Você deve estar lembrado do Modo, ferramenta de modelagem com um conceito revolucionário, desenvolvido pela Luxology. Apesar de possuir um fluxograma de trabalho muito bom, ainda são poucas as pessoas que trabalham com o Modo na indústria de computação gráfica. Muita gente migrou para o Modo para fazer apenas a modelagem, ficando a parte de animação para outras ferramentas como o Maya ou Lightwave.

Para ajudar ainda mais na divulgação do Modo, a Luxology lançou um projeto chamado Luxology TV, que lança periodicamente uma série de tutoriais e artigos em vídeo, falando sobre o Modo.

Escultura digital Modo

Nesse espírito de divulgação, eles acabaram lançando cinco vídeos mostrando o processo de modelagem para cinco figuras humanóides. Caso você esteja estudando o processo de modelagem para personagens, esses vídeos são muito instrutivos, mesmo que você não seja usuário do Modo.

O processo usado para criar os modelos dos vídeos é a escultura digital, de maneira semelhante ao que acontece com o ZBrush.

Os vídeos são os seguintes:

Depois, o autor dos vídeos usa um busto humanóide como base, para somente com as ferramentas de escultura gerar quatro faces diferentes:

O destaque entre esses modelos em minha opinião fica para o Funny Old Man, já que a topologia do modelo apresenta mais detalhes, como as rugas da idade.

No web site também é possível fazer o download dos vídeos, no formato quicktime.

As ferramentas de escultura podem fazer maravilhas nos modelos 3D, adicionando detalhes que antes só eram podíamos aplicar com a ajuda de texturas. Até o próprio Blender ganhou um módulo de escultura digital, muito poderoso por sinal.

A dificuldade aqui está na familiaridade com essas ferramentas, que exigem uma percepção artística um pouco maior, em comparação com a modelagem feita por subdivisão ou NURBS. Caso você tenha alguma experiência com modelagem em argila ou outros materiais, já começa com certa vantagem. Só precisa aprender como funciona a ferramenta.

Se você tem o Modo, pode treinar a escultura digital com esses vídeos. Caso contrário pode aplicar os conceitos e topologias usadas neles para treinar no próprio Blender.