Essa semana estava ministrando aula sobre composição e efeitos em vídeo, quando me perguntaram; como era possível criar aquelas animações, cheias de detalhes e com vários objetos se movimentando ao mesmo tempo na tela? A resposta pode até ser simples, mas o processo não. Para fazer esse tipo de animação, usamos basicamente partículas. O problema todo é a geração dessas partículas, que não são tão simples assim de se controlar.

Caso você já tenha tentado fazer isso em alguma ferramenta 3D como o Blender ou o

[BP:215]3ds Max[/BP], deve saber que em algumas situações é muito complicado, controlar esses objetos. Ainda mais quando partimos para ferramentas como o After Effects.

Como resolver isso? Sendo um tipo de animação complexa, uma opção pode ser usar ferramentas especializadas na criação de partículas. Existem softwares só para fazer esse tipo de animação? Sim, existem sim. Uma das opções mais usadas na indústria da animação e efeitos especiais é o Partilcle Illusion da Wondertouch.

Como ele funciona? Para ilustrar o seu funcionamento, encontrei um vídeo muito interessante que mostra o processo de animação e criação dessas partículas:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Bc7KdKSGwlo

Introdução ao Particle Illusion

O vídeo mostra os conceitos básicos, sobre o funcionamento do Particle Illusion. Ele começa mostrando os tipos de partículas prontos, que estão na biblioteca à direita da interface. Assim que escolhemos um tipo de partícula, uma pré-visualização fica disponível na parte superior em tempo real.

Depois que um tipo de partícula é escolhido, podemos adicionar o emissor das partículas no stage. Assim que ele estiver lá, podemos alterar os parâmetros dessas partículas como cores, velocidade e tempo. Tudo pode ser customizado.

Agora a parte mais interessante é a utilização de vídeos, como plano de fundo para a animação, assim fica fácil criar algumas composições muito legais. Por exemplo, veja esse vídeo que mostra a interação entre uma pessoa e as partículas geradas no Particle Illusion:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=p0BY7IQDYQQ

Vídeo caseiro

Interessante não é? Com a ferramenta certa e os vídeos gravados, podemos fazer vários tipos de composição.

Esse outro vídeo mostra ainda mais possibilidades com a ferramenta, agora já usando recursos avançados como a geração de máscaras de opacidade e composição com elementos em movimento. A composição com vídeos reais pode ser feita em ferramentas como o [BP:215]After Effects[/BP].

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Dpmi5pT8QzM

Show reel da Wondertouch

Ficou curioso para usar o Particle Illusion? Infelizmente eles não disponibilizam nenhuma opção do tipo PLE, para as pessoas que queiram apenas aprender a usar essa ferramenta. Mas existe uma versão demo, que funciona por um período de 30 dias disponível no web site da wondertouch. Caso você se interesse, o software está disponível para Windows e Mac OS X.