Como você cria as suas texturas do tipo Bump? Essas são aquelas texturas que podem ser usadas para criar pequenos deslocamentos nas normais das superfícies. Por exemplo, quando criamos um piso composto por peças de cerâmica. Geralmente não modelamos cada uma das peças. Podemos aplicar ume textura com um mapa do tipo Bump, em tons de cinza para que o próprio render da ferramenta 3D realize o deslocamento. Passando a impressão que existe geometria 3d lá.

Existem várias maneiras de construir esse tipo de mapa, como pegar a imagem da textura e editar no Gimp ou Photoshop. Na última semana encontrei uma ótima ferramenta, especializada em produzir texturas para displacement ou para alterar as normais. Essa ferramenta se chama CrazyBump.

CrazyBump - Texturas do tipo Bump

Veja a imagem acima, que mostra como a ferramenta pode transformar a fotografia da esquerda em um mapa próprio para fazer displacement. Fica fácil de usar a imagem, já que ela está toda em escala de cinza. Mas não é qualquer escala de cinza, repare que a imagem está com algumas áreas fora de foco. Isso é proposital, para tentar criar um relevo que seja próximo ao da fotografia original.

Esse vídeo mostra a ferramenta em ação:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ohchkP-9oxo

CrazyBump

Pelo vídeo é possível perceber o quanto é fácil usar o CrazyBump, o mais impressionante é a possibilidade de fazer pré-visualização em tempo real para as texturas. Inclusive em um objeto 3D.

Os controles permitem fazer vários testes para alterar a intensidade dos mapas em tempo real.

Antes de usar o CrazyBump é interessante atualizar os seus drivers de vídeo, segundo o web site oficial, podem aparecer alguns problemas caso o seu driver não esteja atualizado. Para facilitar o processo de atualização, na página inicial existe um link para download de vários drivers atualizados.

Gostou do CrazyBump? Para fazer o download, visite o seu web site oficial. Por enquanto a ferramenta só está disponível para a plataforma Windows.

Caso você use o [BP:215]Gimp[/BP], existe um script interessante para realizar essa tarefa também. Para fazer o download dele, visite a página do Normalmap.