Você gostaria de participar de alguns cursos gratuitos sobre Photoshop, Design Gráfico, Web Design e artes digitais? Pois um web site chamado x-train está disponibilizando aulas em vídeo, baseadas em tutoriais de maneira gratuita, para todos que se inscreverem no sistema deles. Apesar de o material estar todo em inglês, pode ser uma ótima oportunidade para aprender alguns truques com o photoshop ou conhecer o processo de design.

X-Train

Os cursos gratuitos estão divididos nas seguintes categorias:

  • Design gráfico: Nessa categoria o curso disponível fala sobre o processo de design.
  • Artes digitais: Aqui temos dois tutoriais disponíveis, falando sobre fundamentos de desenho e como usar o Painter X. Se você tem pouca habilidade com desenho, recomendo fazer o primeiro curso, para aprender as técnicas básicas de desenho. Ótimo material para quem quer produzir esboços ou storyboards para animação.
  • Marketing online: Esse é um curso mais voltado para as pessoas que trabalham com internet. Na palestra são abordadas técnicas para otimizar web sites, para mecanismos de busca como o Google.
  • Fotografia digital: Aqui temos um curso que fala sobre algumas particularidades sobre a fotografia digital. Como a regulagem das câmeras e aspectos importantes para a fotografia. Por exemplo, a importância do ajuste de exposição nas fotografias, e como ele pode ajudar na criação de boas imagens. Depois temos outro curso que aborda como tirar fotos de siluetas.
  • Adobe CS3: Essa categoria armazena três cursos voltados exclusivamente para o photoshop. O primeiro curso aborda os recursos 3D do Photoshop CS3 Extended. Nele é abordado o processo de manipulação e ajuste de modelos 3D. Assim como a iluminação e texturas. O próximo tutorial mostra como editar arquivos de vídeo com o Photoshop, abordando o processo de edição e corte de frames em um vídeo. Para finalizar, o último tutorial aborda a criação de imagens em preto e branco. Existem várias maneiras de fazer isso, sendo que o tutorial aborda várias maneiras de realizar a tarefa.

Se você ficou interessado em participar de algum dos cursos/tutoriais, visite o x-train e se inscreva para ter acesso. Mas são apenas alguns dos tutoriais disponíveis lá que são gratuitos! Para acessar os outros cursos é necessário fazer uma assinatura de 29 dólares.

Mesmo que você não assine os outros cursos, o material sobre o Photoshop CS3 extended já vale a visita!