Já faz certo tempo que publiquei um tutorial, mostrando como começar a modelar com o Wings 3D. Caso seu interesse seja o Silo, voltado para o mesmo tipo de modelagem, tentarei reproduzir o mesmo procedimento. Inclusive o modelo que será trabalhado será o mesmo. Assim ficará fácil para todos que estão estudando, comparar as duas ferramentas. Sempre faço isso nas minhas aulas, quando abordo duas ferramentas de modelagem e os resultados são ótimos. A maioria dos alunos acaba decidindo por conta própria, qual ferramenta será adotada para os seus futuros trabalhos. Tudo baseado nas suas próprias experiências.

Para ajudar ainda mais, resolvi gravar um vídeo dessa vez. O processo de criação fica mais complicado, mas por outro lado é mais fácil de acompanhar.

Antes de começar, aqui vão alguns atalhos de teclado úteis para o Silo:

  • ALT+Botão esquerdo: Aciona o 3D Orbit
  • ALT+Botão do meio: Aqui temos a função Pan, que move a tela.
  • ALT+Botão direito: Aproxima e afasta o zoom
  • ALT+Scroll: Aproxima e afasta o zoom

Agora que você já conhece os principais atalhos, vamos ao tutorial:

Tutorial Silo 3D

O procedimento é bem parecido com o Wings. Primeiro precisamos criar uma primitiva geométrica, nesse caso um cubo. Aplicamos uma transformação de escala para deixar esse cubo mais achatado.

Assim que ele estiver mais achatado, precisamos selecionar as faces laterais e com a ferramenta extrude, criar pequenas extrusões. Isso possibilitará a criação de novas faces, necessárias para a elaboração do modelo.

Depois, precisamos selecionar as quatro pequenas faces, na parte inferior do modelo. Assim que elas estiverem selecionadas, acionamos a ferramenta extrude para criar os pés da cadeira. Para criar os detalhes dos pés, podemos fazer o extrude em três partes, como mostra o vídeo.

Agora podemos selecionar, na parte superior do modelo, duas faces posicionadas no mesmo lado do modelo. Assim que elas estiverem selecionadas, acione a ferramenta extrude e realize três extrusões. Essas extrusões devem ser espaçadas de maneira a permitir a criação de um encosto para a cadeira.

Para finalizar, devemos usar a ferramenta Bridge do Silo, para fazer a ligação entre as faces do encosto e das pernas da cadeira. Assim terminaremos o processo de modelagem.

Caso você nunca tenha conhecido o Silo, ele é um modelador por subdivisão, desenvolvido pela Nevercenter. Apesar de ser uma ferramenta proprietária, o Silo pode ser copiado para testes, por um período de 30 dias. Após esse período a ferramenta muda, para assumir uma licença do tipo PLE (Personal Learning Edition), podendo ser usada para fins de estudo. Além disso, podemos usar o Silo como um conversor universal de arquivos 3D, muito prático para transportar modelos 3D entre ferramentas.

Espero que esse tutorial ajude as pessoas interessadas em começar a usar essa incrível ferramenta!