Ontem pela manhã estava pesquisando um pouco mais sobre os novos recursos do AutoCAD, quando encontrei um livro eletrônico muito bom, que explica como funcionam os chamados blocos dinâmicos. O livro está disponível para download gratuitamente, mas infelizmente está todo em inglês. Então tomei a liberdade de fazer alguns comentários sobre o conteúdo, para aqueles que quiserem fazer o download, mas que não se sentem a vontade com o texto em inglês.

AutoCAD Blocos Dinâmicos

Mas o que são os blocos dinâmicos? Esse é um recurso que foi apresentado no AutoCAD 2006, que permite editar blocos de maneira a alterar as suas dimensões. No próprio livro é usado um exemplo interessante, em que precisamos adicionar um bloco de mesa para escritório. Na verdade precisamos usar 5 mesas, com larguras diferentes e mesma profundidade.

Antes dos blocos dinâmicos, precisávamos fazer 5 blocos diferentes ou então criar as cópias e com o comando Explode, transformar os objetos em desenhos compostos por linhas, para depois realizar a edição.

Com essa nova ferramenta, podemos usar o mesmo bloco e apenas editar as suas dimensões. Além de esticar o bloco, esse tipo de edição permite alterar o conteúdo interno dos blocos, como mover uma linha dentro do bloco.

Um aspecto interessante desse tipo de edição, quando estamos editando um bloco dinâmico, a viewport do [BP:215]AutoCAD[/BP] muda para uma cor de fundo amarelada. Assim sabemos que estamos editando um bloco dinâmico. Para entrar nessa área de edição, digite o comando BEDIT. Assim a caixa de diálogo dos blocos dinâmicos aparecerá.

Além da parte de criação desse tipo de bloco o mini-livro ainda aborda a edição desse tipo de bloco. Com o uso dos comandos Align e Array. Achei muito interessante as opções de alinhamento automático do Bloco. Por exemplo, podemos determinar que o bloco deva estar alinhado com uma parede. Escolhemos a opção tangente nas opções de alinhamentos e apontamos a parede. Assim o bloco ficará alinhado.

Parece-me bem mais simples que o comando Align, que sempre confundia as pessoas que estavam aprendendo AutoCAD. A seleção daquelas linhas e pontos de referência.

Bem, se você ficou interessado o download o arquivo PDF com as instruções sobre os blocos dinâmicos pode ser realizado aqui. O download é gratuito e o arquivo PDF pode ser impresso sem nenhum tipo de restrição.