Como o artigo que escrevi sobre blocos para AutoCAD está fazendo sucesso, resolvi escrever um para indicar outro recurso muito interessante, mas dessa vez que beneficia a todos que usam ferramentas 3D também. Principalmente as pessoas que produzem maquetes eletrônicas.

O web site em questão se chama e-interiors. Ele oferece uma biblioteca de mobiliário e objetos de design, com várias opções. Caso você conheça um pouco sobre design de mobiliário ou tenha preferências por designers, fabricantes ou materiais, o sistema de pesquisa do e-interiors, permite fazer vários filtros para encontrar os móveis e objetos desejados. Facilitando a vida de quem precisa encontrar um objeto específico.

Existe até a opção de fazer a pesquisa por marca! Por exemplo, se o objetivo for escolher apenas mobiliário e objetos da marca italiana Alessi. No sistema é possível escolher até esse tipo de filtro para as pesquisas.

e-interiors

Depois de uma rápida pesquisa você perceberá que nem todos os móveis apresentados lá disponibilizam modelos 3D para download. Mas podemos fazer filtros na pesquisa, para que os resultados mostrem apenas os móveis/objetos que possuem modelos para download.

Você pode estar se perguntando, mas qual a vantagem de usar esse sistema, se nem todos os móveis apresentados disponibilizam modelos 3D?

A vantagem aqui é que mesmo sem disponibilizar os modelos 3D, todos os móveis/objetos no sistema são ilustrados com várias [BP:215]fotografias[/BP] dos mais variados ângulos! Então, mesmo que não exista um modelo 3D, podemos usar as fotografias como referência para fazer a modelagem do móvel/objeto. No mínimo o sistema ajuda no trabalho de pesquisa pelas referências.

Os objetos e móveis estão divididos em oito categorias:

  • Móveis
  • Escritório
  • Banheiro
  • Cozinha
  • Luminárias
  • Pisos
  • Acessórios
  • Mobiliário urbano

Qual o formato dos blocos disponíveis para download? Tanto os blocos 2D como os 3D estão na sua grande maioria no formato DXF, que é compatível com a grande maioria das ferramentas 3D e de CAD.

Alguns blocos, principalmente os 3D às vezes podem vir com poucas faces e pequenos defeitos. Mas com eles já temos uma boa base, para elaborar os nossos próprios modelos. Pelo menos é mais fácil, criar uma nova topologia, usando um modelo 3D, ou você acha melhor modelar usando fotografias?

Se você estiver interessado, visite o e-interiors e depois de fazer o cadastro, necessário para acessar a biblioteca, pode começar a fazer o download dos Blocos e fotografias.