Ontem foi disponibilizada para download a edição de número 12 da revista BlenderArt, que é dedicada exclusivamente ao Blender. Para as pessoas que não conhecem, essa é uma publicação periódica, disponibilizada gratuitamente para download e produzida pela comunidade de usuários e artistas que usam Blender. O tema dessa nova edição são as texturas e suas aplicações na criação de cenas e animações.

Revista BlenderArt 12

Como o material está em inglês, farei uma pequena descrição do conteúdo da revista para servir de guia. No total são 45 páginas, um pouco a menos que a última edição, mas mesmo assim é material de alta qualidade!

  • Materiais plásticos com múltiplas camadas: Esse é o primeiro tutorial da revista que aborda a criação de um material semelhante a um plástico, usando múltiplas camadas de materiais e texturas no editor. Além dos canais de materiais o editor de nós também é usado para compor o material. No final do tutorial uma breve explicação sobre como fazer a iluminação do material.
  • Uso de mapas para alterar as normais do objeto: Aqui temos um artigo que aborda o uso de mapas para alterar as normais do objeto. Caso você não lembre, esses mapas são semelhantes aos chamados Bump Maps. Isso mesmo, aquelas texturas que usamos para alterar o revelo dos objetos.
  • Criando fogo realista com Blender: Esse é um dos melhores tutoriais da revista! Ele explica como elaborar uma textura para simular fogo com Blender. Olhe que o resultado do tutorial é impressionante!
  • Tutorial sobre a integração do Blender com o Kerkythea: Esse artigo foge um pouco do assunto da revista, mas mesmo assim é muito bom. Ele mostra como fazer uma cena no Blender e renderizar no Kerkythea.
  • Removendo detalhes de texturas (Seams): Quando usamos texturas do tipo UV, precisamos fazer alguns cortes no modelo. Às vezes a textura pode apresentar alguns defeitos, no local em que criamos o corte. Esse tutorial mostra como evitar esse tipo de problema.
  • Making of Roof top: Aqui temos um artigo que mostra como fazer a textura para um telhado com telhas de barro. Para quem produz
    [BP:215]maquetes eletrônicas[/BP] é muito interessante.
  • Criando texturas para pele: Esse artigo mostra como fazer texturas para simular a pele humana.
  • Criação da cena Tangrams of Light: Esse artigo mostra como foi elaborada a cena chamada Tangrams of Light. São abordados os aspectos relacionados à textura e iluminação.

Quer fazer o download? Pois então acesse o web site oficial da revista BlenderArt. São aproximadamente 6 MB.

O assunto da próxima edição também já foi divulgado, ela será sobre fantasia. Isso mesmo, temas como dragões, fadas duendes e outros. Você tem um tutorial ou artigo falando sobre isso? Em pouco tempo a chamada para os artigos começará.