Parece que a Autodesk está querendo ajudar os usuários do AutoCAD e produtos relacionados e encontrar conteúdo para os seus projetos como Blocos, Hachurias e quem sabe até rotinas em AutoLISP. Eles lançaram um sistema, que ainda está em estágio Alpha, mas que já mostra que pode ser muito útil. Esse sistema se chama Content Search e está hospedado no laboratório virtual da Autodesk.

Como funciona? Quando acessamos a página do sistema, podemos escolher na barra lateral que tipo de conteúdo será pesquisado. Por exemplo, podemos limitar a pesquisa apenas a arquivos DWG que sejam destinados ao AutoCAD Architecture 2008 ou Revit Architecture 2008. Se você sabe o fabricante do objeto que será pesquisado, também é possível selecionar essa opção no filtro. Mesmo que você não saiba o nome, existe uma lista pronta no sistema para escolher o fabricante.

Autodesk Content Search Interface

Depois digitamos a palavra chave que será pesquisada no sistema. Como o material está armazenado em inglês, será necessário usar palavras em inglês apenas. Digitar “cadeira” fará o sistema pesquisar por algo que não existe lá. Mas se digitarmos a palavra “chair”ou “table” retornará mais resultados.

Autodesk Content Search Resultados Pesquisa

Assim que os resultados aparecerem, será necessário escolher um dos itens listados na pesquisa. Esses itens podem mostrar resultados de empresas associadas à Autodesk, e arquivos que fazem parte da biblioteca oficial das ferramentas.

Veja esse caso, pesquisei por cadeiras e um dos resultados foi esse bloco com cadeiras para teatros e cinemas. Depois que seleciono o Bloco, outra página é aberta com as informações e opções de download para o bloco.

Autodesk Content Search - Detalhes de bloco

Esse no caso tem opções para fazer o download nos formatos DWG, DXF e PDF. Escolha o melhor formato para o seu projeto e faça o download.

Lembre que se você for usar o sistema, ele ainda está em estágio Alpha, então pode funcionar de maneira instável. Até retornar resultados diferentes para a mesma pesquisa. Nos meus testes isso não chegou a acontecer, mas vai saber.

Para acessar o sistema, visite esse endereço no Autodesk Labs. Lembre que a maioria dos arquivos armazenados lá está salvos em versões mais recentes do AutoCAD. Então os blocos em DWG e DXF podem estar no formato do AutoCAD 2007 ou 2008. Para usar em outras plataformas pode ser necessário fazer converter os arquivos para versões mais antigas.