Tutorial Adobe Premiere PRO: Curvas na Timeline

A timeline do Adobe Premiere, permite realizar vários tipos de operações para ajustar da melhor maneira possível a edição e montagem de vídeos. Hoje vou falar sobre um recurso muito interessante na timeline, que possibilita criar animações para algumas propriedades, usando curvas bezier, diretamente na timeline. Para exemplificar melhor o uso desse recurso, utilizarei um texto criado com o editor interno de títulos do próprio Premiere PRO. Caso você não saiba criar esses textos no editor interno do Premiere, pode usar qualquer objeto, até mesmo clipes de vídeo aceitam esse tipo de edição.

Adobe Premiere PRO 2.0 - Interface

Assim que o objeto estiver na janela de projeto do Premiere, arraste esse objeto até a timeline, para fins de teste posicione o objeto em qualquer canal de vídeo. Assim que ele for adicionado a uma seqüência na timeline, verifique se ele está com a exibição dos keyframes habilitada. Para isso o ícone apontado na imagem abaixo, deve estar sendo exibido, como um pequeno ponto branco.

Isso determina que os keyframes estejam sendo exibidos.

Adobe Premiere PRO 2.0 - Keyframes

Por último, verifique se a propriedade escolhida para a animação é a opacidade. Como podemos animar várias propriedades, precisamos escolher dentre várias como movimentação, escala, opacidade ou outra qualquer. Apesar do padrão para o Premiere Pro, seja exibir a opacidade, é sempre bom verificar.

Se tudo estiver correto, veremos uma linha laranja passando do inicio até o final do clipe de vídeo. Essa linha mostra o valor da propriedade selecionada. No nosso caso, ela mostra que o valor da opacidade está constante, já que a linha não sofre nenhum tipo de deformação. Com a ferramenta de desenho, poderemos deformar essa linha para criar variações nessa propriedade.

Adobe Premiere PRO 2.0 - Sequências

Agora, na barra de ferramentas acione a opção Pen. Depois que ela estiver acionada, com a tecla CTRL pressionada, clique sobre a linha laranja para criar novos nós. Repare que pequenos pontos brancos aparecem sobre a linha laranja.

Adobe Premiere PRO 2.0 - Ferramenta Pen

Com mais pontos, podemos alterar o valor da opacidade desse objeto ao longo do tempo. Criando assim uma animação. Nesse caso teremos quatro pontos com valores distintos para a animação em cada momento na timeline.

Adobe Premiere PRO 2.0 - Curvas

Caso seja necessário, também podemos alterar o tipo de curva usada. Clique com o botão direito do mouse sobre um dos nós (pequenos pontos brancos), para escolher o tipo. Existem até opções para adicionar automaticamente Ease In e Ease Out na animação. Esses parâmetros deixam a [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]animação[/BP] com movimentos mais suaves, no início e final da animação respectivamente.

Adobe Premiere PRO 2.0 - Tipos de curvas

A opção usada como padrão é a Linear, que cria linhas sem nenhuma curva. Mas escolhendo a opção Bezier, podemos fazer distorções na curva para deixar a animação mais ou menos suave. Assim que você escolher o tipo de animação, clique sobre um dos pequenos nós e deforme a curva.

Adobe Premiere PRO 2.0 - Curvas alteradas

Caso você tenha ficado curioso para aplicar essa mesma técnica, mas com outras propriedades. Clique com o botão esquerdo do mouse mesmo, sobre o nome Opacity. Isso fará o seletor de propriedades aparecer, escolha a propriedade desejada e altere as suas propriedades, com as curvas.

Adobe Premiere PRO 2.0 - Propriedades

Agora é só acionar o Play e verificar se a animação foi criada corretamente. Lembre que você pode aplicar essa técnica a praticamente todos os objetos no Premiere. Quase me esqueço de mencionar, a versão usada para esse tutorial foi o Premiere PRO 2.0.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Tutorial Adobe Premiere PRO: Curvas na Timeline”

  1. Olá amigo, seu site é muito legal: Muito bom, sempre com dicas novas, acompanho ele semanalmente.
    Tenho uma dúvida, se é que vc pode me ajudar. Estou pulando do adobe Premiere 6.5 para o CS3, mas quando vou exportar um projeto o encore está neurtro. o que faço para ativá-lo?
    Ficarei grato se receber uma resposta.

    At. Paulo

  2. ola gostaria muito de saber como posso fazer um titulo de introdução no dvd tipo aqueles titulos de Advertência por favor se tiver como ajuda me responda valeu obrigado desde ja

  3. “ola gostaria muito de saber como posso fazer um titulo de introdução no dvd tipo aqueles titulos de Advertência por favor se tiver como ajuda me responda valeu obrigado desde ja”

    Olá para fazer isto precisaras de um programa para fazer os menus, e a partir disso poderas colocar qualquer video para que comece antes do proprio menu.
    é só fazer o esquema.

    recomendo “adobe encore DVD”

    abraço

  4. boa noite, estou usando pela primeira vez o premier e estou tendo muita dificuldade, não consigo nem ao menos importar meus video.
    Quando importo não sei pra onde está indo. o formato que minha camera usa é o MOD. pode me dar uma ajuda, quem sabe um tutorial bem basiquinho.
    obrigado

  5. Ola,

    Tenho olhado seu trabalho e acho muito interessante, muito bom e mais ainda tão importante por ajudar a gente a trabalhar neste Adobe Preimiere 6.5.
    Amigo, estou com um problemão, para mim e lógico: Faço a captura em de uma camera Panasonic 7, sempre fiz e o que acontece é que de vez em quando, faço a captura no Video F:,lá aparece normal, com o tempo certo. Quando passo para
    fazer a edição ele vem zerado ou um segundo. Daí não faço nada e não sei onde mecher. Por favor, ajude-me.
    Obrigado pela atenção.

    warly

  6. Ola!! Gostei desse tuto q vc apresentou, sou iniciante e estou muito empolgado com o premiere e gostaria de alguns tutoriais para pode desenvolver no premiere e tb no Afeter Effect se possivel mande p o meu e-mail. (fb3m@hotmail.com)
    Agradeco a atencao desde ja.

  7. Olá, alguem aqui poderia me dar uma informação importante, ja conheço o premiere ha algum tempo, mas recentemente quis editar um video no formato MKV, ou melhor REAL MEDIA, e meu premiere CS3 alegou (unsuported format) tem algum jeito de’u importar REAL MEDIA no premiere????

    OBRIGADO

  8. Olá a todos, estou com um problema. Tenho um projeto montado no edius e queria abrir a timeline inteira no adooobe plemier (tenho o CS4, é possível importar no premier uma time line do edius?
    Se alguem poder ajudar agradeço.

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *