Sem muito alarde ou comunicado oficial, a fundação Blender parece que já finalizou o Blender 2.45. Pelo menos é o que parece, um usuário descobriu que as versões para download dessa nova versão já estão no endereço download.blender.org, mas ainda não temos nenhum comunicado oficial. Já fizo download de uma dessas versões e parece ser o 2.45 mesmo, já que até a splash screen do DEF13 está lá, assim como eu havia previsto. Esse é um ótimo exemplo da aplicação do SSS no Blender.

Blender 2.45 Splash

Caso você não esteja acompanhando o desenvolvimento do Blender, essa é uma versão que trás apenas correções de erros e melhorias de desempenho. Nenhuma nova ferramenta foi adicionada. Então caso você queira fazer o download, espere apenas mais estabilidade e menos erros, mas nenhuma novidade.

Agora que o Blender 2.45 está começando a ver luz do dia, nos perguntamos como ficará o lançamento da versão 2.50? A previsão para essa versão era Novembro desse ano, mas como a 2.45 atrasou quase um mês, podemos esperar essa versão quem sabem para janeiro apenas. Até porque a quantidade de novidades prometidas para a versão 2.50, deve consumir uma grande carga de trabalho da equipe de desenvolvimento.

Mas não fique chateado, talvez tenhamos uma nova versão do Blender antes do que você imagina.
Uma troca de mensagens entre colaboradores da fundação, cogita a hipótese do lançamento da versão 2.46 do Blender!

Essa versão iria incorporar todos os projetos, provenientes do Google Summer of Code 2007, que devem estar praticamente prontos. Assim como o novo sistema de partículas, que já aparece em várias compilações de testes.

Caso você não lembre, esses são os projetos do SoC 2007:

  • Implementação de mapas do tipo Deep shadow
  • Criação de uma API de render para o Blender
  • Atualização do sistema de som
  • Suporte a shaders GLSL, para preview de materiais e texturas
  • Modificador Bevel

Isso é viável? Claro que sim, quem sabe com esse lançamento o pessoal da fundação possa trabalhar com mais calma na versão 2.50.

Então vá em frente e faça o download dessa nova versão, mas aguarde por novidades até novembro, seja ela a versão 2.46 ou quem sabe a 2.50. Tudo indica que dificilmente teremos grandes mudanças no lançamento de Novembro/Dezembro.

Mas com tantos novos recursos oriundos do SoC 2007, quem agüenta esperar?