Clicky

Como converter arquivos DWG em DXF?

Você já tentou se livrar do AutoCAD? Essa pode ser uma tarefa um tanto árdua, já que mesmo deixando de usar a ferramenta, para trabalhar com o QCAD, por exemplo. Ainda teremos que conviver com uma infinidade de escritórios e profissionais liberais que ainda usam o AutoCAD, como sua ferramenta de CAD. O problema de migrar para uma ferramenta que não seja o AutoCAD ou quem sabe até o ArchiCAD é que teremos que ler, visualizar e as vezes editar arquivos de projetos criados por esses outros profissionais, que trabalham com AutoCAD.

DWG Logo

No último ano, passei por uma experiência interessante. Trabalhei por um período, em um escritório que possuía uma única licença do AutoCAD 2000. Então, conseqüentemente só podíamos abrir e trabalhar com arquivos do [BP:215]AutoCAD[/BP] na versão 2000.

Qual o problema? Sempre é estávamos recebendo arquivos de projetos elaborados no AutoCAD 2006 ou até mesmo no 2007. Como fazer para abrir esses arquivos? Ainda mais se utilizarmos uma solução baseada em software livre, que geralmente só trabalha com o formato DXF?

Depois de sofrer um pouco por certo tempo, tentando convencer os desenhistas dos escritórios e empresas a sempre enviar os arquivos dos projetos, nos formatos DWG 2000 ou DXF, descobri uma maneira eficiente e gratuita de fazer a conversão. Dessa vez a própria Autodesk ajudou!

Existe uma ferramenta gratuita da Autodesk, chamada de DWG TrueConvert, que hoje foi incorporada ao DWG TrueView, capaz de converter e manipular arquivos DWG entre os formatos do AutoCAD 2007 até o 14! Para fazer o download, será necessário preencher alguns dados antes, no web site da Autodesk.

Com a ferramenta podemos converter arquivos criados no AutoCAD 2007 para o formato 14, sem perdas para o desenho. Antes que alguém pergunte, só podemos converter o arquivo, não é possível editar nada.

Mas e o arquivo DXF? Assim que tivermos um arquivo no formato do AutoCAD 14, podemos usar uma ferramenta oferecida pela Open Design Alliance, chamada de DConvert. Na verdade, essa ferramenta foi desenvolvida por um usuário de CAD, mas está hospedado na Open Design. Com o DConvert, podemos converter arquivos do formato DWG para DXF, sem perdas. O Dconvert também é gratuito.

Dconvert DWG para DXF

Então agora você já sabe como converter arquivos do formato DWG para DXF, sem perdas e usando praticamente qualquer versão do AutoCAD, mesmo as mais novas como o AutoCAD 2006 ou 2007.

2013-07-11T09:44:49+00:00 By |CAD, Maquetes Eletrônicas|14 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

14 Comentários

  1. Yorik 05/09/2007 em 2:40 pm

    Muito útil este artigo… valeu Allan.

  2. Dalai 05/09/2007 em 7:39 pm

    Com certeza um ótimo artigo. Útil até para quem usa o AutoCAD no windows.

    Mas será que o DWG true convert roda emulado no Linux?
    abraços

  3. Yorik 05/09/2007 em 11:15 pm

    Estou baixando tudo isso para testar no linux. tem um programa chamado lx-viewer que é baseado nas bibliotecas da opendesign, e que faz mais ou menos isso, converter dwg para dxf. Mas faz tempo que não está atualizado…
    No linux eu uso o acme cad converter que funciona bem com wine, e é gratuito com algumas restrições.
    Vou ver se o trueconvert roda emulado no linux, colocarei aqui o resultado.

