Essa semana finalmente conseguiu parar um pouco, para verificar o andamento do desenvolvimento para o modificador Bevel do Blender. Caso você seja novo no Blender ou nunca tenha passado por essa dificuldade, um dos recursos mais aguardados na modelagem, além da possibilidade de usar faces com mais de 4 lados, consiste na possibilidade de aplicar Bevel em arestas individuais no Blender. Você já tentou usar o Bevel existente no Mesh tools? Pois é, ele aplica o Bevel em todas as arestas do modelo.

Mas agora com o projeto Google Summer of Code, teremos um modificador Bevel para essa tarefa, que irá permitir selecionar apenas uma aresta para aplicar o modificador. Como uma compilação de testes está disponível no graphicall.org, resolvi fazer o download para testar e já temos um modificador funcional!

Resolvi fazer um vídeo para mostrar como funciona:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LMMeb-WcNSw

Preview do Modificador Bevel

Interessante não é? Você pode até estar se perguntando; porque o Bevel é tão importante assim?

Existe uma característica dos ambientes e modelos 3D, que precisamos sempre tentar quebrar, para atribuir um aspecto maior de realismo. Esse aspecto está relacionado à perfeição com que as arestas são formadas em 3D. Qualquer renderização que apresente um modelo 3D, com arestas perfeitamente retas, passa uma impressão de ambiente artificial.

Sempre que você quiser criar um ambiente realístico, usamos o Bevel para quebrar um pouco o aspecto artificial do ambiente. O termo usado pelos artistas 3D é “Chamfer Everything”.

Quando veremos esse modificador funcional? Bem, provavelmente só no Blender 2.50, que deve ser lançado agora somente em meados de Novembro ou Dezembro. O Blender 2.45 já está atrasado no seu cronograma, deveria ter sido lançado em Agosto, mas já estamos entrando em Setembro e ainda não temos notícia do lançamento.

A solução é esperar e aproveitar as compilações de teste disponíveis no graphicall.org, para conhecer as próximas ferramentas do Blender. Caso você tenha interesse em conhecer essa ferramenta Bevel, visite esse link no graphicall.org para fazer o download da compilação de testes (Windows). Se você usa Linux, use essa compilação.

Mas devo avisar que essa ainda é uma compilação experimental, instale e use por sua conta e risco.