Ainda estão aparecendo mais vídeos provenientes da última Siggraph. Dessa vez foi uma entrevista realizada com Roland Hess, diretamente no stand da fundação Blender. O que aparece no vídeo não é de muita ajuda para os usuários mais experientes do Blender, mas mesmo assim podemos ter uma idéia sobre como o Blender estava sendo apresentado na feira. Assim como as animações e recursos usados no stand. Uma das animações que não poderiam faltar é aquela que mostra o processo de radiosidade, com uma sala cheia de figuras geométricas primitivas.

Entrevista Blender

Na entrevista ele fala sobre os recursos existentes no Blender como a possibilidade de criar animações, modelagem, simulações físicas e outros aspectos interessantes. A pessoa que está conduzindo a entrevista ficou muito interessada, pela possibilidade de integrar o Blender com outras ferramentas. Principalmente com a possibilidade de importar arquivos no formato 3DS.

Algumas pessoas me perguntam qual a função da radiosidade no Blender, pois no vídeo aparece um excelente exemplo de animação que usa a radiosidade, para aplicar iluminação diretamente no modelo 3D. Apesar de o resultado ficar um pouco distante do foto realismo, podemos atingir resultados muito interessantes com a radiosidade. Principalmente se você usar a [BP:215]Game Engine[/BP] para as animações.

No final da entrevista, o Roland Hess comenta um pouco mais sobre o sistema de simulação de fluidos. Inclusive, comentando que já é de conhecimento dele que alguns usuários estão usando o sistema do Blender para gerar animações e depois exportar os dados para outras suítes 3D, como o Lightwave. Parece que o simulador de fluidos está fazendo sucesso mesmo.

Caso você queira assistir a toda a entrevista sobre Blender, visite esse endereço. Infelizmente não existe nenhuma versão do vídeo publicado no YouTube ou similares. Para assistir ao material, será necessário usar o Quicktime.

Caso você esteja se perguntando; quem é Roland Hess? Ele é um dos desenvolvedores do Blender, sendo uma figura ativa na comunidade. Inclusive participou da produção do Elephants Dream, você pode encontrar o nome dele nos créditos do projeto.