Clicky

Tutoriais para Autodesk Flame, Inferno e Flint

Sempre que ministro aulas sobre edição de vídeo e composição, os meus alunso me perguntam se as grandes produções de cinema recebem os efeitos e montagem em ferramentas como o Premiere ou After Effects. A maioria das produções com recursos suficientes acaba usando para os efeitos e composição ferramentas como o Autodesk Flame.

Como ferramentas como o Flame ainda não são conhecidas do grande público, a Autodesk está lançando web sites e blogs para promover o seu uso, entre artistas e estudantes. Um desses web sites de chama My First Flame, que mostra as primeiras experiências dos usuários na ferramenta.

Agora essa não é a melhor parte do web site, nele existe um vídeo tutorial, mostrando uma introdução ao Flame e como aplicar efeitos e realizar composição. Tudo gratuito!

Então se você já teve curiosidade em saber como esse tipo de ferramenta funciona, essa pode ser a oportunidade. Já digo que a interface lembra muito a do Blender, com vários botões em texto apenas.

Autodesk Flame

Além do Flame, os tutoriais podem ser usados para as ferramentas Inferno e Flint. Vamos à lista de tópicos:

  • Criando um projeto: Esse vídeo mostra como criar um projeto no Flame.
  • A interface I: Aqui etmos uma introdução a interface da ferramenta. Se você já usou o Combustion, vai perceber que a organização dos elementos na interface lembra em muito ele.
  • A interface II: Continuação da descrição para a interface.
  • Alterando o tempo
  • Keying: Aqui temos algumas explicações sobre como é possível fazer o processo de Keying na composição. Envolvendo chroma key e outras edições.
  • Animação nas composições: Vários aspectos da composição são abordados aqui.
  • Mais opções de composição: Mais opções de composição.
  • Composição em 3D: Ferramentas e opções para fazer composição de objetos em 3D.
  • Edição múltipla de arquivos: caso você tenha vários projetos finalizados no Flame, podemos determinar que todos os projetos sejam renderizados em seqüência.
  • Mais recursos: Mais recursos da ferramenta são abordados aqui.

Essa é uma oportunidade imperdível de conhecer o Flame, então se algum dia você já teve essa curiosidade, vá logo assistir aos tutoriais. Mesmo que você use o After Effects, pode ser de grande ajuda conhecer o processo de composição no Flame. Pelo menos as técnicas podem ser aproveitadas.

Para assistir mais material sobre o Flame, visite esse endereço no My Fist Flame. Esse endereço contém uma lista com mais tutoriais gratuitos.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Henrique 15/01/2008 em 2:04 am

    Opa eu uso afte effects para fazer quase tudo hehehe …. queria testar o smoke e o flame … porem nao encontro nem trial na internet nem o completo, voce sabe me dizer aonde eu poderia ou se vc tem disponivel eles para download ?

    Obrigado desde ja

  2. Marcelo Brandão 17/12/2008 em 3:37 pm

    Olá:

    Sou Marcelo Brandão, supervisor de efeitos visuais da Recnov, e estou procurando artistas Flame/Inferno para trabalhar com dramaturgia. O principal trabalho será na continuação da novela Os Mutantes. São efeitos do gênero X-Man e Heroes mas com prazos muito apertados, por isso necessito de pessoas experientes capazes de fazer uma composição em pouco tempo. O profissional terá que morar no Rio de Janeiro… Meu e-mail é mjebrandao@gmail.com

Deixar Um Comentário