NodeJoe: Sistema de nós para materiais do 3ds Max

O 3ds max está para ganhar uma ferramenta que elabora materiais com base na composição de nós, de maneira muito semelhante ao que já acontece com ferramentas como o Maya e Blender. Sim, isso mesmo! O Blender possui essa funcionalidade e o 3ds Max ainda não! Deixando a rivalidade de lado, uma ferramenta chamada NodeJoe, promete trazer toda a facilidade do editor de nós para a criação de materiais e texturas no Max. Por enquanto a ferramenta ainda está em desenvolvimento, estando na sua versão beta 0.86, mas essa pode ser a oportunidade para que você conheça essa ferramenta.

NodeJoe - 3ds max - Node editor

A versão beta é gratuita para download, mas os desenvolvedores já avisam na página inicial, que as pessoas interessadas em testar a ferramenta, devem fazê-lo por sua própria conta e risco. Não há garantias que a ferramenta funcione corretamente.

O que a ferramenta oferece? Esse texto, foi retirado da página do desenvolvedor, apenas estou traduzindo:

  • Interface limpa e intuitiva, semelhante a do próprio 3ds Max
  • O uso da ferramenta é bastante simples, necessitando de pouco treinamento para a criação de materiais complexos
  • Podemos configurar atalhos de teclado para o NodeJoe de maneira fácil
  • A ferramenta é compatível com todos os materiais existentes no Max, até os provenientes de ferramentas externas como Mental Ray e V-Ray.
  • Não existe limitação para o número de materiais que o NodeJode pode manipular.
  • O layout dos nós é salvo diretamente dentro do arquivo com extensão .MAX.
  • Podemos interagir com a interface do Max, arrastando materiais para dentro e fora da janela do NodeJoe. Assim é possível adicionar de maneira fácil um material pré-existente a estrutura de nós.

A ferramenta será compatível com todas as versões do [BP:215]3ds Max[/BP], superiores a versão 6.

Esses são só alguns dos recursos disponíveis na ferramenta, provavelmente até o lançamento estejam disponíveis mais recursos.

O problema agora é fazer os usuários compreenderem o funcionamento dos nós! A grande maioria das pessoas usa a técnica da tentativa e erro, para criar os materiais e texturas com nós. Desse jeito, a criação de materiais com esse método será sempre experimental.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *