Tutorial Photoshop Avançado: Scripts e programação

Sim, você não está lendo errado. Podemos utilizar scripts para ações repetitivas no Photoshop de maneira semelhante ao que é feito no Flash com o ActionScript. Você usa o Photoshop já faz muito tempo e nunca reparou nisso? Qual a diferença entre o uso de Scripts e as famosas Actions do Photoshop? Bem, com as actions o que nós fazemos é simplesmente ligar o botão de gravação e depois realizamos uma ação. Depois que a ação estiver finalizada, pressionamos o parar e a gravação para. Nada mais é do que uma repetição de tarefas.

Com os scripts, podemos realizar edições mais avançadas e sofisticadas. Como análises que envolvem condições.

Photoshop Avançado - Tutorial Scripts

Se você trabalha com o [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]Photoshop[/BP] e está interessado em começar a usar esses scripts, existe um web site que pode ajudar em muito a começar. Esse web site reúne uma série de scripts, além de uma apresentação que explica como usar os mesmos, chamado de Photoshop for Geeks.

No site encontramos um arquivo PDF, com o resumo de uma apresentação em slides, mostrando as vantagens do uso dos scripts. Que é basicamente o primeiro parágrafo desse artigo. Depois ele mostra as opções em scripts para o Photoshop:

  • VBScript
  • AppleScript
  • JavaScript

Apesar de suportar os três tipos, o texto recomenda adotar o uso de JavaScript para a programação. Devido a sua ampla utilização nesse tipo de linguagem, fica mais fácil aprender ou solicitar a ajuda de um programador.

Fora essa apresentação que explica como começar a criar os seus próprios scripts, o web site disponibiliza vários scripts gratuitos para download. Os scripts estão divididos em quatro categorias:

  • Scripts Básicos
  • Scripts voltados a eventos
  • Scripts adicionais
  • Scripts intermediários

Caso você queira partir para um treinamento mais avançado no Photoshop, essa pode ser uma ótima oportunidade em aprender algo diferente. Ou você acha que photoshop avançado é saber aquela seqüência mirabolante de filtros, para fazer aqueles efeitos em fotografias e imagens?

O conceito de avançado passa por saber personalizar a ferramenta, para aumentar a produtividade. Isso sim é usar uma ferramenta de maneira avançada.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Tutorial Photoshop Avançado: Scripts e programação”

  1. Oi Allan, tudo bem?

    Isso de fato é realizar um procedimento de computação. Terzidis em seu livro Algorithmic Architecture (2006) busca, entre outras coisas, esclarecer exatamente essa diferença entre “computadorização” e a computação propriamente.
    Através do uso de scripts language é possível atingir um controle maior do processo desenvolvido, são os procedimentos lógicos-matemáticos na solução de problemas.

    []s gelly

  2. Pingback: Máis ps…..10102007 « phohp
  3. preciso de um photoshop q deixe a pele das meninas perfeita. Q tire manchinhas e imperfeições e q fiq bem suavizado, como modelos! Pode me ajudar?
    Abraço

  4. Olá tudo bem!

    Preciso de um scritp que substitua um imagem por outra e salve e em jpg. Tenho 500 imagens que deverá substituir uma camada inteligente em um Mockup ou seja o arquivo inicial e o mesmo, so tenho que substituir as imagens uma a uma e salvar como jpg.

    Sera varias por um e não um por vários, como se estivesse incluído um logo em varias imagens por exemplo. Neste caso é o contrario.

    agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *