Sempre que apresento o Gimp, para profissionais que trabalham há anos com o Photoshop ou outras ferramentas semelhantes, a reclamação deles é a mesma. Torcem o nariz para a interface e janelas do Gimp. Além das diferenças de interface, algumas ferramentas que já estão presentes há várias versões do Photoshop, ainda não estão disponíveis para o Gimp. Esse é um problema, pertinente a todas as ferramentas livres. Dificilmente um software sem fins lucrativos (na área gráfica) terá condições de acompanhar uma ferramenta proprietária. Mas existem exceções.

No que se refere ao Photoshop, para os profissionais que trabalham com edição avançada de fotografia, o Photoshop ainda é imbatível. Mas já podemos substituí-lo em várias tarefas com o Gimp. Para ajudar ainda mais na tarefa de editar fotografias com o Gimp, surgiu o projeto GimPhoto. Esse é o mesmo Gimp, mas com algumas alterações na interface, para ajudar na tarefa de edição e ajustes em fotografias.

GimPhoto - Gimp Fotografias

Esse projeto não tem nenhuma relação com o GimpShop, que tenta reproduzir a estrutura de menus do Photoshop no Gimp. Mesmo não tendo como objetivo, copiar a interface do Photoshop, algumas coisa foram alteradas, como a organização dos menus. Mas os nomes e convenções usadas pelo Gimp continuam os mesmos.

Mas então o que foi alterado?

  • Apresentação dos menus usando o Clearlooks GTK Engines
  • Estrutura dos menus
  • Plugin: Save for Web
  • Plugin: Batch Process
  • Plugin: CMYK Separation
  • Plugin: Layer Style
  • Suporte a plugins do Photoshop
  • Ferramenta de gradientes aperfeiçoada
  • Novas tonalidades de gradientes para Web

Esses são alguns dos recursos que já acompanham o GimPhoto. Podemos adicionar esses recursos no Gimp? Sim, para teremos que adicionar manualmente os scripts necessários, para essas funções. Aqui tudo já vem instalado e configurado.

A ferramenta só está disponível para download, na versão para a plataforma Windows. O autor promete que em breve irá lançar uma versão para Linux. Por enquanto, se você é usuário do Gimp e usa a ferramenta para editar fotografias, esse é um download mais que recomendado. Pelo menos para testar a eficácia do sistema.

Para as pessoas que ainda usam o

[BP:215]Photoshop[/BP] para fazer edições básicas, como retoques de cores e redimensionamentos de imagem. Quem sabe não seja a hora de tentar usar uma ferramenta open source para essas tarefas simples? O seu bolso irá agradecer!