Um tutorial em vídeo muito interessante foi lançado ontem pelo pessoal da Montage Studio, mostrando o processo de modelagem de um personagem em Lowpoly no

[BP:215]Blender[/BP]. Esse tipo de modelagem é aplicada na produção de personagens e modelos 3D para jogos, devido ao reduzido número de faces do modelo. O tutorial deixa isso bem claro, quando o autor especifica um número máximo de polígonos para o modelo como sendo de 2000.

Lowpoly modeling com Blender

Tudo começa com uma imagem de referência do que parece ser um super-herói, depois o artista usa um cubo já subdividido e com um modificador Mirror aplicado. Assim ele começa a deformar apenas um lado do objeto e o outro é criado automaticamente.

Depois o modelo começa a ser criado usando um pouco de Box modeling e edge modeling. Com o primeiro método o autor utilizar vários vértices ou arestas ao mesmo tempo e com extrusões, consegue criar nova geometria. Com o segundo método, apenas uma ou duas arestas do modelo são selecionadas e com o uso do extrude o autor cria partes menores, para adicionar mais detalhe, como fazer a união de vários vértices.

Para as pessoas que ainda acham o processo de modelagem com o Blender trabalhoso, sem a presença dos N-Gons, que são as faces com mais de quatro lados, esse vídeo é uma ótima demonstração de como contornar esse problema. O uso inteligente das ferramentas de modelagem para contornar esse problema é aplicado de maneira muito eficiente no tutorial.

Quais a ferramentas mais utilizadas?

  • Tecla E: Com essa tecla é possível fazer os extrudes nos vértices, arestas e faces.
  • Tecla G: Aqui podemos mover qualquer objeto selecionado.
  • Tecla S: Com essa tecla acionamos a escala.
  • Tecla CTRL+R: Aqui acionamos o Face Loop Cut, que corta o modelo selecionado, criando novas arestas entre faces.
  • Tecla R: Com essa tecla podemos rotacionar qualquer objeto selecionado.

Então se você está interessado em aprender como é possível criar [BP:215]modelos 3D para jogos[/BP] com o Blender, esse vídeo será de grande utilidade. Além desse vídeo, ainda existem outros tutoriais interessantes na página do Montage Studio, como vídeos mostrando como modelar rostos, orelhas e olhos humanos.

Para fazer o download, visite essa página no sítio do Montage Studio. Se prepare para o download, o arquivo está em alta resolução e no formato Quicktime, são aproximadamente 193 megas.