Clicky

Download de músicas em MP3 para trilha sonora

Na última semana estava ajudando alguns alunos a criar um portfólio, com algumas imagens estáticas e animações produzidas durante as aulas. Os vídeos até que estavam ficando interessantes, mas faltava alguma coisa para complementar o material. Uma trilha sonora! Nenhum vídeo de portfólio está completo sem a adição de uma boa trilha, principalmente porque ninguém agüenta assistir a um vídeo de 2 ou 3 minutos, apenas com imagens estáticas ou trechos de animação, “mudos”.

Mas, ai vem à pergunta; que música colocar? Pior ainda, qual música usar sem infringir nenhum direito autoral com isso?

Audacity - Logo

Esse é um ponto fundamental, cuidado com o material que você usa nas suas animações. Ele pode estar protegido por direitos autorais. Mas hoje já é possível encontrar vários locais que oferecem músicas em MP3, para download gratuito, sob a licença creative commons.

Caso alguém esteja na mesma situação, resolvi compila uma lista com alguns web sites que oferecem esses recursos para download. Se você ainda tem dúvidas sobre a legalidade e como usar as músicas, a grande maioria dos web sites, possui uma página própria, comentando a licença de uso do material.

Vamos à lista:

  • OverClocked ReMix: Aqui temos várias músicas baseadas na trilha sonora de jogos famosos. Todas as músicas são remixadas.
  • Out of Obscure records: Grande coleção de músicas eletrônicas, gratuitas para download. Essa é uma mina de ouro, já que a grande maioria das trilhas de animação é de música eletrônica.
  • Public Domain 4U: Coleção com vários gêneros, músicas de domínio público de vários artistas.
  • ACIDPlanet: Comunidade de usuários do ACID da Sony.

Com essas músicas já é possível fazer um bom portfólio, com a adição de uma trilha sonora, sem a preocupação de usar material protegido por direitos autorais.

Mas cuidado! Não é só fazer o download da música e jogar lá no seu portfólio, tente sincronizar o ritmo da musica com as animações, transições e efeitos apresentados no vídeo. Isso passará a impressão de uma animação mais trabalhada, sem mencionar o domínio das técnicas de produção e animação.

Então, mãos a obra!

2017-04-11T11:16:17+00:00 By |Animação, Audacity|7 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. Henrique Zorzan 06/09/2007 em 10:58 am

    Allan até parece que adivinhou o que procurava 😀 era mesmo isto que estava precisando a alguns dias atrás, felizmente encontrei mas já estava preocupado de quando precisasse de novo de uma música como eu iria fazer… Agora ja tenho a solução, só mesmo seu blog para ter tanta informação útil reunida… Abraços… 😉

  2. Leonardo S. R. 06/09/2007 em 11:44 am

    Outra boa fonte de recurso sonoros é o http://www.archive.org .

  3. Mari França 01/03/2009 em 5:16 pm

    Olá valeu pelas informações. Show de bola.

  4. Paulo G. 09/05/2009 em 6:11 pm

    http://www.soundsnap.com/

    Melhor download de trilhas.

  5. JOÃO "TAKADA" 22/05/2009 em 9:21 pm

    Putz…vlw mesmo fera, isso vai me ajudar a colocar músicas em meu filme (produção independente, sem fins lucrativos)
    Fúria Alucinante
    Longa Metragem
    Produção Independente
    Sem Fins Lucrativos
    clicar em ANTERIOR para ver foto por foto e quem é o personagem na trama!
    abraço a todos

  6. Thaionan 12/05/2010 em 2:03 pm

    Como faço para colocar musicas em uma animação no after effects? Quando renderizo o video, a musica não toca.
    Por favor me ajude, é urgente!

  7. […] fim, o Allan Brito tem um texto com vários sites para conseguir músicas. Outro site interessante é o FindSounds, para efeitos sonoros comuns. É claro que cada […]

Deixar Um Comentário