Particle Illusion: O segredo das animações com partículas

Essa semana estava ministrando aula sobre composição e efeitos em vídeo, quando me perguntaram; como era possível criar aquelas animações, cheias de detalhes e com vários objetos se movimentando ao mesmo tempo na tela? A resposta pode até ser simples, mas o processo não. Para fazer esse tipo de animação, usamos basicamente partículas. O problema todo é a geração dessas partículas, que não são tão simples assim de se controlar.

Caso você já tenha tentado fazer isso em alguma ferramenta 3D como o Blender ou o [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]3ds Max[/BP], deve saber que em algumas situações é muito complicado, controlar esses objetos. Ainda mais quando partimos para ferramentas como o After Effects.

Como resolver isso? Sendo um tipo de animação complexa, uma opção pode ser usar ferramentas especializadas na criação de partículas. Existem softwares só para fazer esse tipo de animação? Sim, existem sim. Uma das opções mais usadas na indústria da animação e efeitos especiais é o Partilcle Illusion da Wondertouch.

Como ele funciona? Para ilustrar o seu funcionamento, encontrei um vídeo muito interessante que mostra o processo de animação e criação dessas partículas:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Bc7KdKSGwlo

Introdução ao Particle Illusion

O vídeo mostra os conceitos básicos, sobre o funcionamento do Particle Illusion. Ele começa mostrando os tipos de partículas prontos, que estão na biblioteca à direita da interface. Assim que escolhemos um tipo de partícula, uma pré-visualização fica disponível na parte superior em tempo real.

Depois que um tipo de partícula é escolhido, podemos adicionar o emissor das partículas no stage. Assim que ele estiver lá, podemos alterar os parâmetros dessas partículas como cores, velocidade e tempo. Tudo pode ser customizado.

Agora a parte mais interessante é a utilização de vídeos, como plano de fundo para a animação, assim fica fácil criar algumas composições muito legais. Por exemplo, veja esse vídeo que mostra a interação entre uma pessoa e as partículas geradas no Particle Illusion:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=p0BY7IQDYQQ

Vídeo caseiro

Interessante não é? Com a ferramenta certa e os vídeos gravados, podemos fazer vários tipos de composição.

Esse outro vídeo mostra ainda mais possibilidades com a ferramenta, agora já usando recursos avançados como a geração de máscaras de opacidade e composição com elementos em movimento. A composição com vídeos reais pode ser feita em ferramentas como o [BP:215]After Effects[/BP].

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Dpmi5pT8QzM

Show reel da Wondertouch

Ficou curioso para usar o Particle Illusion? Infelizmente eles não disponibilizam nenhuma opção do tipo PLE, para as pessoas que queiram apenas aprender a usar essa ferramenta. Mas existe uma versão demo, que funciona por um período de 30 dias disponível no web site da wondertouch. Caso você se interesse, o software está disponível para Windows e Mac OS X.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

18 comentários sobre “Particle Illusion: O segredo das animações com partículas”

  1. Parabéns Allan pelo blog. Estou acompanhando ele há algumas semanas e encontro aqui dicas muito úteis!
    Tenho acompanhado pelo Google Reader, assim sempre fico sabendo de cada novo post seu.
    Um abraço e continue com o bom trabalho!

    Guilherme Albuk
    VFX Artist
    Professor Melies – Illusion
    Curso de Efeitos Visuais e Composição

    http://guialbuk.com

  2. Como está Allan? Espero que tudo bem, achei muito interessante as informações que você passa, mas quanto ao Particle illusio, tive uma dúvida, pois não consigo adicionar meu vídeos no programa, se vc puder me enviar uma ajuda pelo email (michelcarelli@yahoo.com.br) eu agradeceria muito.
    Desde já agradeço e espero que continue com seu ótimo trabalho!

  3. Tenho um video(avi) em Widescreen(16.9), levo-o para particle illusion e crio os efeitos
    que quero, só que não consigo exportar em avi no mesmo formato(Widescreen) (16.9).
    Gostaria de ajuda se possivel. Desde já obrigado.

  4. Opa. Parabens pelo blog!
    Tenho uma dúvida sobre o PARTICLE ILLUSION 3.

    Como faço para colocar um video no programa adicionar os efeitos especiais com as particulas?

    Obrigado!

  5. Olá estou com a mesma dúvida do luís Felipe

    “Tenho uma dúvida sobre o PARTICLE ILLUSION 3.
    Como fazer para colocar um video no programa e adicionar os efeitos especiais com as particulas?”

    Você possui tutorial sobre este programa em português? Consegui fazer um download demo do programa acima mas meu inglês é super precário.

    Obrigado!

  6. Olá allan, haverá como baixar mais emissores para a biblioteca do particle illusion, pois os efeitos que que eu tenho ja estão batidos, voce sabe adiquirir mais efeitos??

  7. oi Allan blz?!
    primeiro parabens pelo blog, e…assim como outros “companheiros” que eu já li os comentários..não estou conseguindo0 adicionar meus vídeos no particle illusion!
    vc poderia me mandar alguma solução por email?!

    ->renatomp157@hotmail.com

    grato desde já!
    abraço!

  8. estou procurando alguns tutoriais para criar uma pequena animação do tipo naruto com o particle illusion
    se vcs tiverem ulgum tutorial que possa me ajudar E-mail me por favor e estou aberto para duvidas sobre o particle tambem opinioes bjs um abraçao

  9. Olá …
    Gostaria de saber sobre requerimentos do particle illusin 3.0 tenho 2 gb de ram e 80 de hd e quando estou fazendo testes com os varios efeitos o particle trava e me aparece uma tela azul, será que preciso reintalar o programa, minha placa e uma onbord, será que tenho que instalar uma placa de video para que funcione corretamente sem acontecer esse problema…
    Abraços…

  10. Oi alan.
    Gostaria de saber se tem como adicinar mais efeitos no illusion e tambem queria saber se você conhece algun programa que insira lifebars em videos tipo dos jogos de luta falou.

  11. Olá!!!
    Muito bom essa explicação, Parabéns…
    Instalei o Particle illusion, baixei alguns tutoriais que mostram como colocar video usar os efeitos…. Eu até consigo colocar o video que fica aparecendo naquele quadrinho pequeno no lado superior esquerdo (rosinha)…
    Porém eu não consigo visualizá-lo na área para colocar os efeitos, não consigo nem com fotos….. em alguns casos, eu dou play, e nada aparece, mas quando dou stop, ai o video ou imagem aparecem na área….
    Você pode me ajudar nesse caso ???
    Como posso colocar os efeitos, se não vejo o video ou foto?
    Se puder me ajudar, agradeço-lhe….
    Muito Obrigado……..

  12. ola tudo bem, bem eu estalei o PARTICLE ILLUSION todas as versões possivel,mas quando eu tento por uma video no formato “avi” não entra,ou qualquer outro formato não vai…
    então ele apresenta uma mensagem e fecha o programa não sei mais o que fazer,ou qual e o problema…por favor me ajudem desde ja muito obrigado..

  13. allan, o meu particle so aparece as opçoes para abrir projetos dele mesmo como faço para abrir videos e fotos ja tentei de tudo e não consigo, se puder me ajudar te agradeço. me manda por e-mail. muito obrigado.

  14. por favor, estou com um problema
    com o particle illusion, meus videos estão saindo sem audio, o que pode ser? sou iniciante.

  15. pessoal eu sei algumas coisas básicas sobre o particle illusion, sei por o video salvar editar etc, se quiserem algum tipo de ajuda adc eu no facebook meu email ta ae , meu nome de perfil e Marcio Veloso ok!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *