Clicky

Tutorial AutoCAD: Dicas para plotagem com Layouts

Já faz certo tempo que não ministro aulas sobre AutoCAD, para ser mais exato quase 2 anos. Mesmo assim, para quem passou quase 8 anos trabalhando com uma ferramenta, ainda mais tendo que ministrar aulas sobre ela, fica difícil esquecer o seu funcionamento. É parecido com andar de bicicleta! Nos últimos dias um ex-aluno me procurou, pedindo por dicas sobre como fazer impressão no AutoCAD, para criar layouts para impressão em diferentes escalas. O que ele queira fazer era uma prancha de locação, para um projeto. Para as pessoas que não são da área de arquitetura ou engenharia, esse tipo de desenho precisa exibir geralmente a mesma figura, mas com tamanhos diferentes.

Para quem não sabe usar bem o

[BP:215]AutoCAD[/BP], uma cópia do objeto resolve. Mas ele dispõe de uma ferramenta chamada Layout, para o pessoal da antiga é o que chamávamos de Paper Space, até o AutoCAD 14. Com essa ferramenta de Layouts, podemos configurar a maneira com que as ilustrações são plotadas.

Na tentativa de ilustrar melhor a explicação, encontrei dois vídeos que mostram como realizar o processo. Os vídeos estão em inglês, mas com um pouco de atenção podemos entender ele tranquilamente.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NcSOqwirD9M

Vídeo 1

O vídeo foi produzido no AutoCAD 2006, mas os assuntos podem aplicados em outras versões. Tomei a liberdade de fazer uma pequena descrição dos vídeos:

  • No começo do tutorial o autor explica que o seu escritório está sem mobília alguma, divido a uma mudança. Então o áudio do tutorial está com muito eco. Isso não tem nada haver com o AutoCAD, mas é o início da narração.
  • Depois ele mostra os desenhos com os quais ele vai trabalhar no tutorial. Algumas elevações e uma planta baixa, com dados da instalação elétrica, demolição e outros. Um dado interessante em relação à planta; ele tem apenas uma planta, mas as informações sobre instalações elétricas e demolição, estão representadas na mesma planta. Apenas em Layers diferentes.
  • Assim que ele explica os desenhos, começa o tutorial em si. Repare que na parte inferior da Viewport do AutoCAD, existem duas pequenas abas. Uma chamada Model e outra Layout1, para entrar no modo de layouts para impressão é necessário clicar no Layout1. Esse nome pode ser alterado depois, mas Layout1 é o padrão que o CAD usa, quando iniciamos um arquivo.
  • Quando entramos no modo de Layout, repare que a configuração da interface muda para uma folha. Assim temos a visualização da impressão.
  • A primeira coisa que o autor faz no vídeo é excluir a viewport. Repare que existe um retângulo azul na folha, essa é a viewport. Imagine isso como se fosse um buraco na folha, que mostra exatamente os elementos desenhados na aba Model. Para editar o zoom e ajustar a visualização, dentro dessa viewport, acione um duplo clique dentro do retângulo. Assim podemos ajustar a visualização com as ferramentas de zoom do AutoCAD. Para sair, acione um duplo clique fora desse retângulo.
  • Depois que ele explica essa parte, agora é necessário verificar qual o tamanho da folha. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o nome Layout1. Escolha a opção Page Setup…
  • As outras opções desse menu, que abrimos com o botão direito são
    • New Layout: Cria um novo layout de impressão
    • From Template: Cria um novo layout, usando um modelo pronto. Podemos usar essa opção para já começar um layout com carimbo pronto.
    • Delete: Excluir um layout
    • Rename: Alterar o nome de um layout
    • Move or Copy: Mover e copiar um layout
    • Select All Layouts: Selecionar todos os layouts
  • Assim que ele entra na configuração das páginas, um menu com várias configurações pré-existentes aparece. O autor remove as páginas que ele já havia configurado anteriormente, depois clica no botão New, para criar uma nova configuração de página.
  • Ele coloca o nome do papel, de maneira a representar as suas dimensões.
  • Assim que ele termina de configurar o nome, aparece a janela de configuração para plotagem. Apesar de ser a configuração de plotagem, essa janela apenas determina o tamanho e opções do layout. Nada será impresso ainda.
  • A primeira coisa a fazer nessa janela é escolher um estilo de impressão.
  • Escolha uma impressora, no vídeo o autor escolhe uma impressora virtual, que gera arquivos PDF. Na área Paper Size, podemos escolher um tamanho para a folha.
  • No Plot Area, escolha a opção Layout e escala 1:1 mesmo. Para finalizar pressione Ok.
  • Repare que as configurações ficam na lista de páginas. Assim que acionamos um duplo clique sobre uma delas, a configuração é aplicada no layout.
  • Agora exclua a viewport padrão, escolha um layer apropriado, o autor criou um layer especial para as viewports chamado de viewport. Acione o comando mview, para desenhar uma nova viewport.
  • Essa eu não sabia, assim que você acionar o mview pressione entre 2 vezes para que a nova viewport seja criada, com o tamanho total da folha.
  • Para ajustar a escala dentro da viewport, selecione a viewport e clique com o botão direito sobre ela. Escolha a opção properties.
  • Na área Scale do menu de propriedades, determine a escala do desenho.
  • Assim que a escala estiver configurada, acione a opção Display Lock, para que o zoom dentro da viewport não possa mais ser alterado.
  • No final, o autor mostra como congelar layers, dentro de uma viewport. O comando utilizado é o vplayer. Assim que o comando é acionado, ele digita a letra f para acionar a opção freeze e depois informa o nome do layer que deve ser congelado. Confirme se o comando deve ser aplicado apenas na viewport atual (current), pressione ENTER para finalizar.
  • Assim ele conseguiu ocultar a parte elétrica da viewport. O mesmo processo é aplicado na parte de demolição.
  • Depois o autor cria uma nova viewport para a vista superior do telhado. Como a área ocupada pelo telhado é pequena, ele acaba fazendo uma nova viewport. Para redimensionar uma viewport, clique nos grips (quadrados azuis), para acionar o comando Stretch.

