Clicky

Autodesk AliasStudio PLE: Modelagem industrial gratuita

Mais uma ferramenta da antiga Alias, agora sob propriedade da Autodesk possui uma versão PLE, que é a abreviação para Personal Learning Edition. Essa ferramenta se chama AliasStudio, sendo uma ferramenta de modelagem voltada para a indústria. Ela funciona exatamente da mesma maneira que o Maya 8.5 – PLE, sobre o qual eu já publiquei um artigo, explicando como é o funcionamento do mesmo. Essas versões PLE, permitem o uso da ferramenta, para fins não comerciais, por um período de tempo indeterminado. Então você pode usar por quanto tempo quiser essa ferramenta!

AliasStudio

Mas o que faz essa ferramenta especificamente? Porque não usar o Maya ou 3ds Max? Aqui temos um problema mais relacionado a foco, pois é perfeitamente possível usar essas ferramentas para esse propósito. Mas com software mais ficado no design industrial, os desenvolvedores podem caprichar nas ferramentas de modelagem e deixar a animação de lado. Tanto é que o principal concorrente do AliasStudio é o Rhino, que também é uma ferramenta de design industrial. Tanto que a Autodesk até oferece um manual, para os usuários que estão migrando do Rhino 3D para o AliasStudio.

Para exemplificar melhor como a ferramenta funciona, veja esse vídeo que mostra algumas partes do processo de modelagem para um produto, nesse caso um celular. Para quem usa o Maya, vai perceber que a interface é muito semelhante.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fCTMyorq9tw

AliasStudio

O segmento que mais utiliza esse tipo de ferramenta é o de automóveis, inclusive vários dos exemplos apresentados, no próprio web site da Autodesk são de modelagem automotiva.

Para fazer o download, visite a página oficial do AliasStudio na Autodesk. Lembre, apesar de ser uma ferramenta de uso gratuito, para fazer a instalação é necessário um número serial. Esse número pode ser adquirido com um simples cadastro no web site da Autodesk, depois de fazer o cadastro eles informam o número serial para que a instalação seja realizada.

Quem sabe no futuro a Autodesk também não acabe lançando versões PLE para o AutoCAD e 3ds Max, isso com certeza iria tirar um grande peso das costas, dos estudantes de arquitetura e engenharia que precisa usar essas ferramentas, mas não tem condições de comprar uma versão educacional.

Por enquanto, para não ficar dependendo da boa vontade da Autodesk, a melhor solução é usar ferramentas Open Source, como o Blender. Assim você já se ambienta com a ferramenta, para uso acadêmico e depois na sua vida profissional. Lembre que o objetivo dessas versões PLE, além de divulgar a ferramenta é fazer os usuários ficarem dependentes de uma plataforma. Assim é inevitável, na sua vida profissional que você venha a comprar uma licença para poder trabalhar! Aqui também vale aquele ditado: não existe almoço grátis.

2017-04-11T11:19:24+00:00 By |Modelagem 3D, Vídeos|11 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

11 Comentários

  1. Lucio Cavalcanti 22/08/2007 em 8:51 pm

    Seria muito bom, Allan, se o conceito PLE se extendesse para outras ferramentas…utilizei esta versão enquanto treinei o Maya há um tempo atrás. Acho que é uma ótima estratégia, benéfica tanto aos fabricantes quanto aos usuários. Sempre me senti mal em treinar em ferramentas que não estivessem legalizadas, apesar de muita gente não ter nem um pouco desta preocupação, e de fato, usar uma ferramenta PLE modelo full, assim como é o Maya, é um grande incentivo e nos deixa realmente mais tranqüilos para estudá-la. O q não dá é versão Demo de 30 dias, mas o PLE é muito mais interessante para todos.

  2. filipicesar 24/08/2007 em 4:46 pm

    gostaria de saber o number serial do maya 9.5

  3. Renan 31/08/2007 em 10:01 pm

    Oi….não sei fazer o 5ºpasso do pneu do MAYA….e sou novo nisso é primeira vez que usso o Maya…estou com o Maya 8.5 PLE

  4. Allan Brito 01/09/2007 em 8:18 am

    Oi Renan,

    Não entendi o seu comentário? Você está fanlando sobre o tutorial de modelagem que publiquei aqui?

    Abraços

  5. Renan 02/09/2007 em 3:11 pm

    Oi…isso mesmo,é sobre o tutorial que mostra como se faz um pneu no Maya.
    Nesse 5ºpasso a minha figura não fica com a parte do meio afundada como é mostrado…na minha figura não se forma o afundamento.
    Gostaria que desse uma olhada por favor.

    Obrigado…Abraço.

  6. wender 05/05/2008 em 3:20 pm

    tutorial maya 8.5 urgente…

  7. Ronildo 09/08/2008 em 10:52 pm

    Como consigo o serial do maya 8.5? Já baixei o programa e não consigo instalar.

  8. monah 03/10/2008 em 9:35 am

    ola, preciso mt da sua ajuda!!!!!!!!
    Nao sei entre decidri usar o Alias ou 3dmax para desenhos de 3d de objetos como geladeiras e seus itens.

    Obrigada

  9. Kleber 30/10/2008 em 8:07 am

    ooooo monah escolhe o 3dsmax ele é bem profissional mas vocÊ poderia escolher tbm o cinema 4d ele é perfeito e simples de lidar muito bom e tbm o lightwave é mais facil ainda de modela e vc podia escolhe os 2 q nem eu modelo pelo lightwave e faço esqueleto e animação pelo c4d=cinema 4d

  10. luis fabiano de jesus santos 26/11/2008 em 1:57 pm

    oi cara, tenho o programa maya 8.5 baixado, mais ainda não recebi o serial number, onde posso encontrar esse numero?

  11. Fabio Conduru 04/12/2008 em 11:00 pm

    OLa´sou estudante de design e estou começando a trabahar com dois programas para área automotiva, o alias studio tools e o maya.

    adorei o tutorial de maya muito bom…

    agora senti falta de tutorias video aula do alias studio, é muito difícil encontar se tiver oportunnidade coloca na columidade,

    valeu

    abração

Deixar Um Comentário