Clicky

Como é gravado um programa de TV: Equipamentos e software?

Você já deve ter se perguntado isso, caso trabalhe com animação ou vídeo. Pois o pessoal do Metacafe resolveu fazer um pequeno making of, sobre como eles gravam o programa de TV deles, chamado de Metacafe News. O vídeo mostra os equipamentos e softwares utilizados, como o editor não linear, o prompter de câmera e outros equipamentos.

Um dos pontos interessantes do vídeo, eles mostram algumas dicas de iluminação para cenários com fundo verde, o chamado fundo infinito.

Bem, veja o vídeo e depois leia os comentários:

No começo do vídeo o apresentador explica que o cenário está sendo iluminado por ambos os lados, chegando até o fundo verde. Depois o cenário virtual é desligado na mesa, para que possamos ver o fundo do cenário real. Esse tipo de cenário pode ser conseguido com tecido especial ou pintura. O segredo dele é a iluminação, deve ser forte e uniforme. Claro que a iluminação deve ser feita de maneira a deixar a cor verde, constante e com o mínim o mínimo de interferência.

Depois ele comenta os itens de iluminação necessários para gerar a iluminação do ambiente, sem a criação de sombras fortes. Pelo que o apresentador comenta, o custo é bem baixo, aproximadamente 10 ou 20 dólares cada.

Outro ponto importante, a tela verde precisa estar bem esticada para evitar dobras que podem gerar sombras. Isso torna mais difícil o trabalho de edição.

Mais uma dica, a iluminação da tela verde deve ser feita de maneira diferente do apresentador. Para ele, existem dois spots que geram a iluminação separadamente.

Podemos tirar uma lição desse processo de iluminação, para ambientes 3D. Repare que uma luz apenas em um ambiente não resolve a sua iluminação. Precisamos criar uma série de pontos de luz, para gerar um bom ambiente. Tenha isso em mente quando for criar a iluminação de uma cena, mesmo para ambientes externos, sempre será necessário criar mais pontos de luz para suavizar as sombras.

Para finalizar, ele mostra como fazer o processo de Chroma Key no Adobe Premiere CS3. Ele comenta e eu reforço, o processo para remover o fundo verde é semelhante em outras ferramentas de edição. Existe um filtro chamado Chroma key no [BP:215]premiere[/BP], simplesmente clique e arraste o filtro. Depois é só indicar a cor que deve ser removida.

Esse é o link direto para o vídeo.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Michel 18/09/2007 em 4:22 pm

    Só encontrei teu site hoje, mas já curti muito…
    Continuarei navegando e frequentando!!
    Continue com o belo trabalho..
    Abraço, paz e sucesso!
    Michel

  2. Marcelo 26/09/2007 em 9:35 am

    Cara adorei o seu site muito bom 10 mesmo ta de parabéns, to começando na área de vídeo to tentando fazer as minhas próprias produções, meu maior problema hj é a iluminação fico perdido sobre qual iluminação é ideal (fluo recente ou incandescente) , se vc pudesse me indicar algum livro ficaria muito grato, valeu mesmo por ter colocado esse material na internet me ajudou bastante.

  3. Julio Garotinho 02/03/2008 em 2:20 pm

    É muito bom! É maravilhoso!!!

Deixar Um Comentário