Muito se fala em reportagens e textos sobre computação gráfica, sobre os feitos de ferramentas como o 3ds Max, Maya e Blender. Inclusive citando os projetos que tiveram a participação dessas ferramentas. Mesmo oferecendo grandes vantagens para os seus usuários, algumas empresas como a Pixar, preferem criar as suas próprias ferramentas proprietárias, para não ficar dependendo das inovações oferecidas pela Autodesk ou outra empresa qualquer. Parece que a iniciativa da Pixar está fazendo escola, pois a ILM agora também está com uma ferramenta proprietária chamada Zeno. Mas o seu objetivo é diferente do Marionette da Pixar, que aparentemente oferece uma suíte voltada para animação apenas, deixando o trabalho de render para o RenderMan.

ILM Zeno

Mas a função do Zeno é diferente, segundo uma entrevista concedida por Cliff Plumer (funcionário da ILM) ao vfxworld.com, o objetivo do Zeno é funcionar como um Hub que conecta as várias ferramentas usadas pela ILM. Por exemplo, eles podem usar para a modelagem 3d apenas o Softimage e realizar as animações 3D todas no Maya. O problema de usar esse tipo de processo está na incompatibilidade de formatos. Sempre existem perdas e problemas na conversão entre as ferramentas.

Além de possibilitar essa integração entre as ferramentas, o Zeno também funciona como um gerenciador de projetos, semelhante ao que faz o alienbrain. Como a ILM possui uma equipe de desenvolvimento trabalhando constantemente no Zeno, novas funcionalidades são adicionadas com certa freqüência, para auxiliar nos projetos.

Segundo a própria entrevista hoje já é possível aplicar LOD (Nível de detalhe) para animações diretamente do Zeno. Além de oferecer uma série de truques para materiais e deslocamentos de geometria, diretamente no Zeno. Por exemplo, é possível criar superfícies de tijolos, apenas usando truques com shaders, sem a necessidade de criar geometria ou deslocer vétices.

Praticamente todos os filmes recentes, em que a ILM participou da produção, usaram o Zeno como ferramenta de apoio. Inclusive, vários estúdios que hoje empregam ex-funcionários da ILM fazem ofertas de compra para o sistema, de tão bom que ele é. Mas segundo Cliff Plumer, o sistema não está a venda e não é de interesse da ILM, entregar uma das grandes vantagens produtivas do estúdio.

O próprio George Lucas, gostaria de ter se aproveitado das vantagens oferecidas pelo Zenop, na produção do Episódio 2 do

[BP:257]Star Wars[/BP], mas naquela época a ferramenta ainda não estava pronta.

Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre o Zeno e o processo de produção da ILM, recomendo a leitura dessa entrevista no vfxworld.com.