Houdini 9: Demo reel da siggraph 2007

Eu não sei em relação a você, mas eu gosto de assistir aos vídeos de demonstração de outras ferramentas, mesmo que eu não use. Sempre podemos aprender alguma coisa nova, saber das limitações das ferramentas que usamos ou até mesmo nos inspirar para fazer uma animação. Encontrei essa semana o vídeo que mostra a Demo Reel do Houdini 9, apresentado na Siggraph 2007.

O material está dividido em duas partes, na primeira parte do vídeo são exibidas várias animações produzidas com o Houdini, não passa de arte mesmo, sem nenhuma grande inovação técnica. Mesmo assim as animações são de boa qualidade.

A parte mais interessante do vídeo está na segunda parte, que mostra as possibilidades de simulação de física real do Houdini, com fluídos, rigid bodies e softbodies.

Primeiro vemos um trecho de simulação de líquidos, muito interessante. Principalmente com a interação de obstáculos na trajetória do líquido. Depois com a interação de objetos, com a animação dos patos na banheira. Repetidas vezes os objetos são jogados na superfície da água, assim que o objeto colide com a água, toda a superfície reage e os objetos flutuando sobre a água também.

Mas a parte mais interessante é a interação entre o rigid body e os fluídos, na animação em que um projétil quebra um copo de vidro, com líquido dentro. Além de a animação estar muito bem produzida, a renderização e iluminação da cena está bem elaborada. Depois eles ainda mostram uma cena sem a renderização, apenas com a cena em wireframe e com o shader básico do Houdini, para que não restem dúvidas que aquilo era 3D!

Esse é um ótimo exemplo da aplicação desse tipo de simulação. Fico me perguntando se esse tipo de animação fosse reproduzida no [BP:215]Blender[/BP], o quanto do computador seria exigido? O maior problema do sistema de fluídos do Blender é que quanto maior a quantidade de detalhes, mais recursos do computador ele consome. Isso apenas para gerar a animação, sem falar da renderização. Ainda por cima, com interação de um rigid body? Teríamos um verdadeiro teste para qualquer processador [BP]dual core[/BP] ou [BP]quad core[/BP]!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “Houdini 9: Demo reel da siggraph 2007”

  1. impressionante a cena do copo… ,as agora fiquei com uma duvida, vc disse que o blender comsome muito processo pra fazer as simulações, mas se eu tivesse um houdini aqui não usaria o mesmo processo? ou a forma com que ele trabalha é mais “leve” ?

    outra coisa que não intendo é o preço do Houdini… absurdo.

    abs!

  2. Vou pegar carona na perguna de Drak. O processamento consumido pelo Houdini para gerar essas animações não é a mesma que o Blender? Ou a forma de se trabalhar no Houdini é melhor que no Blender? Uma outra pergunta que fica aqui é que esse processamento para renderização feita pelo Blender pode trazer consequencias para o processador?

    Abraços

  3. Muito interessante mesmo, principalmente a cena do copo que leva o tiro.

  4. Com certeza o Houdini não deve usar o mesmo sistema de baking que o Blender usa. Deve ser algo parecido com o que o Reactor do Max faz. Quando acionamos a simulação de fluídos no Blender, o computador precisa lidar qcom uma grande quantidade de dados para gerar simulações detalhadas.

    A diferença está no gerenciamento da memória. O Blender ainda precisa melhorar no gerenciamento de uma grande quantidade de dados.

    Mas com uma boa máquina, o Houdini deve fazer um trabalho um pouco melhor. Mas de um jeito ou de outro, vai consumir recursos.

  5. @Alano: Quanto aos “danos” para o processador, pode ficar tranquilo. Não existe dano maior para o processador. Só o desgaste “natural” de qualquer processo que possa consumir muitos recursos.

  6. Olá

    estava fazendo uma pesquisa para um trabalho de escola
    e achei seu site
    achei que poderia usar esse vídeo na apresentação da minha feira de ciências
    iria ficar demais!
    Adorei ele,,
    Será que poderia emprestá-lo?
    Ficaria agradecida..

    responda para meu e-mail*
    até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *