Mais modelos 3D para o Blender e o SketchUp

Você se lembra do artigo que publiquei já faz alguns dias recomendando uma biblioteca de modelos 3D, com arquivos no formato nativo para o Blender e SketchUp? Pois no lançamento do sítio, os organizadores prometeram que toda a semana, novos modelos seriam adicionados a biblioteca. Eles não estavam brincando, caso você tenha feito a visita e copiado alguns modelos 3D, volte lá para verificar as atualizações. Desde que escrevi o artigo, mais 11 modelos foram adicionados, todos eles representam mobiliário interno, sendo uma ótima referência para usuários de Blender e SketchUp.

Modelos 3D SketchUp

Veja a lista dos modelos que foram adicionados:

  • Cadeiras para escritório
  • Cama de solteiro
  • Conjunto de armários
  • Conjunto de abajures
  • Conjunto de luminárias
  • Cadeiras de braço do tipo poltronas
  • Cadeiras de braço do tipo poltronas, com uma mesa de centro
  • Mais um conjunto Cadeiras de braço do tipo poltronas, com uma mesa de centro
  • Mesa e lâmpada

Nesses dois últimos, uma novidade para quem gosta de renderizadores externos. Como eu havia comentado no artigo anterior, alguns modelos já vem configurados para renderização com o YafRay. Os modelos citados por último possuem configurações para o Indigo! Isso mesmo, o modelo 3D já vem configurado para renderização com o Indigo, no Blender.

Um dado interessante que foi publicado no sistema deles, os arquivos com extensão 3DS não estavam abrindo no [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]3ds Max[/BP]. Aparentemente era algum problema de compatibilidade. Agora eles estão usando o Wings 3D, para converter os arquivos OBJ para 3DS, segundo eles sem nenhum tipo de perda.

Para quem não conhecer, o Wings é um modelador 3D open source que é baseado em modelagem por subdivisão. Apesar de não fazer nenhum tipo de animação, ele consegue produzir modelos com uma qualidade muito boa, apresentando até alguns recursos que o próprio Blender ainda não disponibiliza, como as N-Gons.

Nota: Em poucas palavras, N-Gons são faces com mais de 4 lados.

Não acredita? Pois veja essa imagem, mostrando um cubo subdividido no Wings.

Wings 3D N-Gons

Está vendo a face com 5 lados? Tente fazer a mesma coisa no Blender, você vai perceber que não será possível fazer o mesmo. Mas calma, nem tudo está perdido. Provavelmente até o final do ano, o novo sistema de Meshs do Blender chamado de B-Mesh estará disponível e com suporte a N-Gons! Acho que para a versão 2.50, ainda não estará disponível.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “Mais modelos 3D para o Blender e o SketchUp”

  1. O blender pode importar objetos feitos no Wings certo ? Mas e se por exemplo se importar o modelo acima de face de 5 lados, como ela se comportará no blender ?

    * desculpe esse tipo de pergunta, mas é que por enquanto eu não posso tentar descobrir isso por conta de excesso de trabalho na faculdade*

  2. @maxwell: ele vai importar com uma edge a mais.

    sinceramente, isso de N-gon nunca me fez falta. e se é pra deixar a malha mais limpa visualmente, da pra usar um F-gon ; )

  3. ola adorei seu livro blender 3d queria muito que vc mandesse modelos de plantas de restaurante e casas mais quaro tambem aprender a fazer

    grato por sua atenção

  4. Você dá cursos de blender?
    Quais os livros que recomenda?
    recomenda aprender mais algum tipo de programa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *