Finalmente já está disponível a aula 05, do curso gratuito do SketchUp 6. Essa aula encerra o curso que teve no total 5 módulos e quase 90 minutos de aulas em vídeo, fora os exercícios. O foco principal dessa aula são os materiais, texturas e efeitos de pintura. Esse último assunto é um dos meus efeitos de pintura preferidos do SketchUp e tirando a facilidade com que ele modela objetos e maquetes eletrônicas, o seu grande diferencial.

Quer saber quais são esses efeitos de pintura? Pois veja a imagem abaixo, ela é um modelo 3D! Podemos até editar em tempo real esse modelo, fazer cortes, extrudes e outras operações. Tudo visualizando o modelo como um esboço 2D.

SketchUp Efeitos de Pintura

Diferencial por quê? Caso você já tenha tido alguma experiência com visualização arquitetônica ou pelo menos, pesquisado um pouco sobre o assunto. Já deve ter ouvido falar sobre o Piranesi. Essa é uma ferramenta que consegue transformar maquetes eletrônicas e modelos 3D em pinturas digitais. Claro que a sua maior aplicação é no mercado de visualização arquitetônica.

Bem, o Piranesi é pago e a sua vantagem fica na flexibilidade de formatos e efeitos. Mas com o SketchUp podemos criar os mesmos efeitos de maneira muito mais rápida e fácil. Sem mencionar o fato de ele ser totalmente gratuito!

Está interessado em fazer o curso? Pois visite http://eadallanbrito.com, para se inscrever e começar a fazer o curso hoje mesmo!

Já estou aqui gravando as aulas para o próximo curso que tentarei lançar na segunda mesmo! Esse curso será de Blender 2.44 – Intermediário, isso mesmo. Agora estou investindo em um curso mais longo, com um total de 9 módulos e recheado de exercícios para acompanhamento.

Esse será o primeiro curso que vou lançar na modalidade de assinatura, em que o usuário do sistema precisa fazer uma pequena contribuição para participar do curso. Nessa semana mesmo, estarei gravando outro curso de VirtualDub, para mostrar como é possível fazer edição e ajustes em vídeo com essa incrível ferramenta livre.

Caso você esteja se perguntando, esse será o fim dos cursos gratuitos? Não, pode ficar tranqüilo que as coisas devem continuar da maneira como estão. A cada 15 dias lanço um curso gratuito, com duração mais curta para as pessoas interessadas em conhecer ferramentas open source. Mas para fazer investimentos mais pesados, e trazer novidades e artigos em ferramentas proprietárias, o caminho dos cursos pagos é inevitável.