Esse foi o primeiro vídeo, com isso já aprendemos bastante sobre como funcionam os layouts. Agora no segundo vídeo, o processo continua.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0TodHywZXdY

Vídeo 2

  • Depois de alguns ajustes iniciais já abordados no primeiro vídeo, o autor mostra como criar textos diretamente no layout, para o carimbo e informações.
  • Cuidado com a escala do texto, porque nos layouts usamos tamanhos reais para o texto.
  • Para ajustar a escala das linhas tracejadas, o comando LTScale é acionado e depois mais alguns layers congelados.
  • Com os layouts finalizados, o autor altera os nomes dos layouts para facilitar a identificação dos mesmos.
  • Agora chega a hora de publicar, com o comando publish abrimos o menu com as opções de publicação. Esse menu permite plotar, vários layouts ao mesmo tempo, para o formato DWF ou para a impressora determinada na configuração da folha. Deixe a opção Layout tabs marcada, para publicar a informação dos layouts.
  • Depois podemos adicionar layouts de arquivos externos, clicando no botão add.
  • Assim que tudo estiver configurado, clique no botão publish e todos os layouts são plotados.
  • Só para finalizar o autor explica como excluir a linha que determina as viewports da impressão. Tudo no controle de layers.

Pronto! Agora com essas dicas espero que fique mais fácil entender como funciona o processo de impressão com layouts no AutoCAD.

2017-04-11T11:16:13+00:00 By |CAD, Vídeos|38 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

38 Comentários

  1. vvmj 21/09/2007 em 11:09 am

    Alan como faço para criar novas cenas para o kerkythea…
    O arquivo é o xml. faço, mando com a foto jpg e thumbs e não consigo…
    Voce pode me ajudar?

  2. ALexandre 09/10/2007 em 11:12 am

    Alan como que eu faço para criar um arquivo com as pranchas pré estabelecidas, ou seja, sempre quando eu for entrar no autocad eu ja tenho la no layout as folhas ja configuradas ( A0, A1…..) para não precisar configurar toda as vezes que for usar o AUtoCAD.
    Obrigado.

  3. Valter 10/10/2007 em 11:02 am

    Eu tenho prancha A1, se vc quiser eu mando por e-mail, acho que é mais indicada, mas se quiser vc cria e salva em dwg…
    Antes vc tem que saber as dimensões da prancha que é padrão de cada formato…

  4. Valter 10/10/2007 em 11:06 am

    Alan, ainda estou com alguns problemas com o kerkythea 2007, estou fazendo renderes boas mas as vezes ele não salva, não importa todas as texturas do sketchup… com a versão antiga não eu sei usar bem, estou optando pela nova porque já testei e as render são de ótima qualidade, acho que são melhores do que a antiga…
    Acho que kerkythea é um dos melhores do mercado…
    vou postar alguma das que fiz com KK 2007.

  5. julio cesar teles 05/05/2008 em 12:48 am

    gostei muito do tutorial postado por você , mas gostaria de saber como posso obter o video indicado por você, ajudaria mais na apredizagem.

    atenciosamente.

    júlio

  6. guilherme 11/02/2009 em 2:50 pm

    tenhu muitas duvidas nessa area de plotagen e escala..

    sabe onde tem uma apostila, cursos, qualque coiza que possa fazer eu entender isso !!!

    obrigado !!

