Clicky

Tutorial de modelagem com 3ds Max: Modelagem automotiva

O CGArena, publicou mais um tutorial de modelagem automotiva com o 3ds Max, dessa vez o carro modelado é uma Mercedes S600. Esse tutorial por sinal está muito completo. O autor do tutorial se chama Ali Ismail. Todo o tutorial é baseado na modelagem com Splines, envolvendo a criação e modificação de splines e posterior criação de superfícies, baseadas nessas linhas. Esse processo envolve a seleção, ajuste e edição de linhas e vértices, mediante o uso continuo das ferramentas de transformação e modificadores.

Modelagem Automotiva 3DS MAX

O tutorial começa com a seleção e ajuste das imagens de referência para o tutorial. Inclusive o autor enfatiza o quanto é importante selecionar uma boa imagem, para que seja mais fácil usar a referência.

Depois que as referências estão devidamente posicionadas, o autor passa para a modelagem em si. O próximo passo é criar as linhas de servem de base para a modelagem. Essas linhas contêm os vértices necessários, para que com a ferramenta Edit Spline, seja possível conectar essas curvas. Assim que as curvas estiverem conectadas, será possível criar as superfícies com o modificador Surface.

Aqui vale uma ressalva, caso você veja alguma parte do modelo com algum buraco, verifique se os vértices conectados formam faces com 3 ou 4 lados. Assim que as superfícies estiverem criadas o autor passa a explicar, como fazer a suavização correta dessas superfícies.

Na página 4 do tutorial, o autor faz algumas considerações interessantes sobre as possíveis dificuldades na modelagem. Primeiro ele aconselha a economizar na quantidade de Edge Loops, para que não fique complicado demais aplicar a suavização. Uma dica interessante, tentar desenhar o wireframe do modelo 3d sobre uma fotografia do carro, para estudar. Além disso, também é aconselhável observar o wireframe de outros modelos de carros prontos, para apresentar o melhor lugar para os edge loops.

A renderização do modelo é feita com o V-Ray. Não só a rendeirzação é feita com o V-Ray, mas os materiais do carro são todos baseados nos materiais do próprio V-Ray.

Para finalizar o autor ainda mostra algumas dicas legais de composição, para que seja fácil ajustar a renderização do modelo em uma fotografia real.

Caso você tenha interesse em acompanhar o tutorial, visite o CGArena, nesse link.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Jocelio Passos 20/07/2008 em 11:32 am

    Olá Allan como vai os trabalhos espetaculares??
    Me baseio em muitas coisas que voce faz, inclusive nos momentos de ”Help”rsrsrs…mais eu gostaria de saber de uma coisa,por acaso o livro que está sendo anunciado sobre modelagem automotiva trata-se de um trabalho em grupo do 3D Max + o Rhinoceros? ou neste livro mostra como utilizar os softwares independentes? tipo assim, modelagem somente com o 3D Max? ou Modelagem somente com o Rhinoceros?
    Um grande abraço Allan e sucesso para voce!!!

  2. wellington ciardulo 05/09/2008 em 10:04 am

    eu mexo com c4d max olhando os tutoriais do max modelo melhor no c4d vc pode me mandar tuoriasi de carros
    muito obrigado vizite o meu orkut procure por wellington ciardulo

  3. Aurélio de sá Barbosa 05/03/2010 em 1:21 am

    Allan,gostaria de saber se vc conhece algum livro que fale só sobre modelagem…só modelagem.E de preferência orgânica.Pois nunca´vi nada parecido e acho que ,quase na sua totalidade,a maioria dos livros tentam explicar de tudo um pouco sobre o max e acabam se perdendo na qualidade do ensino,por isso a minha preferência só em modelagem(a base).Se puder me ajudar ficarei grato.Valeu!

Deixar Um Comentário