Clicky

Revista gratuita sobre o Adobe Illustrator

Encontrar material de apoio para o Adobe Illustrator não é uma tarefa fácil, principalmente para os estudantes e pessoas que gostariam de ter mais contato com a ferramenta. A quantidade de artigos e tutoriais na internet é infinitamente superior, para ferramentas como o Photoshop. Aqui no Brasil, parece que o Corel Draw exerce um domínio, quase que unânime entre as gráficas rápidas. Mas quando o assunto é produção publicitária, o reinado passa para o Illustrator e o finado Freehand. Tudo isso graças à ineficiência do Corel, durante anos em fazer um gerenciamento de cores decente.

Revista Adobe Illustrator

Para ajudar as pessoas que queiram aprender mais sobre o Adobe Illustrator, encontrei um ótimo recurso gratuito, no caso uma revista eletrônica, chamada Illustrator World.com e-Magazine que aborda apenas assuntos relacionados ao Illustrator. Mesmo que você não seja usuário do [BP:215]Adobe Illustrator[/BP], vale à pena conferir o material e os tutoriais, para quem sabe tentar reproduzir em outras ferramentas. Pelo que vi, podemos fazer alguns deles até no InkScape!

Claro que o conteúdo está todo em inglês, mas para as pessoas interessadas e que conseguem ler de maneira razoável, textos técnicos a leitura é muito interessante.

Apesar de apresentar poucas páginas, apenas 24, o material é muito bem ilustrado, para uma revista que fala sobre ilustração vetorial, esse é um ponto obrigatório!

O conteúdo está dividido entre, analise de ferramentas do Illustrator e alguns tutoriais. Veja a lista com os conteúdos:

  • Color My World: Esse tutorial mostra como realizar o gerenciamento de cores no Illustrator. Desde o uso das cores do tipo CMYK, RGB até as cores para a Web.
  • The New look – AICS3: Como a revista é de Maio, eles fazem uma análise sobre as novas ferramentas do então recém lançado Adobe Illustrator CS3. Mesmo estando um pouco desatualizado, o artigo mostra como funcionam algumas das novidades.
  • Different Strokes for Different folks: Aqui temos um tutorial, abordando a criação e manipulação das linhas de contorno do Illustrator. Caso você tenha dúvidas de como alterar espessura, tipo e traço. Esse tutorial será muito útil.

Pronto! É só isso, eu sei que é pouco. Mas é melhor que nada.

Se você quiser fazer o download da revista, visite esse endereço no illustratorworld.com. Caso você tenha interesse, alguns números anteriores também estão disponíveis para download lá. Essa é uma ótima fonte de informação para o Illustrator, vamos esperar que eles publiquem mais números da revista.

2013-07-11T09:44:46+00:00 By |Ilustração|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Márcia Zamariano 24/06/2008 em 1:46 pm

    Prezado Allan
    Sou doutoranda na Universidade Estadual de Londrina – Paraná, e gostaria de saber de você se eu poderia usar o Adobe Illustrator para construir um modelo de Atlas. Trabalho em minha tese com toponímia, e um dos meus objetivos é propor a realização de um modelo de atlas e me indicaram este software/programa. Como fonte de pesquisa estou usando as cartas topográficas 1:50 e 1:100 do IBGE.
    Grata pela atenção

    Márcia Zamariano

  2. Allan Brito 24/06/2008 em 4:04 pm

    Olá Márcia,

    Pode sim, com o Illustrator você vai conseguir. Se você quiser tentar, que tal usar o Inkscape (www.inkscape.org) no lugar do Illustrator? Ele é open source e nele você consegue o mesmo resultado.

    Abraços

  3. Armando Lourenço 27/01/2009 em 1:49 pm

    Boa tarde SR.ALLAN
    Estou falando de Portugal.
    Estive pesquisando na Internet algum curso de VIDEO AULAS sobre o ADOBE ILLUSTRATOR. Encontrei um site “www.compra já.com.br” mas o cadastramento não prevê clientes do exterior. Podia-me recomendar, por favor algum curso de video Aulas sobre o Adobe Illustrator ?
    Fico-lhe antecipadamente agradecido pela ajuda que me possa dar.
    Cumprimentos
    Armando Lourenço

Deixar Um Comentário