Tutorial de modelagem com 3ds Max: Modelagem automotiva

O CGArena, publicou mais um tutorial de modelagem automotiva com o 3ds Max, dessa vez o carro modelado é uma Mercedes S600. Esse tutorial por sinal está muito completo. O autor do tutorial se chama Ali Ismail. Todo o tutorial é baseado na modelagem com Splines, envolvendo a criação e modificação de splines e posterior criação de superfícies, baseadas nessas linhas. Esse processo envolve a seleção, ajuste e edição de linhas e vértices, mediante o uso continuo das ferramentas de transformação e modificadores.

Modelagem Automotiva 3DS MAX

O tutorial começa com a seleção e ajuste das imagens de referência para o tutorial. Inclusive o autor enfatiza o quanto é importante selecionar uma boa imagem, para que seja mais fácil usar a referência.

Depois que as referências estão devidamente posicionadas, o autor passa para a modelagem em si. O próximo passo é criar as linhas de servem de base para a modelagem. Essas linhas contêm os vértices necessários, para que com a ferramenta Edit Spline, seja possível conectar essas curvas. Assim que as curvas estiverem conectadas, será possível criar as superfícies com o modificador Surface.

Aqui vale uma ressalva, caso você veja alguma parte do modelo com algum buraco, verifique se os vértices conectados formam faces com 3 ou 4 lados. Assim que as superfícies estiverem criadas o autor passa a explicar, como fazer a suavização correta dessas superfícies.

Na página 4 do tutorial, o autor faz algumas considerações interessantes sobre as possíveis dificuldades na modelagem. Primeiro ele aconselha a economizar na quantidade de Edge Loops, para que não fique complicado demais aplicar a suavização. Uma dica interessante, tentar desenhar o wireframe do modelo 3d sobre uma fotografia do carro, para estudar. Além disso, também é aconselhável observar o wireframe de outros modelos de carros prontos, para apresentar o melhor lugar para os edge loops.

A renderização do modelo é feita com o V-Ray. Não só a rendeirzação é feita com o V-Ray, mas os materiais do carro são todos baseados nos materiais do próprio V-Ray.

Para finalizar o autor ainda mostra algumas dicas legais de composição, para que seja fácil ajustar a renderização do modelo em uma fotografia real.

Caso você tenha interesse em acompanhar o tutorial, visite o CGArena, nesse link.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Tutorial de modelagem com 3ds Max: Modelagem automotiva”

  1. Olá Allan como vai os trabalhos espetaculares??
    Me baseio em muitas coisas que voce faz, inclusive nos momentos de ”Help”rsrsrs…mais eu gostaria de saber de uma coisa,por acaso o livro que está sendo anunciado sobre modelagem automotiva trata-se de um trabalho em grupo do 3D Max + o Rhinoceros? ou neste livro mostra como utilizar os softwares independentes? tipo assim, modelagem somente com o 3D Max? ou Modelagem somente com o Rhinoceros?
    Um grande abraço Allan e sucesso para voce!!!

  2. eu mexo com c4d max olhando os tutoriais do max modelo melhor no c4d vc pode me mandar tuoriasi de carros
    muito obrigado vizite o meu orkut procure por wellington ciardulo

  3. Allan,gostaria de saber se vc conhece algum livro que fale só sobre modelagem…só modelagem.E de preferência orgânica.Pois nunca´vi nada parecido e acho que ,quase na sua totalidade,a maioria dos livros tentam explicar de tudo um pouco sobre o max e acabam se perdendo na qualidade do ensino,por isso a minha preferência só em modelagem(a base).Se puder me ajudar ficarei grato.Valeu!

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