Durante a Siggraph a Autodesk fez o anuncio de novos produtos, entre eles estão atualizações para o 3ds Max e o Maya. Agora as ferramentas atendem pelo nome de Autodesk 3dsMax 2008 e Autodesk Maya 2008. Caso a numeração antiga fosse continuada, seriam 3ds Max 10 e Maya 9 respectivamente. Para se adequar a linha de ferramentas que já usa esse nome, eles acabaram adotando esse novo padrão.

3dsmax 2008

A Autodesk disponibilizou no seu web site, vários vídeos demonstrando as novidades para ambas as versões. Existem cinco vídeos para o 3ds Max, mostrando as principais novidades. Os temas dos vídeos são os seguintes:

  • Novas ferramentas de modelagem: Segundo o texto no web site, o 3dsmax 2008 tem novas ferramentas de modelagem, para deixar o processo de criação mais intuitivo, para os artistas. O vídeo mostra duas dessas novas ferramentas.
  • Melhor performance do software: Junto com a atualização do software, essa nova versão se integra melhor com as novas opções de hardware existentes. Agora o 3dsmax consegue analisar a sua cena, otimizando a interação com os objetos na Viewport, para mostrar o máximo de recursos suportados pelo seu hardware.
  • Processo de renderização revisado: Esse vídeo mostra as novas opções de renderização, que tem como destaque as opções de feedback em tempo real. Isso mesmo, existem algumas opções de ajuste para o render que podem ser visualizadas imediatamente, sem a necessidade de esperar o render. Fico me perguntando se o hardware também precisa ser melhorado para usar esse recurso. Renderização em tempo real não é novidade, ferramentas como o Modo já usam esse recurso.
  • Melhor integração com o Autodesk Revit: Para os profissionais que trabalham com o Autodesk Revit, a integração com essa ferramenta foi melhorada. Além dessa integração, o suporte ao formato DWG foi incrementado.
  • Melhor integração com o Mental Ray: Para finalizar, o último vídeo mostra as melhorias na integração com o Mental Ray. Esse vídeo mostra algumas novidades interessantes para as pessoas que trabalham com [BP:215]maquetes eletrônicas[/BP]. Como por exemplo, o Sky Portal para iluminar cenas internas com base em pontos de luz externos.

Esses são os temas para os cinco vídeos de demonstração. Cada vídeo tem aproximadamente 5 minutos de duração e estão todos disponíveis para download. Visite esse endereço para fazer do download dos vídeos.