Clicky

Revista BlenderArt 12: Tutoriais sobre texturas com Blender

Ontem foi disponibilizada para download a edição de número 12 da revista BlenderArt, que é dedicada exclusivamente ao Blender. Para as pessoas que não conhecem, essa é uma publicação periódica, disponibilizada gratuitamente para download e produzida pela comunidade de usuários e artistas que usam Blender. O tema dessa nova edição são as texturas e suas aplicações na criação de cenas e animações.

Revista BlenderArt 12

Como o material está em inglês, farei uma pequena descrição do conteúdo da revista para servir de guia. No total são 45 páginas, um pouco a menos que a última edição, mas mesmo assim é material de alta qualidade!

  • Materiais plásticos com múltiplas camadas: Esse é o primeiro tutorial da revista que aborda a criação de um material semelhante a um plástico, usando múltiplas camadas de materiais e texturas no editor. Além dos canais de materiais o editor de nós também é usado para compor o material. No final do tutorial uma breve explicação sobre como fazer a iluminação do material.
  • Uso de mapas para alterar as normais do objeto: Aqui temos um artigo que aborda o uso de mapas para alterar as normais do objeto. Caso você não lembre, esses mapas são semelhantes aos chamados Bump Maps. Isso mesmo, aquelas texturas que usamos para alterar o revelo dos objetos.
  • Criando fogo realista com Blender: Esse é um dos melhores tutoriais da revista! Ele explica como elaborar uma textura para simular fogo com Blender. Olhe que o resultado do tutorial é impressionante!
  • Tutorial sobre a integração do Blender com o Kerkythea: Esse artigo foge um pouco do assunto da revista, mas mesmo assim é muito bom. Ele mostra como fazer uma cena no Blender e renderizar no Kerkythea.
  • Removendo detalhes de texturas (Seams): Quando usamos texturas do tipo UV, precisamos fazer alguns cortes no modelo. Às vezes a textura pode apresentar alguns defeitos, no local em que criamos o corte. Esse tutorial mostra como evitar esse tipo de problema.
  • Making of Roof top: Aqui temos um artigo que mostra como fazer a textura para um telhado com telhas de barro. Para quem produz
    [BP:215]maquetes eletrônicas[/BP] é muito interessante.
  • Criando texturas para pele: Esse artigo mostra como fazer texturas para simular a pele humana.
  • Criação da cena Tangrams of Light: Esse artigo mostra como foi elaborada a cena chamada Tangrams of Light. São abordados os aspectos relacionados à textura e iluminação.

Quer fazer o download? Pois então acesse o web site oficial da revista BlenderArt. São aproximadamente 6 MB.

O assunto da próxima edição também já foi divulgado, ela será sobre fantasia. Isso mesmo, temas como dragões, fadas duendes e outros. Você tem um tutorial ou artigo falando sobre isso? Em pouco tempo a chamada para os artigos começará.

2017-04-11T11:16:08+00:00 By |Blender 3D, Livros|8 Comentários

Compartilhe esse artigo! Escolha a plataforma.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 Comentários

  1. Carla 03/10/2007 em 8:29 am

    Olá tudo bem?

    Acho impressionante tudo que se pode fazer com o Blender. Que bom saber que existem revistas assim pois estou começando agora. Na verdade sou graduanda de Ciência da Computação e estou escolhendo o tema do meu TD. Sempre tive interesse em CG mas tenho pouco conhecimento sobre o assunto. Ainda estou investigando. Olha só quantas categorias e quantos posts interessantes. CG é mesmo um leque de opções, o que me deixa meio perdida na hora de escolher algo específico. Seu blog certamente é uma mina de ouro. Parabéns pelo seu trabalho pois tudo aqui é admirável e realmente está me ajudando.

    Até mais.

  2. Allan Brito 04/10/2007 em 9:55 am

    Olá Carla,

    Fico feliz que você esteja gostando!

    Abraços.

  3. […] Fonte: Allan Brito […]

  4. Revista BlenderArt 12 « FeNiX 3d 08/10/2007 em 1:46 pm

    […] Fonte: Allan Brito […]

  5. Jaque 08/10/2007 em 4:24 pm

    Oi Allan
    ja passei aqui antes no seu blog, onde conheci o blender … baixei essa revista, achei o máximo, não sei trabalhar com ele ainda, espero que seja questão de tempo!
    Bom, queria aproveitar pra te ‘explorar’ (no sentido construtivo). Como estou interessada em maquetes eletrônicas (por causa do meu trabalho final da faculdade) queria saber qual é a ferramenta mais versátil que vc indicaria (entre tantas q vc cita) para projetos arquitetônicos?? atualmente uso o AutoCad para o projeto em 2D e o SketshUp para o 3D, mas gosto mto da qualidade da imagem nesse ultimo.
    obrigada pela sua atenção! desculpa o texto gigante?! =]
    [ ]’s

  6. Design Sem Legenda 19/05/2009 em 1:14 pm

    A interface do programa ainda tem muito o que melhorar, mas o programa segue um caminho muito bom!
    Ah, o o conteúdo da revista é excelente!
    Um abraço

  7. Frederico de França 17/06/2009 em 9:59 am

    eu gostaria que vc pudesse me ajudar..
    tenho q fazer uma animação no blender…
    queria fazer um avião se chocar com um predio e os dois
    explodissem, até então td bem…mais naum sei fazer uma
    explosão real..com fogo…naum acho tutoriais bons,os unicos que acho naum são compativeis com a minha versão do blender. se pider me ajudar fico muito grato. aprendi com seus videos noo youtube , são otimos seus videos.
    abrass

  8. Hugo Leonardo Muniz Bezerra 23/07/2009 em 9:06 am

    Olá Alan, primeiro parabéns e obg pelo seu blog que me encentivou a estudar blender. Acabei de comprar o seu livro e estou adorando estudar com ele. Vi numa reportagem sua que vc pretende escrever outro em breve. Espero ansioso pelo próximo livro. E tem algo que me deixou mais feliz ainda. Foi saber que vc é de Recife. Eu moro numa cidade próxima. No Cabo de Santo Agostinho. Gostaria de saber se vc esta ministrando algum curso aqui em Recife? Grato mais uma vez pela dedicação à nós Blenderianos. Fica com Deus e muito sucesso para ti.

Deixar Um Comentário