Mesmo com as dicas que publiquei há algumas semanas trás, sobre como converter arquivos DWG para o formato DXF, com compatibilidade para ferramentas de CAD como o QCAD e VariCAD, que rodam em ambientes Linux, algumas vezes precisamos abrir arquivos DWG. Para que não fosse necessário possuir uma licença do AutoCAD, a Autodesk criou o formato DWF, que precisava apenas de um visualizador. Mas isso trazia um inconveniente, era necessário instalar o software para visualização.

Mas e quem não queria ou podia instalar o software? Mesmo com o Wine no Linux, não é garantido que a ferramenta funcionasse direito.

Na era da Web 2.0, a Autodesk desenvolveu um sistema, que ainda está em fase de testes chamado de Freewheel. Com ele podemos abrir um arquivo no formato DWF ou DWG, diretamente no navegador. Melhor ainda, podemos navegar em 3D, conversar e discutir sobre o projeto com clientes ou colegas de equipe, independente da localização geográfica.

Apesar de ainda estar em desenvolvimento, à ferramenta já é bem funcional. Veja uma imagem da interface com os respectivos controles:

Autodesk FreeWheel 01

  • File: Aqui temos a maior parte das opções do sistema, podemos abrir arquivos, imprimir e compartilhar. O compartilhamento é feito por e-mail, primeiro abrimos o arquivo e depois enviamos o link para o contato, que deve visualizar o projeto.
  • Zoom/Zoom in/Zoom out: Ferramentas de zoom, comuns a quem já trabalha com
    [BP:215]AutoCAD[BP/].
  • Fit: Aqui temos uma opção para ajustar o Zoom à visualização da tela.
  • Pan: Com essa opção podemos mover o desenho.
  • Orbit: Essa opção só fica habilitada, quando estamos trabalhando com um modelo 3D.

Quando enviamos um arquivo para o sistema, o mesmo fica hospedado em um servidor da própria Autodesk, se você ou o seu escritório é meio paranóico com direitos autorais. Avalie bem a possibilidade de enviar os seus projetos.

Podemos alterar entre uma visualização 2D e 3D, caso o projeto disponibilize isso de maneira fácil. Tudo é feito com o seletor no canto superior direito.

Autodesk FreeWheel 02

Espero que o projeto funcione mesmo, assim poderemos compartilhar projetos e conversar sobre clientes. Sem a necessidade de pedir aos desenhistas que convertam os arquivos em uma infinidade de formatos, para que seja possível abrir os mesmos, em qualquer sistema operacional.