Para as pessoas que ainda duvidam da importância de um bom planejamento, para uma animação ou filme. Um exemplo muito interessante apareceu na Web. Para o filme chamado Shoot `em Up, o diretor Michael Davis, ainda não tinha o projeto em suas mãos e nem o roteiro aprovado pelos executivos do estúdio. Foi ai que ele resolveu investir em uma série de Animatics para mostrar aos executivos, como seriam as cenas de ação do filme. Apesar dos movimentos e desenhos parecerem simples, como você perceberá nos vídeos apresentados no artigo, o material impressionou tanto os executivos, que ele garantiu a produção do filme e a cadeira de diretor.

Veja dois trechos para os animatics usados no planejamento do projeto:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ES0BSuCVg4k

Animatic 1

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8Z_cx3y5bxw

Animatic 2: Aqui temos uma comparação com o Animatic e a filmagem com atores

Aqui vão alguns dados sobre o Animatic usado:

  • Tempo total: 17 minutos
  • Número de frames: 17.000

Passar a idéia que esse tipo de material é importante para o processo de animação é muito complicado, para os animadores que estão começando. Por quê? Provavelmente um misto de ansiedade e um pouquinho de preguiça, aquela sensação de que fazer um animatic e depois produzir a animação final será retrabalho.

Mas a idéia aqui é totalmente oposta, a elaboração do Animatic é importante para evitar o retrabalho. Já pensou você passar 1 mês trabalhando diariamente em uma animação, para depois perceber que as seqüências das cenas não ficaram boas? Com o Animatic é possível fazer esse tipo de avaliação de maneira rápida.

Antes de fazer um Animatic é importante investir em um Storyboard, para que você não se perca durante a montagem e produção da animação. Mesmo que seja para movimentos e objetos simples. Algumas pessoas costumam definir um Animatic como sendo um Storyboard animado.

Para produzir um animatic em 3D, podemos simplificar ao máximo os modelos 3D. Por exemplo, no lugar de usar personagens complexos, podemos substituir os elementos por cubos ou formas compostas por primitivas simples, como esferas e cilindros. Um animatic em 3D permite fazer testes com o posicionamento da câmera, para testar o enquadramento dos objetos, assim como validar a velocidade do movimento.

Siga o exemplo de Michael Davis, invista na pré-produção! Você só vai economizar tempo de produção e garantir a qualidade da sua animação.