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Tutorial de modelagem com 3ds Max: Modelando um carro com Edit Poly

Para as pessoas interessadas em aprender como modelar um carro em 3D, usando o

[BP:215]3ds Max 9[/BP] o 3dm3.com publicou essa semana, mais um tutorial sobre o assunto. Dessa vez o processo é explicado em mais detalhes, tanto que o tutorial está dividido em duas partes, sendo essa a primeira. Além de ser mais detalhado, o modelo 3d abordado é de um carro bem mais simples, apresentando até um estilo meio cartoon. Diferente daqueles tutoriais que propõe a modelagem de carros esporte, com curvas complexas e vários detalhes na geometria.

Tutorial 3ds Max: Modelagem de carros

O tutorial é todo focado na modelagem por subdivisão, usando os objetos do tipo Poly do 3ds Max. Tudo começa com o contorno do modelo, sendo criado com curvas. As curvas no caso são Splines, posteriormente convertidas para Poly.

Depois de uma rápida edição, as curvas se transformam em geometria 3D. Para ajudar na modelagem, um modificador to tipo Symmetry é adicionado. Esse modificador funciona como um Mirror, presente em outras ferramentas 3D.

Assim que o modelo está espelhado, o processo se resume a uma seqüência de extrudes, para criar a geometria necessária. Por exemplo, para o espaço em que estão as rodas do carro, o artista seleciona o espaço correspondente na carroceria do carro, com as arestas selecionadas ele aplica alguns extrudes para criar a geometria necessária.

Com a geometria do modelo pronta, o artista parte para a criação de alguns detalhes como o vidro do carro. Para fazer essa parte, ele aplica antes um collapse no modelo, para que os modificadores; Editable Poly e Symmetry sejam aplicados em definitivo ao modelo. Com um objeto único, agora ele seleciona as arestas no contorno da abertura do vidro, aplica um extrude e depois faz a união de todos os vétices resultantes com o Weld.

Para suavizar o modelo, ele aplicou um modificador Mesh Smooth. Caso você tenha curiosidade de conhecer o processo de modelagem, recomendo visitar o 3dm3, para acompanhar o processo de modelagem.

Como o modelo é simples e as ferramentas utilizadas são comuns a todas as suítes 3D, podemos aplicar os mesmos conceitos no Blender ou no Maya, com muita facilidade.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Marcos 17/03/2009 em 2:25 pm

    legal.. mas kd o tutorial????

  2. Allan Brito 18/03/2009 em 7:44 am

    Você tentou clicar no link indicado no artigo?

  3. Ribeiro 30/10/2009 em 8:36 am

    Amei as dicas embora nao pegando bem o ingles vou praticando assim, continue trazendo-nos novidades Allan e muita força ai.

  4. Angelo Sforzza 22/02/2010 em 11:16 pm

    Allan, Parabéns pelo conteúdo do seu site.
    Estou tentando encontrar um tuto que ensine fazer sombra de um objeto sobre o background. Ex.: Modelei um carro e quero colocá-lo sobre um fundo, uma foto qualquer… de uma casa com jardim. Sei que é possível, mas ainda não descobri como. Agradeço antecipadamente a atenção para qualquer dica.
    Angelo

  5. josue 05/07/2011 em 2:33 pm

    o so divia ser em portugues aki em casa ta em ingles fica meio complicad so nessa parte

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