Na última semana estava conversando com alguns colegas que trabalham na área de visualização arquitetônica, sendo que nenhum deles ainda possui um portfólio em vídeo. Apenas um portfólio impresso que por sinal é muito bom. Então fiz a sugestão para que eles produzissem um portfólio em vídeo, para que fique algo mais rico e fácil de visualizar. Claro que isso requer um pouco de produção, um pequeno storyboard ou roteiro. Uma trilha sonora também pode fazer a diferença nessas horas, principalmente se o vídeo for longo, ficar olhando uma série de imagens em movimento sem nenhum áudio, pode ser uma experiência um tanto quanto monótona.

Mas ai eles me perguntaram se eu não tinha nenhum bom exemplo, algum portfólio de visualização que pudessem usar para usar como referência? Fazendo uma pesquisa rápida, descobri esse portfólio de visualização arquitetônica de um artista espanhol:

[youtube]http://youtube.com/watch?v=JPcEwWH3MB0

Portfólio de Visualização Arquitetônica

Repare que no vídeo o artista usa em várias ocasiões, transições para mostrar os ambientes apenas em shade, para depois mostrar a renderização final. Existe uma concepção errada, sobre esse tipo de portfólio em vídeo. Várias pessoas acham que é necessário ter uma grande quantidade de animações, para fazer um portfólio em vídeo. Nesse caso, o portfólio é composto praticamente apenas por imagens estáticas.

Agora eles tinham um ponto de partida, mas ai surgiu outro problema. Nenhum deles tinha conhecimentos em ferramentas como o Adobe Premiere ou mesmo no Blender, para gerar o vídeo com o seqüenciador. Sim, o Blender consegue fazer isso. Para um trabalho de qualidade, recomendo contratar uma pessoa especializada nesse tipo de produção ou então, estude e faça você mesmo.

Um recurso interessante para as pessoas que não possuem recursos, para produzir portfólios em vídeo podem usar um serviço recém lançado, chamado Animoto. Esse é um web site que cria pequenos vídeos no formado de videoclips, usando como referencia imagens que os próprios usuários mandam para o sistema deles. Podemos até enviar um arquivo MP3 para a trilha sonora, ou escolher uma das músicas disponíveis no sistema deles.

Veja esse vídeo que eu fiz, com algumas imagens e fotografias:

Esse poderia ser muito bem o meu portfólio! Como o sistema ainda é recente, muitas opções como o download do vídeo ainda estão desabilitadas, parece que no futuro será possível até gravar em DVD os vídeos. Mas como produzir esses videoclips?

  1. Entre no animoto.com e faça o seu cadastro.
  2. Clique na opção Create Video
  3. Depois escolha as imagens que devem ser enviadas para o sistema. Podemos até indicar imagens hospedadas no Flickr ou Picasa Web
  4. Envie um arquivo MP3 para a trilha ou escolha uma música no sistema
  5. Finalize o processo e aguarde. O vídeo pode demorar um pouco, dependendo do número de imagens o processo pode demorar até 30 minutos para terminar. Calma que o trabalho é feito nos servidores deles, então o render não ocupará espaço no seu computador.

No final do processo você recebe um e-mail, avisando que o vídeo está pronto. Segundo o pessoal do Animoto, o algoritmo deles analisa as imagens e o áudio para produzir as animações, sendo que os efeitos aplicados em um vídeo nunca se repetem. Interessante não é? Agora todos podem criar videoclips com as suas renderizações.

Pode não ser o melhor formato para apresentações comerciais, mas fica bem legal para apresentar trabalhos ou para colocar no início de um portfólio.