma ciência exata, iluminar uma cena exige mais percepção artística. Infelizmente ainda não existe ferramenta 3D ou renderizador com o botão “Criar render fotorealístico“, tudo precisa ser configurado manualmente.

No 3ds Max o segredo para criar uma boa iluminação, também está no uso correto do Exposure Control, no tutorial o autor mostra como conseguiu atingir uma configuração eficiente para essa cena. Fora isso, ele ainda reforça a idéia que não existe configuração padrão para cada cena. Todo novo trabalho vai requerer uma nova configuração. Configurar de maneira correta o Exposure Control pode fazer uma cena escura ficar mais clara, suavizando as áreas com sombras fortes.

Mesmo que você não utilize o

[BP:215]3ds Max[/BP] com o Mental Ray, vale à pena analisar os parâmetros utilizados na renderização, como intensidade e posição dos pontos de luz. Visite o 3dm3.com para conferir o tutorial.