Você já tentou se livrar do AutoCAD? Essa pode ser uma tarefa um tanto árdua, já que mesmo deixando de usar a ferramenta, para trabalhar com o QCAD, por exemplo. Ainda teremos que conviver com uma infinidade de escritórios e profissionais liberais que ainda usam o AutoCAD, como sua ferramenta de CAD. O problema de migrar para uma ferramenta que não seja o AutoCAD ou quem sabe até o ArchiCAD é que teremos que ler, visualizar e as vezes editar arquivos de projetos criados por esses outros profissionais, que trabalham com AutoCAD.

DWG Logo

No último ano, passei por uma experiência interessante. Trabalhei por um período, em um escritório que possuía uma única licença do AutoCAD 2000. Então, conseqüentemente só podíamos abrir e trabalhar com arquivos do [BP:215]AutoCAD[/BP] na versão 2000.

Qual o problema? Sempre é estávamos recebendo arquivos de projetos elaborados no AutoCAD 2006 ou até mesmo no 2007. Como fazer para abrir esses arquivos? Ainda mais se utilizarmos uma solução baseada em software livre, que geralmente só trabalha com o formato DXF?

Depois de sofrer um pouco por certo tempo, tentando convencer os desenhistas dos escritórios e empresas a sempre enviar os arquivos dos projetos, nos formatos DWG 2000 ou DXF, descobri uma maneira eficiente e gratuita de fazer a conversão. Dessa vez a própria Autodesk ajudou!

Existe uma ferramenta gratuita da Autodesk, chamada de DWG TrueConvert, que hoje foi incorporada ao DWG TrueView, capaz de converter e manipular arquivos DWG entre os formatos do AutoCAD 2007 até o 14! Para fazer o download, será necessário preencher alguns dados antes, no web site da Autodesk.

Com a ferramenta podemos converter arquivos criados no AutoCAD 2007 para o formato 14, sem perdas para o desenho. Antes que alguém pergunte, só podemos converter o arquivo, não é possível editar nada.

Mas e o arquivo DXF? Assim que tivermos um arquivo no formato do AutoCAD 14, podemos usar uma ferramenta oferecida pela Open Design Alliance, chamada de DConvert. Na verdade, essa ferramenta foi desenvolvida por um usuário de CAD, mas está hospedado na Open Design. Com o DConvert, podemos converter arquivos do formato DWG para DXF, sem perdas. O Dconvert também é gratuito.

Dconvert DWG para DXF

Então agora você já sabe como converter arquivos do formato DWG para DXF, sem perdas e usando praticamente qualquer versão do AutoCAD, mesmo as mais novas como o AutoCAD 2006 ou 2007.