Clicky

Qual a melhor ferramenta 3D?

Essa é uma das perguntas que mais recebo por e-mail; qual a melhor ferramenta 3D? Um artigo publicado na TDT3D, tenta responder a essa questão fazendo uma comparação entre várias ferramentas 3D, inclusive o Blender! Sabem a qual resultado eles chegaram? Não existe melhor ou pior ferramenta 3D, a única maneira de escolher a ferramenta própria para o seu trabalho é usando e testando.

Qual a melhor ferramenta 3D?

Mesmo assim, o artigo é interessante para compararmos os recursos entre:

  • 3ds Max
  • Maya
  • Cinema 4D
  • Lightwave
  • Softimage XSI
  • Blender 3D

O que foi usado para o teste? Para realizar a comparação, várias pequenas tarefas foram usadas além de uma comparação direta de recursos. Veja a lista com algumas dessas tarefas:

  • Como os materiais e texturas procedurais se comportam em cenas pesadas?
  • Facilidade de uso e reaproveitamento de dados? É possível clicar e arrastar?
  • Opções de configuração para iluminação.
  • Compatibilidade com versões anteriores do software.
  • Estabilidade na manipulação de modelos 3D complexos, com uma grande quantidade de vértices.
  • Usar ambientes do Vue.
  • Importar arquivos DXF no formato CAD, com layers e separações.
  • Importar arquivos do Silo 3D e
    [BP:215]ZBrush[/BP], com altos níveis de subdivisão.

Esses são apenas alguns dos parâmetros, verifique o artigo original para conferir a lista completa.

Depois de mostrar essa lista, o autor do artigo criou uma tabela com uma comparação de recursos entre as ferramentas. Para avaliar os recursos, as ferramentas receberam notas ou comentários. Na maioria das vezes foi apenas um Low (Baixo), Poor (Pobre), Good (Bom), Very Good (Muito Bom), Robust (Robusto), Excellent (Excelente) ou Amazing (Incrível).

Na maior parte dos recursos o Blender consegue ficar em pé de igualdade com as outras ferramentas, mas ainda tem pontos a melhorar. Como na documentação, ferramentas de animação, modelagem NURBS e Interface. Mesmo assim a pesquisa colocou como tempo de aprendizagem para o Blender, o mesmo tempo que foi destinado às outras ferramentas.

Qual a conclusão? Como o próprio autor do artigo comenta no início do texto; não existe maneira de fazer uma comparação exata. O melhor a fazer é que o artista realize os testes, para verificar qual ferramenta se encaixa melhor no seu processo de produção. Esse tipo de pesquisa pode servir como ponto de partida, em que você vai encontrar algumas referências, mas a palavra final será sempre a da experiência.

Então, se você quiser conferir o artigo na íntegra, visite essa página no TDT3D.

2017-04-11T11:16:10+00:00 By |3D, Computação Gráfica(CG)|5 Comentários

Compartilhe esse artigo! Escolha a plataforma.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Dalai Felinto 24/09/2007 em 9:17 pm

    Engraçado, eu pensei que o suporte à OBJ no Blender fosse melhor.
    Isso é uma pena, pois é justamente o OBJ que eu uso para levar do Sketchup para o 3DMAX preservando as texturas, achei que dava para contar com o Blender para isso.

  2. Yorik 24/09/2007 em 9:18 pm

    Gostei muito desse artigo… o Blender comparado com software de 5000 dolares, e se defendendo muito bem!

  3. Henrique 25/09/2007 em 12:52 am

    Allan, só uma dúvida,
    você sabe o que é aquela sigla VIZ? (citada junto com a sigla VFX algumas vezes)

  4. Rodrigo Santiago 25/09/2007 em 11:28 am

    Pra mim, não há ferramenta 3D melhor que o cérebro :). O resultado final é o que importa.

  5. valdir 18/05/2008 em 5:25 pm

    Gostaria de saber como importar um modelo feito no zbrush para o 3dmax de modo q não de pau. eu faço uma escultura legar no zbrush e na hora q vou importa-la no max sempre da pau.

Deixar Um Comentário