Os sistemas de compartilhamento de fotografias online como o Flickr e Picasa Web, são sem sombra de dúvida uma febre. Melhor ainda, eles são um excelente recurso da Web 2.0. Mas todos eles ainda possuem uma deficiência, ainda não conseguem editar as fotografias armazenadas nos seus respectivos sistemas. O que eles fazem é só catalogar e armazenar as fotos, formando um tipo de rede social. Pois agora podemos usar também uma solução gratuita para editar as fotografias online, com um sistema chamado FotoFlex.

FotoFlex Fotografias Online

Antes que você já se pergunte; será possível abandonar o Gimp ou o

[BP:215]Photoshop[/BP]? Ainda não, o sistema é recomendado apenas para edições simples e rápidas. Os profissionais não podem deixar de lado ferramentas como o Photoshop, para esse tipo de atividade. Mas os fotógrafos amadores, que não precisam de sofisticação, podem usar o sistema sem grandes problemas.

O FotoFlex inclusive se integra perfeitamente com o Flickr, Picasa Web e outros serviços de armazenamento de fotografias online. Isso mesmo! Podemos indicar os álbuns criados nessas ferramentas, para que o próprio FotoFlex, transfira os arquivos de imagem para edição.

Para enviar uma fotografia, podemos indicar um arquivo diretamente do nosso disco rígido ou então, apontar para uma URL que o próprio sistema, copia a fotografia também.

Mas quais as ferramentas de edição disponíveis? Quando acionamos o editor, temos algumas opções agrupadas em abas:

  • Basic Tools: Aqui existem ferramentas básicas para desenho e redimensionamento. Assim como opções para girar as fotografias e cortar a moldura.
  • Color Effects: Essa aba disponibiliza opções para alterar as cores da imagem. Podemos deixar a fotografia em escala de cinza, sépia e vários outros efeitos.
  • Distort: Para as pessoas que gostam de distorcer imagens, para que elas fiquem mais engraçadas, as ferramentas para isso estão aqui.
  • Beautify: Caso o objetivo seja melhorar as imagens, aqui temos algumas ferramentas disponíveis. Existe até uma opção para remover olhos vermelhos!
  • Text Tools: Como o próprio nome diz, aqui temos ferramentas para adicionar textos. Existem até balões prontos para adicionar a simulação de diálogos.
  • Advanced: Aqui temos as ferramentas mais surpreendentes para um editor online, existem opções para fazer seleção com varinha, capturar imagens diretamente de uma Webcam e ajustar a opacidade da imagem.

Todo o sistema é feito em Flash, sendo muito leve e rápido. Pelo menos nos testes que realizei com ele, tudo foi executado de maneira rápida. O único problema que encontrei, foi que o sistema apresentava erro no upload de fotografias, caso você não entre com um usuário e senha. Mesmo que ele especifique não ser necessário fazer isso.

Para os fotógrafos amadores, essa é uma ótima opção!