Assim como o 3dsmax 2008, a Autodesk disponibilizou vídeos que mostra as novidades para essa atualização. Aqui temos uma clara diferença de foco, pelo menos nos títulos dos vídeos, podemos perceber o direcionamento de cada ferramenta. O 3dsmax 2008 recebeu muitas melhorias na parte de renderização e modelagem poligonal. Os títulos dos vídeos davam destaque para a integração com o Mental Ray e as opções de render e visualização de modelos na ViewPort.

Autodesk Maya 2008: Vídeos de demonstração

Já nos vídeos para o Maya 2008, os temas estão todos relacionados à animação de personagens. Será que esse é o direcionamento pretendido pela Autodesk? Muita gente já prefere o Maya para esse tipo de projeto, não é a toa que o estúdio Blur, abandonou o

[BP:215]3ds Max[/BP] e passou a usar o Softimage XSI para animações.

Mas deixando as especulações de lado, temos no total cinco vídeos de demonstração, com os seguintes títulos:

  • Novas ferramentas de modelagem e interação do nCloth com o Wind: Esse vídeo mostra as novas ferramentas de modelagem para o Maya 2008, assim como algumas novidades no Maya nCloth e a sua interação com campos de força, do tipo Wind.
  • Edição não-destrutiva de malhas associadas a ossos: Aqui temos um vídeo com uma opção interessante, ele mostra que agora podemos fazer alterações na malha de um modelo, ligado a um esqueleto. A edição é feita de maneira que a malha não precisa ser “ligada” aos ossos novamente. Recurso muito interessante para fazer ajustes no modelo.
  • Melhorias no setup de personagens: Esse vídeo mostra as novidades no setup de personagens, com ferramentas que facilitam esse tipo de trabalho.
  • Maya nCloth: Novidades com campos de força: Aqui temos mais uma demonstração do nCloth, em que a simulação de roupas pode receber um número maior de controles.
  • Maya nCloth e a interação com objetos em movimento: Esse último vídeo mostra como o nCloth se comporta em objetos animados, em grande velocidade. Por exemplo, uma pequena locomotiva.

Como você percebeu, a maioria das melhorias no Maya 2008 está relacionada à animação de personagens. Caso você queira visualizar os vídeos, visite essa página no web site da Autodesk. Os vídeos têm aproximadamente 5 minutos de duração, você precisará do Quicktime para assistir.