Tutorial 3ds Max: maquete eletrônica

Essa semana o 3dm3.com publicou outro tutorial de [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]3ds Max[/BP], dessa vez voltado a maquetes eletrônicas. Mais especificamente sobre a modelagem e renderização do teatro Schwerin, na Alemanha. O artista responsável pelo tutorial se chama Mohammad Saatchi, sendo ele um profissional especializado em visualização arquitetônica. Provavelmente você nunca ouviu falar sobre esse teatro na Alemanha, mas já posso dizer que edificações como essa, é um dos maiores desafios para qualquer pessoa interessada em fazer visualização arquitetônica séria. Isso mesmo, tudo devido à grande quantidade de detalhes e ornamentações presentes no edifício. O processo é totalmente diferente de um prédio comercial da atualidade, que apresenta superfícies lisas, para facilitar e baratear a construção.

Maquete eletrônica com 3ds max

Como de costume, o tutorial está em inglês. Então vou descrever alguns pontos importantes para as pessoas que ainda tem dificuldade em entender o texto lá. O autor começa apontando alguns problemas que ele enfrenta na seleção de referências para a modelagem. Ele só dispõe de fotografias em ângulos não muito favoráveis e a certa distância. Então ele não poderá usar muito essas referências fotográficas.

A modelagem teve inicio na parte frontal do edifício, com as colunas e pórticos presentes na entrada do edifício. Segundo o autor, ele não usou nenhuma medida específica, apenas teve o cuidado de usar sempre as mesmas proporções. O processo todo foi conduzido usando Box Modelling, com a criação de primitivas básicas que eram posteriormente convertidas para Editable Poly. Assim ficava mais fácil deformar os objetos.

Além do Box modelling, outras ferramentas como o Lathe foram usadas para criar objetos com um perfil mais cilíndrico.

Para fazer os tijolos na fachada, ele usou o Bevel no Edit Poly. Com isso não é necessário usar nenhuma textura para gerar a geometria necessária para representar os tijolos. Como a superfície que usar os tijolos é pequena, não vai gerar grandes problemas ao modelo.

Depois que a parte com os tijolos está criada, ele faz a união de todos os elementos para formar mo modelo do teatro. Mesmo não usando nenhuma textura, o tutorial mostra um bom exemplo de como usar Box Modelling para criar maquetes eletrônicas. Já que ele não tinha referências fotográficas da lateral dessa edificação, apenas a fachada foi criada.

Caso você queira conferir esse tutorial de modelagem, visite o 3dm3.com; maquete eletrônica com o 3ds Max.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

10 comentários sobre “Tutorial 3ds Max: maquete eletrônica”

  1. Olá Allan td certo???
    É eu gostaria de saber se vc não tem um tutorial direcionado a maquete eletronica p/ Arquitetura, eu trabalho com maquete mas eu as elaboro e texturizo no auto cad 2004 mas algumas texturas distorcen gostaria de começar a trabalhar com o 3dMax tenho o programa mas não sei nem iniciar se vc tiver algo que possa me ajudar eu agradeço…
    abraço

    Márcio Erlim

  2. Gostaria de saber onde consigo blocos dwg em 3D. Desde de ja meu muito obrigada.

  3. Olá Allan
    Sou pretenso iniciante na arte de maquete eletronica, visto que tenho verdadeiro fascinio pela criação virtual e que na região onde moro, tal arte é rara entre os especialistas m informática.
    Quero parabenizá-lo pelo seu excelente trabalho e, se possível, obter sua ajuda.
    Preciso deinir com qual software basico iniciar meus estudos sobre maquete eletronica, e, apesar de intensa pesquisa, ainda não consegui definir qual o melhor programa.
    Tenho brincado no Sweet Home 3D, que é muito fácil, simples, mas é claro, com nenhum recurso em termos de acabamento 3D.
    porém, ainda não encontrei nenhum programa com interface simples, pois sou completamente leigo no assunto.
    Agradeço se puder me ajudar.

  4. Boa noite Allan.

    Incrível o seu trabalho. Parabéns.

    Conheço o “básico” do 3d e pretendo fazer algumas maquetes eletronicas importando arquivos do cad. Vc teria algum material , tipo “passo a passo” para eu começar?

    Muito obrigado e mais uma vez parabéns pelo trabalho.

  5. ola, tenho que fazer uma maquete que represente a Grécia ou um dos seus pontos turísticos, mas não sei nem por onde começar. Peço que me dê uma idéia….
    Obrigada!

  6. Amigo gostaria de saber como faço para criar um babarito de um terreno com medidas exatas

  7. Olá, preciso muito da sua ajuda, tenho que fazer uma maquete eletronica de um cinema, trabalho da faculdade, preciso aprender em pouco tempo, preciso saber em qual programa eu posso fazer….obrigada

  8. Bom dia
    gostaria de uma opnião
    eu trabalho com projetos de balcões industriais, tipo padarias, restaurantes, enfim, faço td em auto cad
    depois exporto para o artilants para renderização, gostaria de saber se compensa usar o 3dsmax para renderização

  9. nossa esse site é muito bom adorei !!! com esse site apendi muito sobre arquitetura e olha que eu só tenho 10 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *