Seguindo o rastro do Blender 2.45: Mais opções de Raytracing

Agora que o Blender 2.45 foi oficialmente lançado pela fundação Blender, podemos confabular sobre o que está sendo desenvolvido para as próximas versões. Já comentei algumas ferramentas que provavelmente devem aparecer na versão 2.46 ou 2.50, mas faltou falar sobre o que está disponível no SVN. Novas ferramentas para reflexões nos materiais estão quase prontas, provavelmente que por questão de tempo elas acabaram não entrando na versão 2.45, mas quem sabe na próxima.

Para testar essas novas funcionalidades, fiz o download de uma compilação de testes disponível no graphicall.org, para testar essas novas reflexões. Aparentemente o material foi compilado com o código da versão 2.45.

Assim que abrimos essa versão, temos a impressão que nada mudou. Mas o painel Shading apresenta algumas alterações.

Blender 2.45 - SVN 01

Repare que o menu RayMirr está com muito mais opções, além da organização dos botões que foi reformulada. Mas que novas opções são essas? Agora podemos fazer reflexões borradas e criar objetos transparentes borrados também. Esse era um recurso que só podia ser realizado com o uso do YafRay, mas agora podemos fazer diretamente no Blender!

O segredo para criar esse tipo de reflexão está no uso do parâmetro glossy. Ele começa com valor igual a 1, quando diminuímos esse valor, a superfície começa a apresentar reflexões borradas ou transparência borrada. Veja o seguinte exemplo, para fazer uma reflexão usaríamos apenas o botão RayMirror e depois aumentando o índice de reflexão o objeto começa a refletir o seu entorno.

Blender 2.45 - SVN 02

Se, além disso, agora passarmos a diminuir um pouco o valor do Gloss. Veremos imediatamente no preview do material a reflexão ficando borrada.

Blender 2.45 - SVN 03

Veja o resultado da aplicação dessa ferramenta em uma cena.

Blender 2.45 - SVN 03 - reflexão borrada - raytracing

A mesma coisa se aplica aos objetos transparentes, veja o resultado quando ligamos a opção Ray Transp.

Blender 2.45 - SVN 05

Com isso podemos fazer a simulação de objetos com transparências complexas, como vidro “jateado”, muito usado em ambientação e na construção civil.

Blender 2.45 - SVN 03 - Vidro Jateado - raytracing

Gostou? Que tal fazer o download dessa versão e testar? Mas já devo avisar que essas ferramentas ainda estão em desenvolvimento, então faça o download por sua conta a risco. Não existem garantias que a compilação irá funcionar. Calma, não é tão ruim assim, mas às vezes esse tipo de ferramenta cria uma expectativa muito grande, e quando vamos testar a versão não funciona.

Como será que esses recursos devem interagir com o Yaf(a)Ray? Bem, como ainda não existe sequer previsão para uma versão RC1 do Yaf(a)Ray, fica difícil fazer uma previsão. Mas como o Blender está ficando cada vez mais sofisticado, quem sabe em pouco tempo teremos um sistema de renderização e iluminação, que possa substituir o YafRay? Só o tempo dirá.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

11 comentários sobre “Seguindo o rastro do Blender 2.45: Mais opções de Raytracing”

  1. Era bom que isso acontecesse, que tivessemos um renderizador interno mais poderoso, mas como disse só o tempo dirá, mesmo assim já há melhorias significativas…. 😉

    Abraços..

  2. É Allan, tinha visto esses recursos a uns dias e não vejo a hora de chegar a versão 2.50.
    Mas me diz uma coisa, o tempo de render aumenta muito, ou não tem diferença?
    Abraço.

  3. cara, vidro jateado era muito chato de se fazer, e demorava um monte!

    mto legal isso, o tempo de render aumenta muito?

  4. O tempo de render aumenta sim. Pelo que pude perceber, aumenta em até 30%.

    Acho que em cenas e objetos mais complexos, o aumento pode ser até maior. Mas lembrem que a ferramenta ainda está em desenvolvimento, pode sofrer mudanças e melhorar a performance.

  5. Entendi tudo…só um problema, como que faço isso aparecer no Blender?
    Não entendo nada de phyton e essas coisa, então queria uma mãozinha…hehe

    Abraços!

  6. Oi Otávio,

    Para usar esses recursos, você precisa fazer o download do SVN do Blender. Tem um link no início do artigo, para o graphicall.org.

    Depois de fazer o download é só descompactar e usar. Mas lembre que a ferramenta pode ser instável.

    Abraços

  7. Olá Allan,

    Sim, eu já fiz o download, mas agora o que eu faço? Eu devo descompactar em alguma pasta especial não, ou pode ser em qualquer lugar?

    Abraços!

  8. Opa, acabei de desconpactar na pasta scrips/plugnis do blender e funcionou! Agora só falta testar!

    Abraços!

  9. Olá, eu trabalho com renderização em autocad, mas estou com uma dificuldade para fazer o material “Vidro jateado”.
    Alguém sabe como fazer esse material o mais real possível?

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *