Encontrar material de apoio para o Adobe Illustrator não é uma tarefa fácil, principalmente para os estudantes e pessoas que gostariam de ter mais contato com a ferramenta. A quantidade de artigos e tutoriais na internet é infinitamente superior, para ferramentas como o Photoshop. Aqui no Brasil, parece que o Corel Draw exerce um domínio, quase que unânime entre as gráficas rápidas. Mas quando o assunto é produção publicitária, o reinado passa para o Illustrator e o finado Freehand. Tudo isso graças à ineficiência do Corel, durante anos em fazer um gerenciamento de cores decente.

Revista Adobe Illustrator

Para ajudar as pessoas que queiram aprender mais sobre o Adobe Illustrator, encontrei um ótimo recurso gratuito, no caso uma revista eletrônica, chamada Illustrator World.com e-Magazine que aborda apenas assuntos relacionados ao Illustrator. Mesmo que você não seja usuário do [BP:215]Adobe Illustrator[/BP], vale à pena conferir o material e os tutoriais, para quem sabe tentar reproduzir em outras ferramentas. Pelo que vi, podemos fazer alguns deles até no InkScape!

Claro que o conteúdo está todo em inglês, mas para as pessoas interessadas e que conseguem ler de maneira razoável, textos técnicos a leitura é muito interessante.

Apesar de apresentar poucas páginas, apenas 24, o material é muito bem ilustrado, para uma revista que fala sobre ilustração vetorial, esse é um ponto obrigatório!

O conteúdo está dividido entre, analise de ferramentas do Illustrator e alguns tutoriais. Veja a lista com os conteúdos:

  • Color My World: Esse tutorial mostra como realizar o gerenciamento de cores no Illustrator. Desde o uso das cores do tipo CMYK, RGB até as cores para a Web.
  • The New look – AICS3: Como a revista é de Maio, eles fazem uma análise sobre as novas ferramentas do então recém lançado Adobe Illustrator CS3. Mesmo estando um pouco desatualizado, o artigo mostra como funcionam algumas das novidades.
  • Different Strokes for Different folks: Aqui temos um tutorial, abordando a criação e manipulação das linhas de contorno do Illustrator. Caso você tenha dúvidas de como alterar espessura, tipo e traço. Esse tutorial será muito útil.

Pronto! É só isso, eu sei que é pouco. Mas é melhor que nada.

Se você quiser fazer o download da revista, visite esse endereço no illustratorworld.com. Caso você tenha interesse, alguns números anteriores também estão disponíveis para download lá. Essa é uma ótima fonte de informação para o Illustrator, vamos esperar que eles publiquem mais números da revista.