Blender 2.45 disponível para download

Sem muito alarde ou comunicado oficial, a fundação Blender parece que já finalizou o Blender 2.45. Pelo menos é o que parece, um usuário descobriu que as versões para download dessa nova versão já estão no endereço download.blender.org, mas ainda não temos nenhum comunicado oficial. Já fizo download de uma dessas versões e parece ser o 2.45 mesmo, já que até a splash screen do DEF13 está lá, assim como eu havia previsto. Esse é um ótimo exemplo da aplicação do SSS no Blender.

Blender 2.45 Splash

Caso você não esteja acompanhando o desenvolvimento do Blender, essa é uma versão que trás apenas correções de erros e melhorias de desempenho. Nenhuma nova ferramenta foi adicionada. Então caso você queira fazer o download, espere apenas mais estabilidade e menos erros, mas nenhuma novidade.

Agora que o Blender 2.45 está começando a ver luz do dia, nos perguntamos como ficará o lançamento da versão 2.50? A previsão para essa versão era Novembro desse ano, mas como a 2.45 atrasou quase um mês, podemos esperar essa versão quem sabem para janeiro apenas. Até porque a quantidade de novidades prometidas para a versão 2.50, deve consumir uma grande carga de trabalho da equipe de desenvolvimento.

Mas não fique chateado, talvez tenhamos uma nova versão do Blender antes do que você imagina.
Uma troca de mensagens entre colaboradores da fundação, cogita a hipótese do lançamento da versão 2.46 do Blender!

Essa versão iria incorporar todos os projetos, provenientes do Google Summer of Code 2007, que devem estar praticamente prontos. Assim como o novo sistema de partículas, que já aparece em várias compilações de testes.

Caso você não lembre, esses são os projetos do SoC 2007:

  • Implementação de mapas do tipo Deep shadow
  • Criação de uma API de render para o Blender
  • Atualização do sistema de som
  • Suporte a shaders GLSL, para preview de materiais e texturas
  • Modificador Bevel

Isso é viável? Claro que sim, quem sabe com esse lançamento o pessoal da fundação possa trabalhar com mais calma na versão 2.50.

Então vá em frente e faça o download dessa nova versão, mas aguarde por novidades até novembro, seja ela a versão 2.46 ou quem sabe a 2.50. Tudo indica que dificilmente teremos grandes mudanças no lançamento de Novembro/Dezembro.

Mas com tantos novos recursos oriundos do SoC 2007, quem agüenta esperar?

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

10 comentários sobre “Blender 2.45 disponível para download”

  1. Tô baixando agora essa versão ! Você notou algum problema com essa versão Alan ?

  2. São boas novidades para o blender e para gente 🙂 E agora uma pergunta esta api de render está relacionada com o fato de o Blender poder vir ter uma melhor compatibilidade ou implementação com um maior numero de renders?

    Abraços

  3. @Maxwell: Até agora tudo normal, sem problemas.

    @Henrique: Sim, a idéia é oferecer uma compatibilidade maior. Então espere por novidades nos próximos meses.

  4. Galera eu instalei uma outra versão 2.45 que havia saido simplismemte tive que reinstalar o blender na minha máquina pq ficava travando toda hora, agora estou meio “cabreiro” e não sei se vou instalar esse negocio até sair a 2.5, se alguém passar pelo mesmo problema depois deixa recado aqui.

  5. O link não está mais funcionando.. parece que resolveram esperar mais um pouco

  6. Olá pessoal, eu tinha instalado a versão 2.44. Instalei a versão 2.45 mas não trocou a tela de entrada que continua com aquele bicho amarelo (parecendo uma largatixa heheheh). Depois instalei 2.45 RC 1 e 2.45 RC 2 disponivel no site do blender. Será que a atualização foi feita?

  7. vc nao teria o autocad portatil…to prendendo e fica mais facil..levar ele no meu pendriver

  8. jaqueline,

    O AutoCAD portátil é uma versão pirata do software. Eu recomendo que você não use essa versão! Sei que seria mais cômodo, mas você pode ter problemas e eu sou contra a pirataria.

    Que tal usar o QCAD ou VariCAD? Eles são open source.

  9. olá! gostaria de baixar o Blender, mas queria te perguntar se não seria melhor esperar o lançamento da próxima versão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *