O CGArena, publicou mais um tutorial de modelagem automotiva com o 3ds Max, dessa vez o carro modelado é uma Mercedes S600. Esse tutorial por sinal está muito completo. O autor do tutorial se chama Ali Ismail. Todo o tutorial é baseado na modelagem com Splines, envolvendo a criação e modificação de splines e posterior criação de superfícies, baseadas nessas linhas. Esse processo envolve a seleção, ajuste e edição de linhas e vértices, mediante o uso continuo das ferramentas de transformação e modificadores.

Modelagem Automotiva 3DS MAX

O tutorial começa com a seleção e ajuste das imagens de referência para o tutorial. Inclusive o autor enfatiza o quanto é importante selecionar uma boa imagem, para que seja mais fácil usar a referência.

Depois que as referências estão devidamente posicionadas, o autor passa para a modelagem em si. O próximo passo é criar as linhas de servem de base para a modelagem. Essas linhas contêm os vértices necessários, para que com a ferramenta Edit Spline, seja possível conectar essas curvas. Assim que as curvas estiverem conectadas, será possível criar as superfícies com o modificador Surface.

Aqui vale uma ressalva, caso você veja alguma parte do modelo com algum buraco, verifique se os vértices conectados formam faces com 3 ou 4 lados. Assim que as superfícies estiverem criadas o autor passa a explicar, como fazer a suavização correta dessas superfícies.

Na página 4 do tutorial, o autor faz algumas considerações interessantes sobre as possíveis dificuldades na modelagem. Primeiro ele aconselha a economizar na quantidade de Edge Loops, para que não fique complicado demais aplicar a suavização. Uma dica interessante, tentar desenhar o wireframe do modelo 3d sobre uma fotografia do carro, para estudar. Além disso, também é aconselhável observar o wireframe de outros modelos de carros prontos, para apresentar o melhor lugar para os edge loops.

A renderização do modelo é feita com o V-Ray. Não só a rendeirzação é feita com o V-Ray, mas os materiais do carro são todos baseados nos materiais do próprio V-Ray.

Para finalizar o autor ainda mostra algumas dicas legais de composição, para que seja fácil ajustar a renderização do modelo em uma fotografia real.

Caso você tenha interesse em acompanhar o tutorial, visite o CGArena, nesse link.