  7. hiago 06/04/2009 em 1:16 pm

    Olá
    gostei muito da matéria!!
    mas ai quero saber qual o significado de plotar
    estou entrando em uma enpresa que faz esquadrilhas de aluminio e quero saber sobra o progama

    ficarei muito grato se me ajudar
    passar bem

  8. Emanuel S. 05/05/2009 em 2:55 pm

    Como sempre você disponibiliza um conteúdo sem par. obrigado pelas dicas. um forte abraço. Emanuel S.

  9. Solange 26/07/2009 em 1:37 am

    como faço para excluir um arquivo que ficou salvo no auto cad 2008 mas não abre?copiei ele do pendriv e agora nem abre enem apaga. grato!

  10. Gleison 30/07/2009 em 2:09 pm

    Olá, gostaria se alguém tem algum matérial de como faço para colocar meus desenhos em todos os formatos e diversas escalas, pois sei fazer vários desenhos mas não sei nada de como colocar nos formatos e nem escalas, e como faço para poder imprimir meu autocad é o 2006.

  11. Paulo Azar 06/10/2009 em 11:12 am

    Olá Allan,

    Estou trabalhando com o autocad 2009, a nossa copiadora usa a plotter hp 1050c plus. Recentemente, estou enviando desenhos com hatchs em gradiente e ar-sand. Quando vou visualizar o plt em meu micro vejo como eu defini a plotagem, está tudo ok, o mesmo ocorre com a copiadora quando visualiza o meu plt. Entretanto, quando imprime, vejo manchas sólidas (hatch) sobre o ar-send, ficando a desenho que deixei ordered front, nestas manchas e ocorrem falhas em algumas linhas. Saberia me dizer o que posso fazer para corrigir?

    Grato

  12. michael 15/10/2009 em 9:47 pm

    Qual o significado da extesao DWG no auto cad???

  13. Victor 23/10/2009 em 6:52 am

    Estou com duvida para o Auto Cad 2007, como imprimo mais de um layout de uma unica vez???

  14. Elbio barros 03/11/2009 em 10:35 am

    Porque alguns em arquivos os textos não saem na impressão? já verifiquei os layers, estão ligados. Se alquem puder me ajudar, desde já agradeço!

  15. Tatiana Carla 10/11/2009 em 8:03 am

    estou em pânico para imprimir em autocad 2009!!!!!! com urgência…..

  16. Daniela 25/11/2009 em 8:34 pm

    Alan, adorei a matéria.

    Gostaria de saber se vc pode me ajudar no seguinte, recentemente eu aprendi sobree as viewports, criei um layout bonitinho na escala 1:500 , usei o zoom , scale, 2xp, só que quando eu repeti o processo em outro desenho, quando dou o zoom 2xp ele fica muito maior e eu não entendo por que nem onde consigo configurar.

    Bjus

    Daniela

  17. Maria mendes 16/12/2009 em 7:29 am

    ao imprimir do autocad o texto aparece na visualização mas não imprime, como posso resolver este problema?

  18. Gean Pierre 18/12/2009 em 11:53 am

    Alan como que eu faço para criar um arquivo com as pranchas pré estabelecidas, ou seja, sempre quando eu for entrar no autocad eu ja tenho la no layout as folhas ja configuradas ( A0, A1…..) para não precisar configurar toda as vezes que for usar o AUtoCAD.
    Obrigado.

  19. Ana Izabel 08/01/2010 em 1:16 pm

    Como faço pra criar uma página de impressão num formato não existente (960x660mm), pra usar num plotter Xerox???
    Obrigada

  20. RAFAEL 21/01/2010 em 1:52 pm

    olá gostaria de saber se alguem conhece um forum que troca conhecimentoss sobre auto cad.

  21. Paulo Martins 08/03/2010 em 12:55 pm

    Caro Allan,
    Não estou conseguindo fazer com que o Hatch Gradient apareça no arquivo de plotagem (plt)…em vez do gradient aparece uma trama de linhas cobrindo o desenho…você poderia por favor me explicar onde está o meu erro?
    Uso o autocad 2009.
    Grato
    Paulo

  22. Nuno Fernandes 11/03/2010 em 2:42 pm

    Olá Allan

    Estou a desenhar num layout e queria copiar o desenho para o model, como é que faço.

    Abraço

    Nuno

  23. Francisco 27/04/2010 em 7:23 pm

    Como faço para definir o plot, ou seja as penas.

  24. José Fabio 28/05/2010 em 12:31 pm

    Estou tentando plotar um desenho no autocad em A3 mas quando seleciono o desenho ele não aparece no previos.
    O que de fazer para configurar minha plotagem corretamente para vizualizar meu desenho?

