Clicky

Inkscape como editor de arquivos PDF gratuito

Se você acompanha o blog com certa freqüência, deve saber que o projeto Google Summer of Code 2007, está patrocinando o desenvolvimento de novas ferramentas para o Blender. Além do Blender uma série de outras ferramentas está participando do projeto, ganhando novidades e melhorias no seu código.

Uma dessas ferramentas, que está ganhando novas funcionalidades é o InkScape. Dentre as melhorias propostas, está a possibilidade de importar arquivos no formato PDF, o que tornará o InkScape em um editor de arquivos PDF open source.

Logo InkScape

Além da possibilidade de importar esses arquivos PDF, teremos as seguintes melhorias no InkScape:

  • Melhoria na configuração de textos: As ferramentas de edição de texto foram totalmente reformuladas. Esse projeto tenta melhorar o processo de edição e ajustes para textos, que sempre foi limitado em relação à edição de linhas.
  • Ferramentas de edição 3D: Várias ferramentas 3d permitem a edição e deformação de linhas e objetos, para formar desenhos em perspectiva. O InkScape também está ganhando uma ferramenta semelhante, com ela poderemos editar e deformar uma ilustração para simular uma perspectiva com pontos de fuga.
  • UI para efeitos em arquivos SVG: O objetivo desse projeto é facilitar a criação de uma interface para adição de filtros, com efeitos para ilustrações vetoriais.
  • Suporte melhorado a arquivos rasterizados: Aqui temos um projeto que tenta integrar algumas funcionalidades do ImageMagick, ferramenta open source para edição de imagens bitmap. Assim o InkScape poderia ganhar mais opções para aplicar filtros e efeitos em imagens bitmap.
  • Importar e exportar para o openclipart.org: Agora será possível importar e exportar ilustrações da biblioteca online openclipart.org, isso será feito de dentro do próprio InkScape.

Como você pode ver, a quantidade de novos recursos é considerável. Quando teremos essas novidades implementadas no InkScape? Ainda é cedo para dizer, mas o prazo do SoC 2007 termina esse mês, então acredito que seja apenas questão de tempo. Muito em breve teremos uma versão do InkScape com essas melhorias, assim como acontece com o Blender também.

Atá lá, visite o web site oficial do projeto soc 2007. Caso você use alguma ferramenta livre ela pode estar presente na lista, assim é possível saber quais idéias foram apresentadas para melhorar a ferramenta.

O Scribus está lá!

2017-04-11T11:16:12+00:00 By |Scribus|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. Wagner de Queiroz 09/07/2009 em 2:15 am

    o Inkscape vem ganhando novos recursos a cada dia. Esta saindo a versao 0.47 e ja edito pdf no inkscape a quase um ano. Sim, é um recurso que funciona. Entretanto é bom avisar que o inkscape só trabalha uma unica página. Nao que seja uma limitação dele, na verdade é uma limitação provisória, pois o inkscape foi criado para desenho vetorial. Eu nao consigo mais usar o CorelDRAW depois que conheci o inkscape.

    Infelizmente o Scribus (que edita varias páginas de texto) não aceita algumas coisas feitas no inkscape, como transparencia, alguns degradês, e o Blur, (O inkscape é um fork do scribus para quem não saiba e abre SVG que é o formato do INkscape)

    Mas, como eu disse, nao consigo mais usar nada depois que migrei pro inkscape.

Deixar Um Comentário