A cebas disponibilizou mais alguns vídeos mostrando a integração do seu renderizador chamado finalRender, com o Autodesk 3ds Max. Caso você já acompanhe o Blog, sabe que a Cebas está sempre lançando novos vídeos para promover o seu renderizador, que por sinal é muito bom. O material apresentado nas galerias do finalRender são de excelente qualidade. Esse novo conjunto de vídeos, lançado no início da semana, fala sobre um recurso muito poderoso no finalRender chamado de Micro Triangle Displacement, representado também pela sigla MTD.

3ds max finalrender

Mas o que esse recurso faz? Como ele, podemos criar detalhamento nos objetos, usando apenas mapas de deslocamento. O que acontece é que os objetos que recebem o MTD acabam somente na hora do render, recebendo uma quantidade absurdamente maior de geometria. Isso só no momento do Render, ficando o modelo 3D extremamente leve para edição.

Quando esse tipo de ferramenta é mais usada? Imagine que você precisa criar um cenário, com uma paisagem montanhosa. Esse tipo de superfície apresenta vários desgastes oriundos da erosão dos ventos e chuvas. Isso faz com que a superfície seja bem irregular, com ranhuras e detalhes bem pequenos. Com o MTD, podemos criar uma superfície mais lisa e apenas na hora do render, adicionar esses pequenos detalhes, usando as ferramentas do finalRender.

Essa é aplicação apenas em paisagens, isso sem falar na integração com personagens e objetos em geral. Com ele podemos adicionar facilmente pequenas ranhuras aos objetos, que seriam mais difíceis de criar com modelagem direta no mesh.

O vídeo tutorial está dividido em três partes:

  • MTD para personagens: Aqui temos vídeos que mostram a aplicação do MTD em personagens importados do ZBrush ou do Mudbox. A ferramenta é usada para aplicar detalhes à pele do personagem.
  • MTD para Paisagens: Como eu já havia citado no texto, esse vídeo mostra a aplicação do MTD em paisagens, para adicionar detalhes à geometria.
  • Modificador MTD: Esse último vídeo mostra como funciona o modificador MTD, que o finalRender adiciona ao
    [BP:215]3ds Max[/BP].

Se você quiser assistir a mais esse vídeo tutorial da Cebas, visite esse endereço. Para saber mais sobre as possibilidades oferecidas pelo MTD, esse artigo no web site da Cebas explica todas as possibilidades oferecidas por essa ferramenta.