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Tutorial de animação com Blender: Captura de movimento

Você já deve ter visto em vários documentários, empresas usando sistemas de captura de movimento para fazer animações. Esse tipo de sistema pode acelerar em muito o desenvolvimento de uma animação, principalmente com movimentos complexos. Apesar de ainda existirem estúdios de animação, como a Pixar, que evitam e até repudiam o uso desse tipo de tecnologia, vários animadores recorrem a esse tipo de recurso para acelerar a produção.

Existe até um termo comum, usado na indústria de animação para identificar a captura de movimento que é o Mocap. Uma abreviação para Motion Capture. Bem, você sabia que o Blender também suporta esse tipo de arquivo? Isso mesmo, importar arquivos com informações da captura de movimento no Blender é extremamente fácil.

Nesse tutorial, pretendo mostrar o processo usado para trazer essas informações para o

[BP:215]Blender[/BP]. A versão utilizada é a 2.44, sendo esse texto baseado em um tutorial publicado no feeblemind.tuxfamily.org.

O primeiro passo é visitar uma biblioteca de arquivos Mocap, e escolher um tipo de movimento e fazer o download do arquivo com extensão BVH. O web site indicado no link (mocapdata.com), possui vários arquivos para download, divididos em categorias como:

  • Walk – Caminhada
  • Skip – Equivar
  • Jump – Pulo
  • Sit Down/Stand Up – Sentar/Levantar
  • Tennis – Jogadas de Tênis
  • Soccer – Futebol (Esse fará sucesso!)
  • Fighting – Luta
  • Audience – Platéia
  • Karate – Golpes de Karate
  • Throw/Toss – Lançar e arremessar
  • Turn – Virada
  • Pose – Poses como normal, descansar, cruzar pernas
  • Accident – Animações de acidente
  • Pain – Dor
  • Joke – Risadas
  • Baseball – Cenas de Baseball
  • Wonam`s Behavior – Comportamento Feminino

Escolha uma das categorias para fazer o download do arquivo BVH, com as informações do movimento. Por exemplo, entrando na categoria Accident, podemos escolher vários movimentos diferentes. Assim que escolhemos o tipo de movimento, teremos quatro tipos de arquivo para escolher:

  • Autodesk FBX
  • Vicon C3D
  • Biodivision
  • Character Studio Biped

Escolha o arquivo do tipo Biodivision para o download.

Agora podemos ir até o Blender, o primeiro passo é acionar o menu File e depois na opção import, escolha Motion Capture.

Mocap - Blender Menu

Selecione o arquivo com extensão BVH, um pequeno menu com algumas opções para a importação aparecerá.

Mocap - Blender Import Options

As opções desse menu são as seguintes:

  • As Armature: Aqui podemos determinar que a animação seja representada com Armaduras do Blender.
  • As Empties: Com essa opção ligada à animação é representada com Empties.
  • Scale: Aqui podemos escolher um fator de escala para o objeto gerado.
  • Start Frame: Frame em que a animação começa a ser executada.
  • Loop Animation: Com essa opção, podemos determinar que a animação seja repetida em looping constante.

Se você quiser apenas fazer um teste, pode usar as configurações padrão do menu, não é necessário alterar nada.

Assim que importamos o arquivo, um objeto com os ossos e a animação já configurada será criado. Agora é só pressionar ALT+A para executar a animação.

Veja esse vídeo que mostra o procedimento:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HCNKt_VfDnI

Nota: Apesar de parecer lento no vídeo, o movimento dos personagens é normal e realista. Ele ficou lento devido à captura do vídeo.

Pronto! Agora é só criar um modelo 3D para cobrir os ossos e aproveitar essa enorme biblioteca de movimentos gratuita. Você está interessado em uma solução personalizada? Pois se prepare, esse tipo de captura de movimento envolve; ambientes e equipamentos especiais, que por sinal são muito caros!

Se você sempre quis fazer animação de personagens com o Blender, mas nunca teve muita intimidade com as armaduras e ossos, essa pode ser a sua oportunidade.

2017-04-11T11:16:15+00:00 By |Animação, Blender 3D, Vídeos|9 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

9 Comentários

  1. Drak 10/09/2007 em 4:32 pm

    Muito bacana este site! não sabia que tinha esses arquivos de forma gratuita, pena não ter nada na categoria de animais… animar um quadrupede, tipo um cavalo, gato e coisas assim, na minha opinião é mais complicado que um ser humano.

    valeu pela dica!

  2. Henrique Zorzan 11/09/2007 em 5:56 am

    Acho muito interessante e ótimo que o Blender suporte este metodo de animação. Mas na minha opnião pessoal acho que perde a graça de animar, com muito trabalho vemos o resultado final com outros olhos mesmo que os movimentos não sejam tão realistas… 🙂 Digo isso porque não gosto de usar nem modelos prontos. Abraços e mais um excelente artigo mostrando do que o Blender é capaz… 😉

  3. Paulo 11/09/2007 em 11:11 am

    pow muito bom esse tutorial gostei muito tenho muita dificuldade com o blende mais depois desse tutorial ficou muito facil bem que voçe poderia coloca um tutorial de como coloca um modelo por cima desse movimentos

  4. Fabio 12/09/2007 em 4:28 pm

    Gostei bastante do tutorial, porém estou tendo muita dificuldade em acrescentar um modelo por cima desses movimentos. Já tentei definir parent / child, já usei control-j, e até agora não consegui fazer. Caso possível, faça um tutorial ensinando como fazer isso.

  5. Alano 13/09/2007 em 10:26 am

    Olá, muito bom mesmo esse site. Parabéns Allan por descobrir isso. Também estou com a mesma dúvida do Fabio. Não estou conseguindo jogar uma textura por cima das armaduras. Se você puder nos ajudar Allan, já olhei no seu livro mas lá ensina ir do modelo para a colocação dos ossos.

  6. Antonio 28/06/2008 em 6:22 pm

    Estranho , se tento abrir os videos no you-tube não consigo!
    Se vou em biblioteca de arquivos mocap: pede instalação de pacote de idioma japonês!
    Muito estranho essa paginas do mocap, será que tem virus?

  7. Apoena 03/11/2009 em 2:48 pm

    Ola !

    Estou criando um Jogo, e queria usar mocap para os movimentos do personagem.

    Fiz alguns testes com um modelo simples, rodando na Blender game Engine.

    Usando arquivos bvh da biblioteca mocapdata.com .

    http://www.youtube.com/watch?v=XUokVlxIEZo&feature=channel

    Acho que ficou legal para um primeiro teste.

    Abraço!

  8. Rômulo Mota 01/04/2010 em 12:05 am

    Olá?
    conheco o blender a pouco tempo em média 8 meses,
    já fiz algumas modelagem com jacaré, elefante, pinguim e
    agora um bicho com a misturas de alguns animais
    que ficou massa cara… estou esqueletando da forma mais avançada porum video tutorial. mas preciso saber como
    modificar bones por objetos (shapes)

  9. Marlon 17/02/2014 em 4:02 pm

    Boa tarde Allan, tudo bem?

    Parabéns pelo trabalho, gosto muito do seu site, pretendo fazer alguns cursos também, mas agora tenha uma dúvida, quando aplico o modificar amarture para unir o personagem a armadura que peguei no mocap e depois tenho que pintar para ajustar a influencia, o meu personagem aparece bem longe da armadura, vc pode me ajudar como resolver isso por favor!

    Grande abraço!!!!

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