Essa semana o 3dm3.com publicou outro tutorial de

[BP:215]3ds Max[/BP], dessa vez voltado a maquetes eletrônicas. Mais especificamente sobre a modelagem e renderização do teatro Schwerin, na Alemanha. O artista responsável pelo tutorial se chama Mohammad Saatchi, sendo ele um profissional especializado em visualização arquitetônica. Provavelmente você nunca ouviu falar sobre esse teatro na Alemanha, mas já posso dizer que edificações como essa, é um dos maiores desafios para qualquer pessoa interessada em fazer visualização arquitetônica séria. Isso mesmo, tudo devido à grande quantidade de detalhes e ornamentações presentes no edifício. O processo é totalmente diferente de um prédio comercial da atualidade, que apresenta superfícies lisas, para facilitar e baratear a construção.

Maquete eletrônica com 3ds max

Como de costume, o tutorial está em inglês. Então vou descrever alguns pontos importantes para as pessoas que ainda tem dificuldade em entender o texto lá. O autor começa apontando alguns problemas que ele enfrenta na seleção de referências para a modelagem. Ele só dispõe de fotografias em ângulos não muito favoráveis e a certa distância. Então ele não poderá usar muito essas referências fotográficas.

A modelagem teve inicio na parte frontal do edifício, com as colunas e pórticos presentes na entrada do edifício. Segundo o autor, ele não usou nenhuma medida específica, apenas teve o cuidado de usar sempre as mesmas proporções. O processo todo foi conduzido usando Box Modelling, com a criação de primitivas básicas que eram posteriormente convertidas para Editable Poly. Assim ficava mais fácil deformar os objetos.

Além do Box modelling, outras ferramentas como o Lathe foram usadas para criar objetos com um perfil mais cilíndrico.

Para fazer os tijolos na fachada, ele usou o Bevel no Edit Poly. Com isso não é necessário usar nenhuma textura para gerar a geometria necessária para representar os tijolos. Como a superfície que usar os tijolos é pequena, não vai gerar grandes problemas ao modelo.

Depois que a parte com os tijolos está criada, ele faz a união de todos os elementos para formar mo modelo do teatro. Mesmo não usando nenhuma textura, o tutorial mostra um bom exemplo de como usar Box Modelling para criar maquetes eletrônicas. Já que ele não tinha referências fotográficas da lateral dessa edificação, apenas a fachada foi criada.

Caso você queira conferir esse tutorial de modelagem, visite o 3dm3.com; maquete eletrônica com o 3ds Max.