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MaPZone: Como criar texturas para jogos e animações?

Qual a ferramenta que você usa para fazer texturas? Talvez no Photoshop ou Gimp? Se você já tem intimidade com essas ferramentas, pode até ficar fácil criar as texturas. Mas como o Gimp e Photoshop não foram desenvolvidos especificamente para essa tarefa, não oferecem atalhos e opções que facilitem a criação de texturas. Existe outra opção? Na última semana descobri uma ferramenta que tem como objetivo único criar texturas, chamada de MapZone. Essa é uma ferramenta com o objetivo claro de criar texturas e mapas para jogos, mas como ele permite exportar as texturas criadas nele, em formato bitmap. Podemos usar as imagens em praticamente qualquer suíte 3D.

Esqueci de menciona o melhor aspecto sobre essa ferramenta, ela é completamente gratuita! Isso mesmo, você pode fazer o download e usar livremente.

Ficou interessado? Pois vamos conhecer um pouco mais sobre o MapZone, o arquivo de instalação tem aproximadamente 18 megas.

Assim que executamos o MapZone, ele vai abrir no modo biblioteca. Esse modo mostra as texturas armazenadas no programa. A quantidade de texturas é muito boa, como ele trabalha com texturas procedurais, geradas por cálculos matemáticos, resolução aqui não é problema.

MapZone - Texturas - Interface

Se você quiser exportar qualquer textura no formato Bitmap, escolha na parte superior da interface a opção “export as bitmaps…”.

MapZone - Texturas - Biblioteca de texturas

Mas a parte divertida é editar as texturas, para isso acione um duplo clique sobre qualquer opção na biblioteca. Isso vai abrir a textura no modo de edição.

MapZone - Texturas - Composição de texturas

Que por sinal é todo baseado em nós, de maneira semelhante ao Blender. Com isso podemos produzir texturas com praticamente, qualquer nível de complexidade.

Para criar novos nós, clique com o botão direito do mouse na área de edição dos nós. Escolha a opção desejada e faça as ligações necessárias, clique nas bordas do nó e ligue o começo e o final, para formar a estrutura da imagem.

MapZone - Texturas - Composição de texturas - Nós

Quando a textura estiver pronta, salve como um novo item da biblioteca ou então sobrescreva a textura que está aberta. Para não perder a textura original, recomendo salvar como um novo item da biblioteca. Essa é sem dúvida uma ferramenta que ajuda muito na criação de texturas, qualquer artista 3D que precise criar texturas complexas, pode se beneficiar do MaPZone.

Com um pouco de prática é possível fazer muita coisa com o MapZone, merecendo até um curso introdutório lá no ambiente de ensino a distância, devido a sua complexidade e possibilidades de criação.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Rodrigo Santiago 21/09/2007 em 10:18 am

    Me amarro nesses achados…hehehe
    Se você colocar ele no seu site de ensino, já estou lá!

  2. laion 09/05/2008 em 3:45 pm

    muito bom amigo. gostei muito

  3. Jorlean 14/08/2015 em 1:01 am

    Queria saber como fazer aquele efeito neon em roupas de personagens. So que com a luz neon exeterna. Parecido com aqueles jogos do futuro que tem efeito neon.

  4. Jorlean 14/08/2015 em 1:02 am

    Queria saber como fazer aquele efeito neon em roupas de personagens. So que com a luz neon exeterna. Parecido com aqueles jogos do futuro que tem efeito neon. Igual dos personagens que vem no udk

  5. Gabriel 19/06/2016 em 5:07 pm

    Po muito bom esse programa, estava procurando algum pra criar as minhas texturas, mas tenho uma duvida, da pra criar texturas de pele humana nele? Obrigado pra quem responder.

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