Você continua curioso sobre o que aconteceu na Siggraph? Pois, apareceram mais vídeos sobre a conferência. Dessa vez o material não é direcionado ao stand de nenhum fabricante específico, apesar dos vídeos que vou indicar agora, receberem o apoio da Autodesk, que em alguns vídeos “empurra” uma análise dos seus novos produtos. Caso você se interesse em assistir aos vídeos, se prepare, são 9 vídeos no total com aproximadamente 10 minutos cada um. Isso dá um documentário de quase 1 hora e meia!

Siggraph 2007 - FJORG

Infelizmente, o material não chegou ao Youtube, mas está disponível de maneira gratuita no AWN Media Center.

Como os vídeos não têm legenda, fiz uma pequena descrição do conteúdo de cada um:

  • Vídeo 1: Esse vídeo mostra uma análise do Toxik 2008, da Autodesk e uma breve visita a FJORG!.
  • Vídeo 2: Aqui temos uma entrevista com o desenvolvedor do Massive, que se chama Stephen Regelous. Mas o que é o Massive? Essa é a ferramenta para animação de multidões usada pela Weta Digital. Caso você já tenha assistido ao
    [BP:257]Senhor dos Anéis[/BP], então você já viu o Massive em ação. Para finalizar, temos mais um pouco de FJORG!
  • Vídeo 3: Esse vídeo é focado nas novas tecnologias apresentadas na Siggraph, depois uma pequena entrevista com Paul Debevec. Mas quem é ele? Você lembra, aquele web site que oferece downloads gratuitos de mapas HDRI? Pois o web site é dele.
  • Vídeo 4: Aqui temos a cobertura do final da FJORG! E uma entrevista com alguns membros da Pixar.
  • Vídeo 5: Nesse vídeo temos uma entrevista com Greg Butler, sobre os efeitos especiais que a MPC`s está produzindo para o último filme do Harry Porter e a Ordem da Fênix. Depois um representante da Autodesk, fala sobre os planos da empresa para o Mudbox, cuja empresa desenvolvedora foi comprada pela Autodesk.
  • Vídeo 6: Agora esse vídeo é interessante, aqui a equipe que participou da produção dos efeitos para Surf`s UP ou “Tá dando onda”, ainda não lançado no Brasil. Você não está lembrado? Eu já escrevi um artigo sobre o assunto, eles produziram os efeitos de água e ondas mais realísticos que eu já vi em 3D.
  • Surf`s Up - Efeitos

  • Vídeo 7: Aqui temos mais uma entrevista do pessoal da Autodesk, falando sobre as novidades para o [BP:215]3ds Max[/BP] e Maya. Esse vídeo mostra alguns plugins desenvolvidos para o 3ds Max, um deles capaz de simular líquidos é muito bom! Pelo menos nos vídeos a animação produzida por ele é muito realista. Outros plugins apresentados aqui incluem um gerador de partículas avançadas.

Siggraph 2007 - 3ds max

  • Vídeo 8: Esse vídeo mostra uma entrevista com Syd Mead, que foi o designer de produção para Blade Runner. Depois o pessoal mostra a entrega dos prêmios da FJORG!, com algumas apresentações performáticas e apresentam a animação vencedora.
  • Vídeo 9: Não deixe de assistir a esse vídeo! Aqui temos uma pequena reportagem, mostrando os bastidores da FJORG!, se você algum dia achou que animadores eram pessoas normais, esse vídeo vai fazer você mudar de idéia!

Como você percebeu, existe muito material para assistir. Acho que agora uma boa parte dos assuntos da Siggraph aparece nesses vídeos. Infelizmente o material não está disponível para download, mas se você tem como ligar o seu computador na TV, faça uma pipoca e assista ao material com a opção de tela cheia ligada. Para quem gosta de computação gráfica, os vídeos são imperdíveis!

Os outros vídeos que aparecem na lista do AWN Media Center, são as outras animações produzidas na FJORG!, caso você ainda não tenha assistido a todas, essa pode ser a oportunidade.

Só mais um detalhe, assim que você abre um dos vídeos uma pequena propaganda passa antes que os vídeos apareçam. Então espere até que a propaganda acabe para poder assistir aos documentários.