  25. Alexandre Junio Xavier 11/06/2010 em 10:09 am

    Alan como que eu faço para criar um arquivo com as pranchas pré estabelecidas, (com coordenadas) e sempre quando eu for entrar no autocad eu ja tenho la no layout as folhas ja configuradas ( A0, A1…..) para não precisar configurar toda as vezes que for usar o AUtoCAD.

  26. viny 26/06/2010 em 5:37 pm

    aula autocad

  27. willian 26/07/2010 em 11:52 am

    Tenho 3 arquivos em plt, gostaria de saber como faço para plotar.
    Obrigad

  28. Jse Raimundo 10/08/2010 em 3:20 pm

    como faço pra criar as coordenada e as escalas no layer

  29. Marcelo Magri 02/09/2010 em 12:53 pm

    Tenho dificuldade para fazer a plotagem de um desenho 3D como realistic, a imagem sai com as linhas grossa e distorcidas, já configurei as penas, mas não funcionou, plotando de outra forma, (hide) as linhas saem perfeitas, como devo plotar.

  30. Vanda Tirapicos 10/09/2010 em 12:20 pm

    Comprei uma hp 7000 para imprimir a totalidade do A3. Neste momento está acontecer-me o seguinte: no plot preview o desenho está totalmente inserido na àrea de impressão, ao imprimir comprovo que o desenho sai cortado. Mesmo depois de retirar a definição das margens do papel e colocar todos a zero.
    Quando selecciono o papel “sem margem A3”, o desenho sai de escala definida, aumenta o desenho, como se fosse um scale to fit.
    Não entendo, podem ajudar-me???

  31. Ana 11/04/2011 em 3:23 pm

    Olá como vai?

    Gostaria de saber o que é preciso fazer para a impressão sair em preto e branco porém com o gradiente que eu escolhi.
    Quando eu tento imprimir o desenho (tanto em cores como em preto e branco) noto que o gradiente não é imprimido. É alguma configuração na hora de imprimir? O que devo fazer?

    Muito obrigada!

    Ana

  32. CARLOS ALBERTO DA SILVA 03/09/2011 em 11:26 am

    quando nteto imprimir do autocad o texto aparece na visualização mas não sai impresso, como posso resolver este problema?

  33. Leandro 17/11/2011 em 3:39 pm

    Fala Alan!TudoBem?!Então mano, trabalho com auto cad 2010.E o que aconteçe, é que quando vou plotar, as penas ficam com um ponto de exclamação, impedindo de sair as linhas com os tamnhos certos. Como faço para desbloquear as penas? Obrigado Alan.Abração!

  34. Vanessa 03/01/2012 em 8:47 pm

    Boa noite Alan, estou com uma dúvida na hora de imprimir um desenho no autocad, se puder me ajudar agradeço. A duvida é a seguinte, quando abro a pagina page setap eu faço os seguintes passos: coloco pra imprimir em PDF, em uma folha A1, em plot area seleciono layout e em plot scale 1:1, com essa configuraçao quando imprimo as margens nao aparecem, porém quando coloco a opçao no plot area extents e seleciono fit to paper as margens aparecem. Nao tenho certeza se está correto usar essa opçao pois tudo que li até agora nao deixou muito claro, e usa-se sempre a opçao layout.
    Obrigada.

  35. Matheus de Paula 16/03/2013 em 7:39 pm

    olha, eu tava fazendo um projeto de planta no AutoCAD 2007, e fiz tudo normalmente, quando teriminei a planta, percebi que estava sem plotadora, e tinha feito a planta toda em 3D, salvei a planta no meu HD, mas quando fui reabrir a planta, na empresa, a planta estava zerada, todos os detalhes da planta estavam apagados, so aparecia a parede, e algumas barras de ferro q eu ja havia renderizado, a planta era muito grande, e toda constituida por medidas exatas, demorei quase tres dias fazendo a planta, converti ela toda em 3D, PELO AMOR DE DEUS ME AJUDA!!!

  36. Usuário cad 07/04/2015 em 1:00 pm

    Muito boa a dica para a conversão de vários layouts ao mesmo tempo em um único arquivo pdf. Valeu!

  37. Chayene Brittos 11/05/2015 em 10:46 am

    Bom dia!

    Cara, queria saber como muda a moldura no Cad, de um desenho já existente?

  38. Romenique 26/05/2017 em 2:02 pm

    Boa tarde,

    Já explodi a peça, apaguei todos os outros layers, apaguei as linhas sobre definidas mas infelizmente na hora de imprimir algumas linhas saem com uma espessura bem maior que as outras que tem o mesmo layer.

Deixar Um Comentário