Mais um tutorial publicado no CGArena, dessa vez mostra o processo de escultura digital com o Cinema 4D e o ZBrush. O tema do tutorial é Portrait of Silent Man, sendo uma das representações faciais mais realistas que eu já vi nas últimas semanas. Claro que uma boa parte desse realismo está associada ao uso correto eficiente das texturas, mas mesmo assim é um trabalho belíssimo tecnicamente. O autor desse tutorial, se chama Patrick Eischen, sendo ele usuário do Cinema 4D. Apesar de ser óbvio, resolvi salientar já que o objetivo dele com esse projeto, era comprovar a possibilidade de usar texturas realistas com o Cinema 4D. Pelo visto ele conseguiu.

Tutorial Cinema 4D e ZBrush

Como de costume nesse tipo de projeto, o artista começa indicando algumas imagens de referência que foram usadas no projeto. Essas imagens são a base para o início da modelagem. A técnica usada para construir o modelo é a subdivisão, começando por um cubo simples. Ele apenas comenta essa parte, no tutorial o cubo muda rapidamente para uma malha mais complexa. O tutorial não ensina o posicionamento dos edge loops, mas é possível usar os modelos apresentados para tirar as referências para o corte.

Assim que o modelo base da escultura está pronto, a mágica começa no ZBrush. Várias fotografias em alta resolução são aplicadas sobre o modelo base da cabeça, usando as ferramentas do ZBrush. Ele até indica um vídeo, ensinando a técnica para as pessoas interessadas em aprender.

Depois o tutorial se volta para a configuração dos materiais no Cinema 4D, isso mesmo o ZBrush serviu basicamente para o ajuste da textura no modelo. Lembrem que o próprio autor explica, que o objetivo dele era testar o Cinema 4D e não o ZBrush.

Caso você tenha interesse em conhecer o processo, algumas das configurações apresentadas nos shaders e canais de textura do Cinema 4D, são muito interessantes. Assim como as várias camadas de texturas necessárias para alcançar o realismo desejado pelo autor.

No final, alguns detalhes são adicionados ao modelo, como uma camiseta e a configuração da iluminação na cena.

Para conferir o tutorial, visite o CGArena, qualquer novidade sobre os tutoriais, eu publico aqui.