  4. Yorik 09/09/2007 em 7:54 pm

    Hm bom tentei, não roda no linux.
    O Trueconvert usa a biblioteca .NET framework 2.0 da microsoft, e esses programas não rodam com o wine. Teremos que esperar o mono sair (implementação livre do .NET)…

  5. […] Se você não usa o AutoCAD ou Revit, pode encontrar problemas na visualização e uso de alguns dos arquivos, pois a maioria deles está no formato DWG. Para converter esses arquivos para o formato DXF que pode ser lido pela maioria das ferramentas de CAD, leia esse artigo que explica como converter de DWG para DXF. […]

  6. Ludmila 03/07/2008 em 9:55 pm

    Olá Allan,

    Estou precisando converter arquivos dwg para pdf e não consigo. Já baixei alguns conversores e ainda assim não tive sucesso. Converto para jpeg a partir do plot, gostaria de saber como converter de dwg para pdf da mesma forma.

    Obrigada

  7. marcos felipe 23/07/2008 em 11:22 am

    Ludmilla,
    é bastante simples…
    (irei explicar como faço)Você tem que baixar um programa chamado win2PDF(o autoCAD vai defini-lo como impressora!)…
    e instalar no seu pc,
    depois você faz uma impressão do arquivo dwg…
    Você só tem que alterar a impressora para a Win2PDF e usar o window> para definir o que vai sair no arquivo PDF…
    depois o CAD pergunta onde vai salvar e bingoo!
    Salvou um arquivo dwg em pdf

    ^^

  8. Walacy 30/09/2008 em 3:41 pm

    Algum link para o download do DConvert? com esse aí de cima eu não consegui…

    Obg

  9. Adriana Perez 27/11/2008 em 4:37 pm

    Como converter arquivos dxf em dwg, salvei meus arquivos para dxf e agora não consigo abri-los….

  10. Download gratuito de Blocos para AutoCAD e Revit « Sala de Aula Virtual 09/12/2008 em 9:14 am

    […] Se você não usa o AutoCAD ou Revit, pode encontrar problemas na visualização e uso de alguns dos arquivos, pois a maioria deles está no formato DWG. Para converter esses arquivos para o formato DXF que pode ser lido pela maioria das ferramentas de CAD, leia esse artigo que explica como converter de DWG para DXF. […]

  11. Daniel 11/07/2010 em 7:14 pm

    Oi Allan,

    Você poderia me dar uma luz…

    Salvei um arquivo dwg em dxf, mas quando abri novamente o arquivo, ele pede uma senha, uma mensagem de erro…

    veja:

    Error in BLOCK_RECORD Table
    Invalid symbol table record name: “” on line 8718.
    Invalid or incomplete DXF input — drawing discarded.

    Sabe como resolver isso?

    Abraços,
    DV

  12. Liang 28/07/2010 em 5:03 pm

    então pessoal
    para as pessoas que possuem AutoCad instalado
    é só digitar “SAVE” e colocar no final da extensão “.DXF”

    eu sempre fiz issu e nunca da erro

  13. Toso 10/08/2010 em 10:59 pm

    Eu tenho AutoCad 2000 instalado pelo PlayOnLinux que ajuda na instalação das dependências pelo Wine.
    O programa funciona muito bem pelo wine, o único problema que ainda não consegui resolver é que a impressora pelo wine não imprimi, mas ainda não tentei muito, pois não trabalho mais com autocad a um bom tempo, mas como curiosidade, e por ainda ter uns desenhos resolvi instaĺá-lo.
    Na época eu trabalhava muito fazendo desenhos 2D principalmente e recentemente tentei fazer o desenho Open Office Desenho e saiu parecido com os desenhos do Autocad, mas perde um tempo para aprender as configurações Open Office desenho, mas dá para fazer, até com as cotas parecidas.

  14. rubson 02/06/2011 em 7:45 pm

    o DConver da Aliance converte para formato dxf, foi uma excelente ajuda, pois utilizo o QCAD no linux , uma
    inclusão excelente no pacote Linux que adquiri.
    Me satisfaz e muito. Nem nos tempos de windows eu lucrei tanto.

Deixar Um Comentário