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Técnica para aliviar o estresse: Destruir objetos no Blender!

O que você acha de liberar um pouco o estresse com o Blender? Pode ser uma ótima opção! Vez ou outra aparecem reportagens na mídia, mostrando estabelecimentos que oferecem aos clientes e oportunidade de quebrar objetos, para liberar a raiva. Que tal fazer isso de maneira eletrônica e totalmente segura com o Blender? Com a Game Engine integrada do Blender, podemos fazer várias simulações físicas interativas, simulando um ambiente de jogo.

Hoje preparei um tutorial que mostra como usar novamente as ferramentas, que aprendemos no tutorial sobre rigid bodies com Blender. Mas com um pouco mais de interatividade. Os mesmos rigid bodies agora interagem com objetos controlados por comandos do teclado, se você sempre quis ser game designer, essa pode ser a oportunidade!

Deixando um pouco a brincadeira de lado, vamos ao que interessa. Dessa vez preparai o tutorial no formato de vídeo, assim como venho fazendo com outras ferramentas:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_AjjuWUYXrg

Tutorial Blender – Game Engine

Interessante não é? Esse é o preceito básico da interação na Game Engine do Blender. Caso você queira seguir a minha sugestão no vídeo e fazer um pequeno jogo de boliche, tente economizar nos detalhes do modelo. Dependendo das configurações do seu computador, modelos detalhados nesse tipo de interação, exigem muito do hardware.

Outra alteração interessante que você pode fazer; adicionar forças a transformações para as outras setas direcionais do teclado. Por exemplo, ao pressionar a seta direcional da esquerda, a esfera se desloca para a esquerda.

Quem sabe então, adicionar um obstáculo entre a esfera e os objetos. Para depois atribuir a alguma outra tecla uma leve força positiva, no eixo z. Isso fará a esfera pular, assim que a tecla for pressionada.

São inúmeras as possibilidades aqui, tudo vai depender da sua criatividade. Mas antes de adicionar novos elementos, lembre que para cada novo sensor, será necessário adicionar um novo controlador e o seu respectivo comportamento. Ligue os pontos, da mesma forma que foi mostrado no tutorial.

Pronto! Agora é só praticar a demolição e aliviar o estresse com o Blender! Antes de finalizar o tutorial, só para esclarecer as pessoas que não conhecem o Blender, essa é uma suíte 3D gratuita. Então, se você quiser tentar reproduzir os resultados do tutorial, vá em frente e faça o download do Blender sem medo algum. Ele é software livre!

Fiz esse pequeno comentário, porque sempre estou publicando tutoriais e textos sobre o Blender, considerando que as pessoas já o conhecem. O que pode não ser o caso, para os leitores que estão chegando aqui recentemente.

2017-04-11T11:16:14+00:00 By |Blender Game Engine, Vídeos|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. Thiago Sá 13/09/2007 em 9:43 am

    Saudações Allan,

    No momento falta-me tempo para inscrever-me em seu curso on-line, mas prometo encontrar algum :), enquanto isso, poderia me esclarecer uma coisa? A respeito da licença de utilização da Blender Game Engine, a Blender Foundation garante que a mesma pode ser utilizada comercialmente. Porém, há duas restrições especiais aplicáveis ao Game Blender:

    1. O jogo (.blend) não deve ser embutido dentro do player; significa que não posso distribuir o arquivo fonte juntamente com o game, isso não contradiz a natureza do projeto Blender, o qual é totalmente open source e voltado para sua comunidade?

    2. O jogo não deverá “chamar”, durante a execução, scripts Python que usem a Blender Python API; nesse caso, como proceder para utilizar scripts de minha autoria, caso possua conhecimento em Python, a qual é uma linguagem livre?

    Note que a Blender Foundation não expecifica o que faz e o que não faz parte da Blender Python API, fazendo com que o mais seguro (a melhor garantia de que o jogo poderá ser vendido), seja não usar scripts Python nos jogos.

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