Desde que escrevi sobre o vídeocast gratuito do fxguide, dois novos episódios foram lançados, os de número 13 e 14. Se você fez o download dos primeiros e gostou do conteúdo, esses novos episódios também estão muito interessantes. Caso você não conheça, o portal fxguide.com está lançando um vídeocast regular, sobre computação gráfica e efeitos especiais. O formato dos episódios é muito semelhante a um programa de TV, com apresentadores, matérias especiais, entrevistas e análises de ferramentas e softwares.

Autodesk Flame 2008

Os arquivos estão em alta resolução e disponíveis para download no fxguidetv. Como o material está em inglês, resolvi fazer uma pequena transcrição, sobre o conteúdo dos programas:

  • Episódio 13: O destaque desse episódio é uma entrevista com Doug Chiang, diretor de arte do aguardado Beowolf. Caso você nunca tenha ouvido falar sobre esse filme, ele é sobre a história épica de Beowolf, sendo totalmente produzido em computação gráfica. Isso mesmo, tudo! Não acredita? Pois veja o vídeo. A entrevista toma a maior parte do episódio, mas é muito interessante, Doug Chiang fala sobre o seu trabalho em Beowoulf e outras produções, assim como o seu novo estúdio de animação e efeitos.
  • Episódio 14: Esse episódio é focado na análise de novas ferramentas para efeitos visuais e animação. As novas versões do Autodesk Flame, Autodesk Smoke e o Nuke. Além dessas análises, uma reportagem muito legal sobre a produção de um comercial para a cerveja Guiness. Devo dizer que o comercial é ótimo! Uma verdadeira super produção. Para finalizar vem a análise das ferramentas.

Se você nunca assistiu nenhum dos episódios anteriores, então recomendo também os que tratam especificamente da Siggraph 2007, os de número 05 até o 12. Apesar de não ser possível fazer o download desses episódios, as matérias são ótimas! Principalmente as que abordam a produção de água realista do Surf`s Up e dos novos recursos para simulação física no 3ds Max.

Antes de fazer o download devo avisar que os arquivos são grandes, cada um tem aproximadamente 150 megas e a resolução do vídeo é de 960×540! Isso é maior até que qualidade de DVD.